Vídeo: veja o poderoso camarão mantis em ação, empalando suas vítimas

Por , em 3.09.2014

Já falamos bastante do camarão mantis aqui no Hype. Ele é uma criatura muito interessante, com habilidades poderosas e inesperadas.

Por exemplo, ele tem um sistema de visão diferente de tudo o que conhecemos no reino animal. Seus olhos possuem 12 tipos de fotorreceptores – células que convertem luz em sinais elétricos -, sendo que a maioria dos mamíferos tem apenas dois tipos (humanos têm três). Sua visão funciona como um sensor de satélite para reconhecer o ambiente com o mínimo esforço. Ou seja, o camarão faz uma varredura dos seus arredores com os olhos e constrói uma imagem a partir dela.

E não se deixe enganar por sua aparência carnavalesca: além da visão de satélite, o camarão mantis tem garras esmagadoras com aceleração 10.000 vezes maior que a gravidade. Também chamado de “boxeador”, o soco desse animal pode atingir uma velocidade máxima de 80 quilômetros por hora através da água.

É com esse poder que o camarão mantis destrói conchas de moluscos e chega até seu alimento – a carne deliciosa dentro. Veja abaixo como isso funciona:

Como você vê, depois que conseguiu sua comida, o camarão se recolhe.

O mantis vive em tocas de areia e espera pacientemente uma presa passar por ele para agarrá-la com movimentos ultrarrápidos.

O vídeo abaixo é outro mostrando a eficácia desse animal marinho, feito pelo biólogo Jamie Seymour da Universidade James Cook (Austrália), em parceria com o cinegrafista ganhador do Emmy Richard Fitzpatrick.

As imagens em câmera lenta mostram o camarão mantis usando seus longos e finos apêndices para capturar um peixe (ou empalá-lo, se você prefere o termo técnico). Em seguida, o biólogo mostra a toca onde o bichinho vive – e come.

Em resumo: junto com leões, tigres, cobras e tubarões, esse é um dos animais com os quais você não deve mexer. [io9]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!