Por que a lua não tem nome?

Por , em 6.07.2011

Na maior parte da história humana, não foi necessário um termo para diferenciar a nossa lua das que orbitam em outros planetas do sistema solar por um bom motivo: nós não sabíamos que existiam outras. Pelo menos até 1610, pois foi apenas nesse ano que Galileu descobriu que também existiam luas em Júpiter. Até lá, a nossa lua era a única, e ai de quem dissesse o contrário.

Depois que as outras luas foram descobertas, elas receberam diferentes nomes para as pessoas não confundirem umas com as outras. Os outros satélites também são chamados de lua porque orbitam em seus planetas da mesma forma que a lua orbita ao redor da Terra.

Galileu observou as quatro maiores luas de Júpiter, de um total de 64. Elas foram chamadas de Io, Europa, Ganimedes e Calisto.

O surgimento da palavra lua é diferente em cada língua. “Moon”, em inglês, tem origem proto-germânica, e é decorrente do som de uma palavra semelhante usada há alguns milhares de anos atrás no norte da Europa.

Como muitos ingleses vieram a América Latina, o termo em espanhol “Luna” inspirou várias palavras em inglês, como “lunatic”, ou lunático, que também é usado por aqui. Se você conhece uma pessoa que vive no mundo da lua, certamente já ouviu alguém a chamando por esse adjetivo.

Na Grécia, a lua é chamada de “Selene”, o mesmo nome da deusa da lua da mitologia grega. A palavra selenologia, o estudo dos fenômenos da lua, deriva daí. [Life’sLittleMysteries]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 4,00 de 5)

19 comentários

  • Aline Gonçalves:

    Mas a lua tem nome sim, é Lua. As outras supostas “luas” de outros planetas são apenas satélites e cada um tem seu nome, lua é o nome do satélite apenas da Terra, cientificamente falando, é quase errado chamar os outros satélites naturais de luas.

  • Raphael Saunders:

    Tem nome sim! A verdade é que nosso SATÉLITE NATURAL se chama Lua, assim como os de Marte se chamam Phobos e Deimos. Então é isso, é usado o nome de Lua para os satélites naturais de outros planetas, quando o adequado mesmo é satélite natural.

  • Twisted:

    Eu acho que ela não precisa de nome mesmo pois foi descoberta muito antes de qualquer outra! Se fossem mudar o nome iria demorar muito para atualizar todos os livros, páginas, filmes, títulos por isso mesmo não precisa “Ter um nome”.

  • Victor:

    Eu acho nada a ver chamar a nossa lua somente de Lua. As seguintes descobertas tiveram seus nomes postos, mas na nossa não. Seria a mesma coisa que a Terra se chamar Planeta. O Sol se chamar Estrela, até sua fusão cessar é passar a ser chamada Gigante Vermelha. Os asteroides chamarem-se Asteroides.

    • paulo:

      VICTOR QUANDO UMA ESTRELA CESSA A QUEIMA NUCLEAR SEU NUCLEO DIMINUI A UMA FRACAO DO SEU TAMANHO ENTRANDO EM COLAPSO GRAVITACIONAL SUGANDO ASSIM A MASSA DA ESTRELA TAO RAPIDO QUE ELE SE ENGASGA EXELINDO TORRENTES DE ENERGIA,TORRENTES ESSAS QUE PERURAM A ESTRELA LANCANDO MAIS JATOS DE ENERGIA,ENTAO ,COMO HA MUITA ENERGIA A GRAVIDADE NAO SUPORA E A ESTRELA ACABA EXPLODINDO EM HIPERNOVA NO CENTRO SURGE UM BURACO NEGRO!NAO UMA GIGANTE VERMELHO!

