Piercings na língua podem causar fendas nos dentes

Por , em 4.08.2010

Após sete anos “brincando” com um piercing de língua, forçando-o contra seus dentes superiores frontais, uma mulher de 26 anos precisou de um aparelho ortodôntico, que custou bem caro, para corrigir uma fração mínima de espaço, uma diferença que causou entre esses dentes.

Para documentar o que é considerado um fenômeno comum entre aqueles com tachas de metal inseridas nas línguas, pesquisadores tiraram fotos da paciente. As fotos mostraram que ela não tinha diastema, ou espaço, entre seus incisivos centrais superiores antes de receber o piercing na língua.

Com base na posição do espaço, os pesquisadores concluíram que a jovem criou uma lacuna mediana, empurrando o pino em forma de barra contra os dentes frontais superiores todo dia, durante sete anos.

É um princípio básico da ortodontia que a força, ao longo do tempo, faz os dentes se mover, disseram os investigadores.

Um estudo anterior já tinha descoberto que as perfurações na língua faziam com que estudantes do ensino médio pegassem esse hábito de ficar “forçando o piercing contra os dentes”, que os alunos chamavam de “brincar”.

Eles nunca tiram o piercing porque a língua é tão vascular que ficar sem ele por um dia pode resultar na cura da abertura feita na língua, falaram os pesquisadores. Então faz sentido que empurrar constantemente o metal contra os dentes – ou seja, todos os dias, sem pausa – vai movê-los ou separá-los.

Esse é mais um alerta para quem considera o piercing um estilo de vida: tome cuidado com seus dentes. [LiveScience]

Último vídeo do nosso canal: A Terra não orbita exatamente o sol mas um ponto virtual no espao

3 comentários

  • Nelson Oliveira:

    Para os que adotam estes costumes podem perder a lingua e os dentes.

  • rodrigo:

    tem como evitar isso ou não ,ou se eu comprar uma base de plastico? e se eu não mexer o piercing ?

    • Kito Barros:

      Acho que a única solução é não brincar mais ocm o piercing ): o que é realmente uma pena pq eu adorava o barulhinho que fazia …

Deixe seu comentário!