Por que a pele bronzeia?

Por , em 19.02.2013

A maioria das pessoas experimenta um escurecimento da pele depois de se expor um pouco ao sol. Por quê?

Não é para nos deixar “da cor do pecado”, com um tom bronze, embora muita gente goste de ficar torrando justamente para isto.

O bronzeado é uma defesa natural contra a radiação ultravioleta do sol, que pode danificar a pele na forma de uma queimadura (e a longo prazo pode causar câncer).

A exposição aos raios ultravioleta faz com que certas células da pele produzam o pigmento melanina, que escurece quando é oxidado. Se você se expor ao sol por tempo suficiente, estas células migram para mais perto da superfície da pele, e produzem mais melanina, escurecendo mais ainda a pele.

Mas por que nossos corpos desenvolveram a capacidade de produzir melanina?

A melanina absorve a radiação ultravioleta e nos defende contra uma penetração mais profunda da pele pela radiação.

Ela também absorve calor, que é essencial para organismos de sangue frio. Ela colore as penas das aves, as escamas dos peixes e a tinta das lulas, bem como ajuda a esconder animais noturnos. Até mesmo a visão pode ser auxiliada pela melanina que, ao absorver a luz espalhada dentro do olho, permite uma visão melhor.

No entanto, parece que só os humanos arriscam a pele por uma quantia extra de pigmento superficial. [LifeLittleMysteries]

1 comentário

  • Marcelo Taranto:

    Muito interessante, mas corrija o errinho de português aí. “Se você se expor” está errado. O certo é “expuser”.
    Abraços!

Deixe seu comentário!