  • Maarcelo:

    O tipo de astro que orbita ao redor de um planeta é chamado de SATÉLITE NATURAL, e o único satélite natural chamado de Lua é o da Terra, ou seja, se tem alguém por aí dizendo que algum planeta tem luas está usando um nome próprio para designar um tipo de elemento, mais ou menos como fazemos com a Gilete para denominar lâminas de barbear ou chamar de isopor qualquer polietireno expandido, ou seja, Lua é o nome do nosso satélite natural, e não dos outros.

  • luciana:

    Noooossa, esse site tá cheio de erudição. Pena que não tem competência para publicar seus próprios sites, sómente criticar os alheios.

  • Danorton Tadeu:

    Lua, Selene, Moon, Luna… Que importa. Ela é e, será sempre um fascinio para todos nos. Quem ainda não sonhou acordado em uma noite de luar, sozinho ou acompahado(de preferencia), a lua tem um poder de encanto quase impossivel de resistir e, duvido muito que alguem em contemplação e enamorado, se preocupe com o nome do ástro nosso de cada dia, digo: noite.
    PS. Luna e selene tudo bem, mas chamar minha lua de moon…
    isso nunca, soa muito mal.

  • thayane:

    Sim,
    E pq a lua não tem nome?!
    –‘

    Li e não encontrei a resposta que o título sugeriu.

    • Douglas Cardoso:

      porque primeiro ela foi nomeada Lua. Depois lua passou a ser sinônimo de satélite. Então para não ter de especificar toda hora: a lua do planeta X, a 2ª lua do planeta Y, batizou-se com nomes únicos as ‘luas'(ou os ‘satélites’) dos outros planetas a medida em que iam sendo descobertas. Entaõ veja que:” a maior lua(com l minúsculo porque aqui significa satélite) de Saturno é Titan” e “a Lua(com l maiúsculo pois é nome próprio -é a ‘lua’ da Terra) tem 4 fases”…
      [ ]’s

    • Renato:

      Thayane, leia os dois primeiros parágrafos do artigo. Lá está a explicação que você não encontrou.

  • Daniel:

    Matériazinha meia boca heim, parece coluna de curiosidades da Caras, contigo etc….
    A estudante de jornalismo poderia ter pesquisado um pouco mais e escrito algo decente, não um simples copiar, traduzir com o google e colar…
    Fala sério….

  • Antonio Fabrizzio:

    “Como muitos ingleses vieram a América Latina, o termo em Espanhol ‘Luna’ inspirou várias palavras em Inglês”. Que absurdo! O termo “luna” vem do Latim e desembarcou no Inglês muito antes da descoberta da América, com a chegada dos Romanos às Ilhas britânicas, antes mesmo da chegada dos Germânicos. Mais tarde, a influência latina no inglês aumentou muito pelo contato com o Francês. Atualmente, cerca de 60% da língua inglesa tem origem claramente latina.

    • Marcelo:

      Realmente, esse pessoal do hypescience vem dando umas escorregadas brabas com esses “achismos” todos, e ja não é de hoje…

  • EltonPaes:

    Claro que tem nome, eu como no texto à conhecia como Selene…
    nossa já ia fazer altas críticas^^

    Nosso satélite natural se chama Selene SIM!

    Portanto não se chama LUA, e o termo lua é usado sim para qualquer satélite natural quando referido de forma popular e generalizada.

  • António Toscano:

    Aiiiiiiiiiiiiiiiiii como possível que nós mesmo 6 biliões pessoas, não pensam nada mesmo, claro ÚNICA pessoa pensou e postou aqui, mesmo inteligente, ou seja, nós somos idiota por nunca reparar nenhuma mesmo que pensar NOME da lua…

    Minha opinião, nome da lua será………

    (Não consigo imagina…)

    • Hugo:

      Me desculpe, mas não entendi.

      Precisando aprender a escrever, conjulgar verbos e usar pontuação direito, hein, amigão?

    • Felipe:

      Eis um exemplo de lunático. Ou apenas semianalfabeto.

    • Ju:

      Lunático é bem diferente disso, ele é semianalfabeto.

Deixe seu comentário!