Não deixe seus olhos te enganarem: isso não é uma foto

Tá vendo essa foto aí em cima e essas aqui embaixo? Não são fotos. É isso mesmo. São pinturas muito, muito realistas. O artista sul-coreano Young-Sung Kim possui um talento incomum: ele consegue pintar fotografias. Isso pode parecer um exagero, mas apenas dê uma olhada no que ele pode produzir com um pincel, alguns acrílicos e muito talento e paciência.

A arte de Youn-Sung Kim é desafiadora para os olhos. É possível olhar suas pinturas incrivelmente detalhadas por horas e ainda não conseguir diferenciá-las de fotografias digitais de alta resolução. Kim é tão bom no que faz que, às vezes, ele mesmo tem problemas para separar suas pinturas hiper-realistas das fotos que as inspiraram. Uma vez, ele erroneamente enviou à imprensa o arquivo de uma foto que ele tirou, em vez da pintura que ele fez, porque elas pareciam virtualmente idênticas a olho nu.

40 obras hiper-realistas que você não vai acreditar que não são fotografias

O artista de 43 anos, que nasceu em Seul, na Coréia do Sul, mas atualmente mora em Nova York, disse recentemente que quase todas as pessoas que viram suas pinturas, em algum momento, perguntaram se ele apenas imprimia fotos na tela. Tendo problemas ele mesmo para diferenciar suas obras de arte das fotos, ele toma isso como um elogio, não um insulto.

A maioria das pinturas de Kim é de pequenos animais que interagem com objetos artificiais, e o artista admite que ele era fascinado por insetos, répteis e anfíbio desde que era uma criança. Ele conta que os mantinha em seu quarto e os pintava. Naquela época, o resultado de seu trabalho árduo não estava perto do nível de suas obras mais recentes, mas isso só o fazia querer se tornar um pintor melhor.

“Não era fácil pintar bem a sua estrutura e sua cor. Era muito mais difícil do que eu esperava. Eu prometi a mim mesmo que iria treinar na escola de arte quando crescesse e pintá-los perfeitamente”, conta o artista.

Infelizmente, seus pais não aprovavam sua decisão de concentrar seus estudos na arte, temendo que ele não fosse capaz de conseguir um bom trabalho. No ensino médio, a oposição deles apenas fez Kim se rebelar ainda mais, desafiando seus pais, entrando em brigas e, basicamente, desperdiçando seu tempo. Dois anos depois disso, sua família finalmente cedeu e permitiu que ele fosse atrás do seu sonho.

Pinturas anatômicas realistas revelam as estruturas sob a sua pele

“Meus pais perceberam que eu não estava apenas protestando e que eu simplesmente não posso viver sem pintar”, explica Young-Sung Kim.

Kim acabou convencendo seus pais de que eles tomaram a decisão certa. Não só ele ganha a vida fazendo o que mais ama, mas ele se tornou um dos pintores hiper-realistas mais admirados do mundo, ganhando entre 10.000 e 130.000 dólares por cada obra de arte.

Além da qualidade da arte de Kim, o preço condiz também com o tempo do trabalho. Youn-Sung Kim pinta por mais de 12 horas por dia, mesmo nos fins de semana, mas, mesmo assim, ele às vezes gasta até um ano em suas obras-primas de grande escala.

“Mesmo que eu trabalhe das 9 da manhã até a meia-noite, demora um ano para terminar algumas pinturas”, conta o talentoso artista. “Como eu quero pintar da maneira mais realista possível, leva uma eternidade para completar uma peça com a qual eu esteja satisfeito”.

Artista cria inacreditáveis imagens de cor invertida

Apesar do impressionante realismo de suas pinturas, Young-Sung Kim nunca está completamente feliz com seu trabalho. Ele classifica suas obras de arte em uma escala de 100 pontos, e nenhuma de suas dezenas de pinturas já marcou acima de 90 pontos. Kim espera melhorar e obter o máximo possível dessa marca de 100 pontos.

“Se você ampliar uma foto para observá-la, você perceberá que não é muito realista”, diz ele. “A tecnologia avança a uma velocidade excelente e é difícil acompanhar, mas meu objetivo é superar uma TV de alta definição ou um monitor de computador”. Esse é um objetivo bastante ambicioso, mas olhando para suas incríveis obras de arte hiper-realistas, se alguém pode chegar lá, é esse cara. [Oddity Central]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (14 votos, média: 5,00 de 5)
Curta no Facebook:

2 respostas para “Não deixe seus olhos te enganarem: isso não é uma foto”

    • Acho que ele tem mais futuro fora da NASA. Existem artistas contratados pela NASA, mas o talento deste cara é mais do que a NASA precisa.

Deixe uma resposta