Por que às vezes o tempo voa quando não estamos nos divertindo?

Por , em 13.09.2011

Quem é que nunca vivenciou na pele o dito popular que afirma que o tempo voa quando estamos nos divertindo? Um dia na praia parece passar bem mais rápido do que um de trabalho, por exemplo. Em uma festa animada, a madrugada pode chegar mais cedo do que esperamos.

Mas, em outras ocasiões, não estamos nos divertindo, ainda sim o tempo parece voar. Não há nenhuma frase clichê para explicar o motivo pelo qual uma manhã em que você esteja extremamente atarefado no trabalho passa num piscar de olhos – mesmo que no período da tarde o tempo resolva se arrastar a passos de caracol.

Como dá para perceber, o tempo não voa necessariamente porque estamos em um momento divertido ou prazeroso. De acordo com Simon Grondin, psicólogo que realiza pesquisas sobre a percepção do tempo na Universidade Laval, no Canadá, uma frase mais precisa poderia ser: “o tempo voa quando você não está prestando atenção nele”.

Estudos têm mostrado repetidamente que quando você presta mais atenção à duração de um evento, ele parece demorar mais para acabar. E quando você ignora o tique-taque do relógio, o tempo corre mais rápido.

Distrações prazerosas realmente fazem o tempo voar, mas quando estamos focados em uma tarefa, o tempo passa mais rápido também – mesmo que seja uma tarefa cansativa e nem um pouco alegre. Para exemplificar: no trabalho, você pode estar mais concentrado de manhã do que durante a tarde, fazendo com que você tenha a impressão de que o tempo passou mais depressa no início do dia.

De acordo com cientistas, nosso cérebro é limitado a escolher apenas algumas atividades para nos focarmos. Ou o foco é no relógio, ou é em outra coisa que chame mais atenção – e que pode fazer um dia bom ou ruim voar. [Life’sLittleMysteries]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

5 comentários

  • Luiz:

    ACHO QUE SEU TITULO ESTÁ ERRADO.

  • Antonia Canhamero:

    Simon Grondin , me esclareceu uma curiosidade que eu tenha (álias) muita gente . Sobre o tempo passar rápido quando estamos nos divertindo.Interessante.

  • Bovidino:

    O tempo perguntou pro tempo, quanto tempo o tempo tem….

  • kolo13ss0:

    ya! ate ki parece-me algo familiar… algumas pessoas dizem distrai-te ki veras o tempo passar depressa, quando na verdade a pessoa mentaliza ver o tempo passar rapidamente…i e… isso ki acaba por acontecer. e um pouco da tal logica filosofica, 2ndo a minha apreciacao,crer para acontecer.

  • Márcio M:

    Interessante matéria e, parece-me que faz todo sentido. Tinha essa convicção quando me divertia e do contrário quando estava no tédio, mas quanto ao trabalho ou quando se tem um prazo de entrega para se entregar algo, parece que o tempo passa rapidamente (falta tempo). Ignorar o tempo é convincente de que passa mais rápido mesmo. =]

Deixe seu comentário!