Porque as pessoas acreditam em coisas estranhas

Por , em 19.06.2013

Neste vídeo do TED Michal Shaermer, diretor da Sociedade dos Céticos (EUA) e editor da revista Skeptic fala sobre o seu trabalho em desmistificar pseudociência, alegações de paranormalidade e coisas correlatas.

No vídeo ele fala sobre radiestesia para encontrar maconha na escola, evidências extreterrestres, design inteligente, aparições miraculosas (uma delas em São Paulo), mensagens satânicas em músicas populares, relação entre ciência e religião, etc.

Não é apenas um vídeo educativo, mas bastante divertido. [TED]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

7 comentários

  • Jonatas:

    O porque tem uma resposta muito simples: são pessoas.

    Porque razão assistimos mais filmes que documentários?
    Mais contos do que história?
    Porque o Paulo Coelho vende tantos livros?
    Porque os livros religiosos são mais lidos?

    Uma resposta: desejo pelo mais misterioso, desconhecido e irreal. Somos fascinados pelo que não está ao alcance de nossas mãos e de nosso conhecimento, o desconhecido é mais atraente que o conhecido. E isso tem seu lado positivo, almejando e fascinando-se pelo mistério do desconhecido, construímos o conhecimento, uma jornada muito longe do fim, e por isso, continuamos.

    • Edson Aurélio Hudson:

      (…¨desejo pelo misterioso¨…)Concordo plenamente, é fatídico que nossa imaginação se projete através de nossos sentidos e produza uma gama vasta de imagens surreais carregadas emoções. …muito se lê na psicologia sobre isso, quando eu era pequeno eu lia as revistas do Superman e eu via nele uma ligação muito forte com Cristo, e olha só eu tava no caminho certo, a gente que lê muito e lê as coisas certas acaba tendo um faro especial pra natureza das coisas.
      .. nesse meio, depois de muita filosofia principalmente ¨spinozista¨ eu aprendi que somos supersticiosos de natureza e que até a religião em si é uma forma de superstição.

  • JOTAGAR:

    Na opinião, as pessoas acreditam em coisas estranhas por que o macro universo é um lugar estranho, o universo subatômico é um lugar estranho, nós mesmos somos seres estranhos e por fim nossa própria mente é misteriosamente estranha!

    • Marcelo Ribeiro:

      De acordo com a ciência muitas destas ditas estranhezas estão confirmadas e publicadas para todos lerem. Entedemos muitos destes fenômenos. Mas acreditar que recebemos visitas extraterrenas, em radiestesia e outros tipos de charlatanismo sem nenhuma evidência é ingenuidade, no mínimo.

    • Vinícius Cassimiro:

      Acho que a ciência que temos hoje não é capaz de dar respostas a muitas coisa … e o ceticismo total não é interessante (pensemos na época em que Copérnico defendeu o heliocentrismo …. céticos não aceitariam uma ideia como esta naquela época) … coisas assim fortalecem, visto o nivel de graduação do indivíduo … ex-astronauta e Dr. Edgar Mitchell ….. http://www.youtube.com/watch?v=4Z-cnfEYcPk

  • grasisuperstar:

    Muito interessante…sou uma cética também…mas nem tanto.
    Ha muitas coisas por aí que não se explica…

    • Marcelo Ribeiro:

      Esta é a beleza da ciência: se não se explica vamos investigar. Mas acreditar em baboseiras é negar a capacidade de nossa mente de procurar pelas verdadeiras respostas.

Deixe seu comentário!