Por que não conseguimos fazer três coisas ao mesmo tempo?

Por , em 18.04.2010

Se você não consegue assistir TV, trabalhar e almoçar ao mesmo tempo não se preocupe. Um novo estudo sugere que seu cérebro só consegue fazer duas coisas ao mesmo tempo, não mais.

Isso acontece porque uma parte do cérebro conhecida como o córtex pré-frontal médio (vamos chamá-lo de MFC)“se divide” para que uma região se concentre em uma tarefa e a outra se torne responsável pela segunda atividade. Essa divisão de trabalho permite que uma pessoa se concentre em duas tarefas, mas quando uma terceira entra em jogo, essa divisão fica bem mais complicada.

O MFC é conhecido como a parte responsável no cérebro pela motivação – em outras palavras, é pela atividade no local que sabemos de uma recompensa que virá por causa de uma atividade. Mas não se sabia que também era responsável pela realização de tarefas múltiplas.

Pesquisadores que analisaram cerca de 32 voluntários descobriram que quanto maior era a recompensa monetária envolvida em uma atividade que os voluntários deveriam realizar, maior era a atividade do MFC.

Quando eles deveriam fazer duas atividades, o MFC se “divide em dois”, como se cada metade estivesse perseguindo um objetivo.

Quando os voluntários deveriam fazer uma terceira tarefa, sua produtividade caiu consideravelmente. Como cada parte do MFC estava ocupada com um objetivo, a terceira tarefa não possuía “espaço” no cérebro.

Ou seja, os voluntários se esqueciam completamente de uma das três tarefas. Da próxima vez que sua mãe disse pra não trabalhar, estudar e ficar no computador ao mesmo tempo, dê algum crédito a ela.

Fonte: LiveScience

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

12 comentários

  • franbogado:

    Artigo fraquinho e mal interpelado.
    É possivel de uma maneira mais simples possivel: curtir musica, pegar um lanche e ler as materias do https://hypescience.com e com direito a comentarios como este 🙂

    Existem algumas coisas que realmente nao são possiveis ao mesmo tempo: chupar limão e tocar sax; falar e beber agua; mijar e tentar matar uma muriçoca; casar e por causa disso gostar e aturar a sogra… realmente são coisas que devem ser separadas.

    (brincadeiras à parte)

  • Amanda:

    Eu consigo fazer um coisa so de cada vez
    quando se faz duas coisas ao mesmo tempo
    nem uma das coisas saem boas
    fazendo uma coisa so de cada vez concentramos mais
    naquilo que estamos fazendo,e fazendo os deveres com mais
    perfeiçao.

  • thalwan:

    Bruce Lee, aperfeiçoou essa pratica, o Kim Peek também conseguia ler dois livros simultaneamente. Três coisas realmente numca ouvir relatos. (Kim Peek, tinha uma anomalia cerebral, chegou ha armazenar 12.00 livros detalhadamente em sua memoria)

  • Fernando Sávio:

    Concordo com a Luciene..
    Mãe é guerreira mesmo, faz tudo e não passa nada despercibido.
    Porém, na questão de processamento de informações pelo cérebro, acho que a matéria está certa. É difícil qualquer pessoa fazer três coisas ao mesmo tempo (ao mesmo tempo mesmo! simultaneamente) com o mesmo aproveitamento de uma atividade só.

  • Leandro:

    Olha tv, estudar e trabalhar não são feitas ao mesmo tempo, e sim cada uma durante um tempo, por mais que sejam segundos.
    Péssimo exemplo, mas observem um baterista “de rock”
    Tempos, ritmos e instrumentos diferentes ao mesmo tempo, isso sim é exemplo, e garanto que qualquer baterista de nivel médio o até mnos faz quatro coisas ao mesmo tempo.
    Obs, nunca dei um tapa numa bateria.
    Mas quando estou no PC e ainda assisto um filme, como um lanche, e tomo um gole de suco desprendo um tempo para uma atividade e perco a atenção para outro. sem duvidas.

  • Deep:

    É, mas… Com o tempo a construção desse novo hábito, ou habilidade – sei lá – será possível!

    Então, a plasticidade do cerébro humano poderá ser afetada com os novos hábitos e usos q nossas possibilidades tecnológicas e exigências sociais criam pra ele!

    Em breve – tendo acesso a computadores – estaremos todos cabeçudos, multi-tarefa, cinzas e com os dedos superdesenvolvidos!

    hahaha

  • tripé:

    serei só eu?
    3 em 1?
    :p

  • Alexia:

    Haha, realmente. As mães merecem um prêmio. Três coisas pra elas é fichinha.

  • Luciene:

    Eu de novo… isso não quer dizer q não esqueçamos uma coisa ou outra qdo estamos realizando cinco ou mais tarefas, mas três, é raro.

  • Luciene:

    Esse novo estudo, com certeza não foi feito com mães, porque nós conseguimos fazer muito mais de três coisas ao mesmo tempo e sem esquecer nenhuma.

  • marcos:

    Sempre fui fascinado pela predominante bidivisão do ser: dois hemisferios cerebrais (esquerdo e direito), dois olhos, duas mãos, dois pes, 20 dedos,duas gonadas, duas trompas, até o nariz (duas narinas) etc. Agora diz a materia; duas tarefas simultaneas.
    Dá o que pensar.

  • bruno:

    Legal, mas a idéia de trabalhar, ver tv e almoçar foi um péssimo exemplo.

Deixe seu comentário!