Pela primeira vez, o seqüenciamento de DNA salva uma vida

Por , em 11.01.2011

Os adeptos da medicina genética acreditam que o seqüenciamento de DNA é a grande esperança da medicina futura. Cada pessoa doente teria seu DNA seqüenciado. E agora, pela primeira vez, uma criança foi salva com o método.

Nicholas Volker, de seis anos, sofria com uma doença que não conseguia ser diagnosticada, que fazia com que seu intestino ficasse inflamado, fazendo com que ele precisasse passar por várias cirurgias. Os médicos não conseguiam descobrir a causa do problema e tudo parecia perdido. Então eles resolveram seqüenciar o DNA do menino, em busca de uma mutação que pudesse apontar para um tratamento.

E eles realmente encontraram essa mutação. Depois disso um transplante de medula óssea de células coletadas do cordão umbilical fizeram com que Nicholas superasse a doença (até agora nenhum efeito colateral ou recaída aconteceu).

Isso prova que o seqüenciamento de DNA pode ser usado como método de diagnóstico e não apenas como ferramenta de pesquisa. Depois desse resultado, provavelmente o sequenciamento não será mais usado como último recurso no tratamento e sim para tentar descobrir as possíveis raízes de doenças.

Os custos no entanto, ainda são proibitivos. Um sequenciamento custa dezenas de milhares de dólares, mas especialistas acreditam que com a popularização do método a tendência é que o preço dele baixe consideravelmente.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

6 comentários

  • A.:

    O.O
    Mas… mas era só mil dólares!
    Como assim… dezenas de milhares de dólares?

    “Sequencie o seu DNA por apenas mil dólares”
    https://hypescience.com/sequencie-o-seu-dna-por-apenas-mil-dolares/

    • A.:

      Ah, é que EXATAMENTE 1 ano se passou entre os dois artigos. Este é de 11/01/2011 e o outro, 11/01/2012. Coincidência assombrosa…

  • Rodrigo Paim:

    Se ainda dependêssemos da religião …..

  • luciana:

    Mais interessante é o paciente receptor de outra medula, que ficará com 2 DNA diferentes.

  • eduardo:

    E saiu uma matéria aki mesmo no Hypescience sobre as previsões científicas para 2011… e a genética estava incluída nessa lista… kkkkkk….. muito bom isso….
    Eu espero q o custo do sequenciamento baixe mesmo….

  • JOABE:

    agora com as celulas troncos os ser humanos ficaram que nem maquinas programadas e sequenciadas pelos cientistas, sem fala na biotecnologia ou melhor ja falando

Deixe seu comentário!