Para carregar no bolso: conheça o tablet dobrável do futuro

Por , em 6.02.2012

Como carregar telas touchscreen maiores do que o comum em seu bolso ou locais pequenos? Dobre-as. Telas dobráveis, como a de tablets, são a maneira mais conveniente de tornar grandes telas em objetos portáteis. Em 2008, elas quase chegaram ao mercado pela PolymerVision’s Readius.

O pesquisador Juergen Steimle recentemente deixou a Universidade de Tecnologia de Darmstadt para se juntar ao grupo de interfaces MIT’s Media Lab. Ele desenvolveu várias maneiras de usar as telas dobráveis para criar algumas formas completamente novas de interação.

Steimle criou uma tela com projeção a partir de seis câmeras de infravermelho e dois projetores digitais de alta definição para monitorar os movimentos e projeção em um tablet enquanto o usuário o segura.

Com diferentes designs, Steimle criou uma série de tablets diferentes, com diversos conjuntos de molas e dobradiças reversíveis que podem ser dobrados como um livro ou panfleto. Enquanto você dobra o tablet, muda o modo de exibição, possibilitando novas interações.

Steimle também usa a parte de trás do tablet. Feche o tablet, como um livro, e será exibida a capa, com opções para selecionar o conteúdo dentro do livro. E como as câmeras são capazes de detectar o ângulo de rotação das dobradiças, é possível até mesmo que elas ajustem coisas como o contraste da tela ou o volume. [NewScientist]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

4 comentários

  • Douglas Ribeiro:

    Não gostei de forma alguma, é só um projetor em um plástico branco… Fala sério!

  • eduardo:

    Imagino que, num futuro não muito distante, os tablets, smartfones/celulares e notebooks serão a mesma coisa. E serão carregados até mesmo naquele bolso da camisa.
    Com tantas descobertas acontecendo, não seria surpresa se cientistas inventassem um metameterial mórfico(?) capaz de aumentar ou se transformar em uma tela de 10pl, e depois de encolher ao tamanho de um cartão de crédito para caber no bolso, ou na carteira. Ao melhor estilo transformers.
    E ainda, este aparelho poderia ser uma espécie de assistente pessoal, tal qual um pequeno robô.

  • Romário Huebra:

    Tablets são muito grandes para serem carregados no bolso, até qe enfim eles estão tentando solucionar esse problema.

  • Fabríciop:

    Muito interessante.

Deixe seu comentário!