Faça este simples teste para saber se você vai viver mais

Por , em 18.12.2012

Leitor, faça um pequeno teste: sente-se no chão (pode cruzar as pernas, se quiser) e, sem pressa, levante-se. Segundo estudo divulgado recentemente, se você conseguir fazer isso sem se apoiar com os braços, as mãos (no chão ou sobre um joelho) ou com a lateral das pernas, anime-se, pois há grandes chances de que você terá uma boa expectativa de vida.

Ao longo de 6 anos e 4 meses, uma equipe de pesquisadores brasileiros (e um dos Estados Unidos) acompanhou 2.002 adultos (sendo 1.361 homens) com idades de 51 a 80 anos que passaram pelo teste descrito no primeiro parágrafo:

Durante o período, 159 participantes morreram e, destes, apenas 2 haviam se saído bem no teste – com pontuação de 8 a 10 (máxima). Os demais haviam obtido pontuações baixas (de 0 a 3), o que seria um indício de baixa flexibilidade corporal – entre eles, o risco de mortalidade era 5,4 vezes maior do que em relação aos outros.

“Se uma pessoa de meia-idade ou mais velha consegue se sentar e se levantar do chão usando apenas uma mão – ou, melhor ainda, sem a ajuda de uma mão –, ela não apenas está entre aqueles com melhor saúde de seus músculos esqueléticos, mas também tem um prognóstico de sobrevivência provavelmente maior do que aqueles que não conseguem”, aponta o pesquisador Claudio Gil Soares de Araújo, da clínica CLINIMEX.[The Telegraph] [European Journal of Preventive Cardiology] [CLINIMEX]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

5 comentários

Deixe seu comentário!