Pesquisadores criam o primeiro ovário artificial

Por , em 19.09.2010

Pesquisadores da Universidade Brown já tinham desenvolvido ovários crescidos em laboratório para amadurecer óvulos humanos. Agora, eles desenvolveram o primeiro ovário artificial humano, que poderia levar a tratamentos de infertilidade para pacientes com câncer e a avanços na pesquisa de fertilidade.

O estudo representou o primeiro sucesso na utilização de princípios de engenharia de tecido 3-D na maturação de óvulos em laboratório.

Esse tipo de pesquisa tem o potencial para preservar a fertilidade de mulheres prestes a se submeterem a tratamentos de câncer, através do congelamento de óvulos imaturos e permitindo-lhes que amadureçam fora da pessoa no ovário artificial.

Segundo os pesquisadores, um ovário é composto por três tipos principais de células. Para imitar esse ovário real, foi a primeira vez que foi criada uma estrutura de tecido 3-D com a linhagem tripla.

O ovário artificial foi feito através da formação de favos de células da teca, que é um desses três principais tipos de células do ovário, doados de pacientes entre as idades de 25 e 46 anos.

Quando as células da teca cresceram em forma de favo de mel, células somáticas humanas e aglomerados de células doadas da granulosa foram colocadas nos buracos da “colméia”. Dentro de dias, as células da teca englobaram a granulosa, agindo como um ovário real.

O ovário se torna funcional colocando os três tipos de células juntas em um arranjo 3-D, que é exatamente o que os pesquisadores foram capazes de fazer com os “pratos de Petri 3-D” feitos de um gel de agarose moldável. Estes pratos são feitos especificamente para ajudar as células a se reunirem em certas formas.

Após muita experimentação, os pesquisadores descobriram que o ovário artificial foi capaz de nutrir e maturar ovos desde a fase de folículo antral precoce até a plena maturidade.

Os pesquisadores afirmaram que além dos benefícios já falados, ter um ovário artificial pode ajudá-los a entender como os ovários trabalham e a investigar que tipos de problemas poderiam conduzir à má saúde do ovário e a problemas de maturação dos óvulos. [DailyTech]

• Claudio Nunes Rocha Junior:

na veterinaria ja cutivamos foliculos há anos sem precisar fazer nenhum ovario artificial apenas são colocados em meios de cultivos em estufa de co2 porque a manipulação em animais é muito mais facil

• // hey, hey! //:

ae adenilsom, vc viajou bonito!

• Amelia:

Muleheres burras não sabem argumentar.

• Amelia:

Pra que ter filhos se isso não me beneficia em nada?

O texto afirma, no final, que o ovário artificial vai ajudar a entender como funcionam os ovários para dectar possíveis problemas com eles.

• Aghata:

Esse país esta cheio de conservadores que idiotas.

• adenilsom:

so espero que essa tecnologia não degrade o dna da humanidade tal como os asgad da serie sg1 star gate que abusaram da tecnologia e se tornam estereis e se extinguiram ou mesmo que esta tecnologia não cai nas mãos dos militares ja imaginou em apenas nove meses ou menos ja ter um adulto ou adulta formada e depois e so mandar pro treinamento de um ano e depois mandar soldados para a guerra como no filme star wars a guerra dos clones.

• Rafa:

Com tanta coisa importante pra resolver no mundo,os cientistas querem aumentar o numero de seres humanos no planeta.
    Tsc,muito triste essas pessoas.Não pensam no impacto que isso vai causar.
    Estão iniciando sua própria ruína.
    Enfim,que vão para o inferno(Y).

• Amanda:

Cara é um ato totalmente egoísta do ser humano ainda querer ter filhos com tanto ser humano no mundo.
    Porque não temos mais a necessidade de procriar em larga escala.
    Pensem bem,esse órgão artificial pode dar o amadurecimento sexual mais tarde.
    Ou seja,menininhas não podem engravidar.Isso é realmente bom não acham?
    Ou até mesmo mulheres que não querem engravidar por motivo nenhum.
    Ou vocês estão felizes com os indesejados do mundo?

Nossa…O que esperar dessa tecnologia?

Uma mulher recebe os amigos em casa para lhes dizer que está grávida.Daí,ela abre uma camara no seu quarto e nela há um pequeno feto se desenvolvendo em um útero artificial para orgulho dos pais estéreis e dos presentes.

Sinistro.