Pilotos falam sobre os segredos que não contam aos passageiros

Por , em 31.12.2010
piloto cachorro

Repórteres fizeram perguntas para vários comandantes de aeronaves comerciais e descobriram ao menos 33 Segredos que o piloto do avião não te conta.

“Estamos indo em direção a uma tempestade com relâmpagos.” O que eles dirão em vez disso: “Parece que teremos um tempo revolto [ou ‘chuva’] a frente.”

“Um de nossos motores falhou”. O que eles falam ao invés disso: “Um de nossos motores está indicando estar inadequado”. É mais provável que não digam nada e você nunca saberá. A maioria dos aviões vai bem com uma turbina parada.

“Pessoal, a visibilidade é zero”. O que eles falam ao invés disso: “Parece que há alguma neblina no aeroporto de Brasília”.

Leia aqui a lista completa…

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

20 comentários

  • Julio Barone Neto:

    Também não te contam quando veem um ovni/ufo ou se arriscam a levarem suspensão. Vide em site de busca: “NASCAR”.

    • Marcos-DF2:

      O que fez isso, comandante Gerson Maciel de Brito, da VASP, foi relegado a vôos de carga, se não me engano …
      Abraços

  • maluco:

    pior que isso é o over buking, vendem passages alem da capacidade da aeronave, este é o motivo de atrasos…

    • Marcos-DF2:

      O overbooking não é de responsabilidade dos pilotos e sim da companhia aérea, que age irresponsávelmente.
      Abraços

  • Katarina:

    Tem outro segredo que pouca gente sabe. O que dá mais lucro as cias aéreas é o transporte de
    cargas e não os passageiros, assim quase todas a aeronaves partem carregando peso bem acima da capacidade permitida pelas normas de segurança.
    Isso piora em épocas em que os passageiros carregam mais bagagens!!!

  • Genivaldo:

    Em caso de explosão em aviões são terroristas, outros casos são defeitos mecanicos, outros são atmosfêricos e o pior são os provocados por Ovnis e muitos não sabem.

    • Marcos-DF2:

      Uai, não sabia disso, quer dizer, que ocorrem com alta frequência …
      E olha que acompanho os dois assuntos (OVNI´s e Aviões) …
      Abraços

  • Juliano:

    Carlos, se vc conseguir concluir o cursinho de piloto comercial, que tal fazer um cursinho de língua portuguesa?

  • Luiz:

    Prezado Antonio Barras:

    Nos países signatários da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), das quais o Brasil é membro fundador, todas as aeronaves que transportam pessoas ou cargas comercialmente são CERTIFICADAS.
    Significa que todo o processo de manutenção PREVENTIVA é feito de acordo com o proposto pelo fabricante da aeronave e DETERMINADO pela Autoridade Aeronáutica do pais de bandeira da aeronave.
    Portanto, NÃO EXISTE O CASO de uma empresa resolver “piorar” a manutenção por decisão própria. Da documentação de manutenção aeronáutica é que foram derivadas as famosas normas ISO (por isso que empresas de aviação não costumam se certificar por ela), que tem um rigoroso processo de rastreamento da realização dos serviços, muito difícil de burlar (as peças são numeradas individualmente).
    Saudações esclarecedoras.

    • Marcos-DF2:

      Parabéns pela nota e pelo conhecimento !
      🙂
      Abração
      Obs – temo pela manutenção da TAM e agora, da Avianca !

  • Cesar:

    O gerundismo ataca novamente: “a gente não pode estar explicando”…

    Antigamente, quando se falava o português aqui neste país, era “não podemos explicar”.

  • POW !!!:

    Encontramos essa situação em várias ocasiões é só imaginar que a prefeitura de sua cidade seja uma aeronave e prefeito o piloto, e então será que há tão poucos segredos quanto nos aviões?

  • vielmond:

    Há muitos anos atrás, numa noite de forte
    tempestade , aeroportos do Rio e de São Paulo fechados, já com pouco combustível fomos para Viracopos ……Quando a Comissária avisou os passageiros ,já meio assustados, que ” Com a ajuda de Deus vamos tentar aterrisar !!!!”……parece que ajudou mesmo.
    Uma outra vez em cima de Recife, por não conseguir aterrisar, o avião voava em circulo para esvaziar o combustivel. Minha vizinha, visivelmente apavorada, me perguntou se era perigoso. Tive a infelicidade de responder ” enquanto estamos em cima, está tudo bem”. Aparentemente ofendida, o rosto branco, não me falou mais……….

  • JOMARA:

    É MELHOR VIAJAR DE JEGUE A ALTURA É MENOR E VC GUIA ELE MAIS NINGUEM….NEHUM OUTRO J

  • Anônimo:

    Comentar para que? Para causar reboliço? Eu ja vi uma turbina parar e nada disseram. Durante o pouso é que falaram alguma coisa que não me lembro e mesmo assim causou pânico.

  • Carlos:

    Bom estou fazendo curso de piloto comercial e já aprendi muitas coisas e principalmente ”guardar segredos” por exemplo,
    em emergência a gente não pode estar explicando o que causou isso, porque e como solucionar ,por motivos bem óbvios a gente ”perde” tempo explicando enquanto a gente podia estar perdendo tempo em solucionar o problema então é por isso que há tantos segredos que não podemos contar aos passageiros.
    e esta lista de segredos esta tudo certa , nada é invenção.

  • João Matheus:

    Vou pensar nisso na próxima vez que viajar.

    Na última Congônhas estava lotado, disseram que teriam que rodar em volta de SP, minha mãe entendeu: “O avião está caindo, vamos rodar para gastar combustível e explodir menos”.

  • Antonio Barras:

    Aceito a posição da tripulação em relação ao tipo de informação a disponibilizar aos passageiros. Só em caso de situações graves (amaragem, não conseguir baixar o trem de aterragem et.) grande parte dos passageiros não possuem conhecimentos sobre o funcionamento dos aviões e essa situação poderia causar pânico.Os aviões como todos os sistemas podem ter falhas, para controlar essas situações a tripulação está constantemente em reciclagem, o perigo maior neste momento quanto a mim é a redução de custos praticada por algumas companhias que é aumentar o tempo para efectuar as revisões periódicas na totalidae ou não aos aviões!

  • criancinha:

    Ufa! Achei que o segredo era que as aeronaves eram pilotadas por cachorros…

    • Marcos-DF2:

      hahahahaha
      Brilhante !!
      Abraços

Deixe seu comentário!