Fabricantes de cigarro usam mentol para viciar crianças

Por , em 16.07.2008

Fabricantes de cigarros manipulam a quantidade de mentol nos cigarros para fazer com que as primeiras tragadas sejam mais agradáveis para os jovens fumantes, mostrou um estudo feito nos EUA nesta quarta-feira, em uma descoberta que pode dar apoio para uma maior regulamentação do tabaco.

“O mentol estimula os receptores de frescor nos pulmões e faringe”, disse o Dr. Gregory Connolly da Universidade de Harvard, nos EUA, cujo estudo foi publicado na revista científica American Journal of Public Health. “Torna o fumar mais fácil.”

» 5 Passos para parar de fumar definitivamente

O fumo é a maior causa de morte que se pode prevenir em diversos países. Apenas nos EUA o fumo mata mais de 400 mil pessoas por ano.

Cigarros mentolados tem ficado cada vez mais populares entre os adolescentes e o uso mais alto é entre os novos fumantes jovens.

Gregory e seus colegas estudaram pesquisas internas das empresas sobre o uso do mentol, que foram tornadas públicas devido a um acordo judicial. Eles também conduziram testes laboratoriais independentes e revisaram estudos na população sobre as tendências do fumo.

Eles descobriram que os fabricantes ajustam os níveis de mentol para fazer que os cigarros sejam mais atraentes para os fumantes jovens.

COMEÇANDO DE LEVE

Gregory disse que as companhias criam cigarros levemente mentolados para fumantes jovens, e os mais fortes para fumantes estabelecidos. “O mentol ajuda a fazer a nicotina descer”, disse Gregory para a Reuters, mas ele adicionou que muito mentol é difícil para que os novos fumantes tolerem.

Dentre as marcas testadas, os pesquisadores descobriram que — dentre aqueles com a maior fatia do mercado entre jovens adultos — o Marlboro Milds, da Philip Morris dos EUA era um dos que tinha um dos menores níveis de mentol.

Ele disse que ficou claro que os fabricantes de cigarros “estão usando um ingrediente para tornar o vício em nicotina mais fácil”.

A cada dia 4.000 crianças com menos de 18 anos fumam o seu primeiro cigarro por dia, nos EUA. E quase 1.100 deles se tornarão fumantes regulares. [Reuters]

2 comentários

Deixe seu comentário!