Pessoas tristes podem ter vantagem de memória

Por , em 28.08.2011

Pessoas tristes reconhecem e memorizam rostos melhor do que as pessoas felizes. A conclusão, baseada em experimentos que envolveram estudantes universitários, pode ajudar a melhorar os tratamentos para depressão e render avanços para a compreensão de como o humor pode afetar o cérebro.

A descoberta foi surpreendente justamente porque outros estudos indicam que a infelicidade pode ser prejudicial para diversas tarefas mentais, como o pensamento abstrato e para lembrar-se de palavras. O humor triste é geralmente associado com pior desempenho em tarefas cognitivas.

Para entender mais sobre como a tristeza pode afetar o pensamento, cientistas testaram estudantes com experimentos que envolviam o reconhecimento de rostos. Os voluntários eram colocados em ambientes considerados felizes, tristes e neutros, tendo que ouvir músicas que trazem esses sentimentos. Os participantes também foram orientados a se lembrarem dos momentos mais felizes ou mais tristes de suas vidas, ou do caminho de casa para a universidade, no caso do humor neutro.

Foram mostradas 32 imagens de faces diferentes com expressões neutras para os estudantes. Em seguida, eles receberam um questionário como forma distração, e então foi mostrada uma sequência de 64 rostos e pedido que os participantes identificassem aqueles que eles viram pela primeira vez. Os voluntários preparados para se sentir tristes foram bem mais precisos nas respostas.

Em um experimento similar, 60 universitários viram uma série de rostos felizes, tristes ou com expressões neutras. Os voluntários tristes, mais uma vez, foram os mais precisos, independentemente das expressões dos rostos que viam. Curiosamente, os voluntários com bom humor ou neutros foram mais precisos no reconhecimento de rostos felizes do que tristes.

Isso porque as pessoas preferem olhar para rostos felizes, afinal, um rosto sorridente é sempre mais atraente do que um triste. A tendência é de que prestemos mais atenção na felicidade.

O pensamento das pessoas tristes pode explicar o motivo delas reconhecerem rostos com vantagem, mas serem menos precisas no reconhecimento de palavras e objetos. O fato de elas terem uma memória melhor para lembrar de faces pode ser devido a elas prestarem mais atenção aos detalhes.

É possível que as pessoas tristes sejam mais suscetíveis a estímulos sociais. No entanto, ainda há poucas evidências para comprovar isto. A maior compreensão de como as pessoas tristes analisam os rostos pode levar a um melhor entendimento de como a depressão altera a maneira de como as pessoas veem o mundo, apontando para novos caminhos de terapias e tratamentos. [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

10 comentários

  • pmahrs:

    Segredo da felicidade: Exercícios, boa alimentação e memória curta. rsrsrsrs!!!!!

    • amoretudo:

      pmahrs, você acertou em cheio em poucas palavras. Estava pensando sobre isso, porque minha memória não é curta e isto me traz tristezas sim!

  • marielly bandeira:

    falo por experiência própria , sou bipolar …
    mudo muito rápido fisionomia e comportamento, os sentimentos que trazem dores são os únicos que me faz ser forte e ter a personalidade que tenho, ja passei por tantos altos e baixos e as cicatrizes estão sendo sempre lembradas,tenho muita facilidade em memorizar as coisas difícil mesmo é esquecer … quando bate a tristeza ja era dormirei triste e acordarei mais triste ainda :/

  • Yasmin:

    Como na vida nao existe ser humano q nasce triste…
    As pessoas tristes são tristes pq sofreram algum bullying na vida. É óbvio q depois disto, elas ficam mais seletivas e vão ver mais detalhadamente os rostos dos outros para tentar analisar a personalidade e ver se é um ou uma provável causador de bullying.

    • Dandlion:

      O Bullying em si nem sempre tem a ver com a tristeza ou depressão,visto que muitas pessoas não sofrem bullying e são infelizes,ou sofrem e são felizes.
      Depende muito da vida da pessoa e de como ela se porta diante de desafios. Eu ainda acredito que as pessoas mais inteligentes tem maior tendência à depressão,pois consideram ter mais responsabilidade do que as pessoas normais.Daí,claro,coincide. (Minha opinião.Sem ofensas.)
      ~
      Mas aff,agora tudo é bullying,gente? No meu tempo não tinha isso não! Por isso que essa geração é tão fraquinha. Tudo reclama que tá sofrendo bullying.

    • Fito:

      Nadaver

    • amoretudo:

      Yasmin é bem assim!

  • Hanami:

    Esse artigo foi pra alegrar um pouco o pessoal triste? O-O

  • Felipe:

    As pessoas ficam tristes por que ficam machucadas. E esses machucados não vão embora cedo…

  • EltonPaes:

    Não que eu seja triste, mas acontece tanta merda na minha vida, e pode se dizer que as vezes não me lembro nem do que comi na noite passada…
    (comida) lol

Deixe seu comentário!