Macarrão instantâneo faz mal?

Por , em 17.08.2014

Macarrão instantâneo, mais conhecido como miojo, é aquele tipo de refeição que parece tudo de bom: é conveniente, barato e, convenhamos, gostoso! Mas quão saudável é?

Bom, é aí que mora o problema.

O miojo, base alimentar de solteiros e estudantes, pode aumentar o risco de alterações metabólicas ligadas à doenças cardíacas e acidente vascular cerebral nas pessoas. É o que mostra um novo estudo sobre o assunto.

Miojo é bom, mas não faz bem

Para chegar a essa conclusão, Hyun Shin, doutorando na Universidade de Harvard (Estados Unidos) e seus colegas analisaram a saúde e a dieta de cerca de 11.000 adultos na Coreia do Sul entre as idades de 19 e 64 anos. O estudo foi realizado lá porque é uma área conhecida por ter o maior consumo de miojo do mundo – as pessoas chegaram a consumir até 3,4 bilhões de pacotes de macarrão instantâneo em 2010 no país.

Os participantes relataram o que comeram diariamente, e os pesquisadores categorizaram a dieta de cada participante com critérios como “centrada em alimentos saudáveis” ou “centrada em alimentos fast food”, bem como o número de vezes por semana que eles comeram miojo.

Depois de acompanhá-los por um determinado período de tempo, os pesquisadores constataram que as mulheres que comiam mais miojo eram mais propensas a ter “síndrome metabólica”.

Pessoas com síndrome metabólica podem ter pressão arterial alta ou níveis elevados de açúcar no sangue e enfrentam um risco maior de ter doença cardíaca, derrame e diabetes. Nada bom, não é?

Quanto aos homens, Shin e seus colegas descobriram que as diferenças biológicas entre os sexos, como o efeito de hormônios sexuais e do metabolismo, pode explicar a falta de uma aparente associação entre comer macarrão instantâneo e desenvolvimento de síndrome metabólica neles.

Ou seja…

Apesar de miojo ser um alimento prático e delicioso, ele vem com um brinde que é melhor a gente recusar. De acordo com Shin, o alimento contém altos teores de gorduras saturadas e carga glicêmica, e todos esses fatores podem contribuir para problemas de saúde.

Isso não significa que cada pessoa vai reagir da mesma forma e obrigatoriamente vai desenvolver problemas de saúde ao consumir miojo. Mas temos que ter em mente que não se trata de um alimento saudável. É na verdade um alimento processado que, preferencialmente, não deve ser a base alimentar de ninguém.

Alimentos processados geralmente contêm grandes quantidades de açúcar e de sal, principalmente porque eles são projetados para ter uma vida útil longa.

Ainda quer comer miojo?

Tudo bem, não precisa largar mão do miojo para sempre. Mas tome alguns cuidados, como:

  1. Não coma todos os dias;
  2. Incremente a receita. Uma boa ideia é misturar legumes frescos ou outros alimentos saudáveis e não processados. Fica até com um toque gourmet;
  3. Lembre-se do macarrão tradicional. Não é tão mais difícil assim de preparar, não é? Se você caprichar, pode ficar até muito mais gostoso. [LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 5,00 de 5)

16 comentários

  • Prfssr Trucado:

    Como miojo 3 a 4 vezes por semana.
    Mas sem usar aqueles venenos que vem no pacotinho chamado de tempero!!

  • Paulo Bob:

    Se faz mal para a saúde, porque é vendido? me diga quantas pessoas já morreram, porque comeram macarrão instantâneo?

    • Cesar Grossmann:

      Ninguém até agora mostrou que fazia mal. Agora já se sabe que faz mal. Quanto ao número de vítimas do macarrão instantâneo, você pode garantir que não tem nenhuma?

  • Lucas Ian Ribeiro:

    alguemcome miojo com feijao ai ??

  • Marcia Sheic:

    Eu gosto desse macarrão miojo, sem água… aí junto verduras, banana, ovos cozidos ou uma linguiça…

  • Mikael Nunfora:

    Miojo cremoso de picanha com acréscimo de pimenta, molho inglês e queijo ralado hummmm! Me salva nos dias em que to sem grana ou com preguiça!

  • Inge Niefer:

    eu sempre retempero e incremento com legumes, cebolinha, salsicha de vez em quando, queijinho….. mas não como todo dia, acho que não faz mal

  • Antonio Carlos De Almeida:

    Bom dia:
    Já não gostava muito e, sabendo que o macarrão instantâneo Miojo não é saudável, o menor interesse por este produto foi embora!
    Antonio Carlos de Almeida

  • Victor Peixoto Radi:

    Cesar neste ponto concordo com vc. Tá temos que tomar cuidados, mas sem nos privarmos 100% do que nos da prazer pois estamos aqui de passagem e vamos morrer de todo jeito.

  • Cesar Grossmann:

    Macarrão instantâneo com molho para macarrão pronto, o que pode haver de errado nisso? Dá até para enriquecer com uma ou duas salsichas picadas.

    • Marcelo Ribeiro:

      Ou uma colher de requeijão e presunto picadinho e como sobremesa sorvete de AVC com calda de doença cardíaca. Hummmmmmm. 😀

    • Claudia Garcia:

      Pra mim, não há nada melhor que por ovo no miojo (poché), ou se for aqueles sabor “macarronada”, um queijo ralado e orégano ficam divinos.

    • Eunice Dos Santos:

      Cesar, vc está brincando não é? Além do mais, ninguém come miojo para sempre, pois com o tempo ele vira “kinojo”. Já experimentou ele cru?

    • Cesar Grossmann:

      Quem é que quer viver para sempre?

    • Roberto Junio:

      Miojo com ovo poché, seleta, maionese (coloca a maionese depois de tirar o caldo), e joga tudo em cima de uma bacia com alfaces sendo a forma e uns brócolis minuciosamente picados cozidos na manteiga. Pimenta a gosto. Isso é uma refeição, mais que cozinha HardCore, nivel de Larica Total!

    • Cesar Grossmann:

      Será que faz mal se o macarrão instantâneo for uma das refeições do dia? Por exemplo, no meio-dia, macarrão instantâneo por que é rápido de preparar, incrementado com um molho e talvez alguma verdura ou carne, para não ficar só no sal com carboidrato, e de noite uma refeição mais equilibrada, com direito a salada, mais proteína, etc?

    • Thiago Alcalde:

      O macarrão instantâneo mesmo sendo fazendo parte de uma única refeição ao dia, e mesmo sendo “incrementado”, continuará causando danos pela sua simples composição, com cerca de 16g de gordura numa única porção junto de 50g de carboidratos, mais os 1,7 gramas de sal qual o recomendado diariamente é 2g! Isso pegando uns dos mais “lights” esses miojos são tão ou mais perniciosos que o bigmac que contém mais gordura, mas contém o triplo de proteína, metade do sódio e o mesmo tanto de…

Deixe seu comentário!