Parar de fumar é contagioso

Por , em 26.05.2008

Fumar sempre foi um hábito social, mas os pesquisadores agora pensam que parar de fumar pode ser uma atividade social também.

» 5 Passos para parar de fumar definitivamente

Não é surpresa que as chances de você fumar são maiores se seus amigos também o fazem. Mas agora Nicholas Christakis da Escola de Medicina de Harvard e James Fowler da Universidade da California em San Diego, ambas as instituições situadas nos EUA, dizem que parar de fumar também é contagioso. Mesmo pessoas que não se conhecem, mas estão conectadas de alguma forma distante, tendem a parar de fumar ao mesmo tempo. “As pessoas tendem a parar de fumar em rebanhos e este evento coordenado é literalmente como um bando de pássaros mudando de direção”, disse Nicholas. “Portanto fumar não é um comportamento individual, mas sim um processo coletivo.” Obesidade é contagiosa

Veja como funciona:

Nicholas e James seguiram a rede social de cinco mil indivíduos que estiveram envolvidos em um estudo maior pelo período de 32 anos. Os autores trabalharam cuidadosamente as relações entre os voluntários, muitos dos quais tinham ligação de parentesco, social ou profissional. Em seguida eles sobrepuseram nesta rede o número de cigarros que cada pessoa fumava por dia. Continua…

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

2 comentários

  • Victória.:

    A moda do cigarro começou de forma social, e o parar de usa-lo também, faz sentido.

  • Crianças fumantes passivas têm maior risco de infecção | HypeScience:

    […] Parar de fumar é contagioso […]

Deixe seu comentário!