Por que o “ano-novo” começa no dia primeiro de janeiro?

Por , em 31.12.2010

Você já se perguntou por que essa data foi escolhida para simbolizar o início de um novo ano já que não existe um dia em particular em que a Terra começou a girar ao redor do Sol?

A idéia de usar o dia primeiro de janeiro foi de Júlio César, o imperador romano, cerca de 50 anos antes do nascimento de Jesus.

Muitos calendários existiam antes de Júlio César decidir criar o calendário que usamos hoje, o calendário Juliano. Mas foi convencionado que, no novo calendário, o dia primeiro de janeiro seria o primeiro dia do ano porque era o dia em que os oficiais romanos eleitos tomavam posse de seus cargos.

Mas, mesmo com a popularização do calendário Juliano, algumas culturas continuaram a usar datas em Março e em Setembro, por exemplo, para marcar o início de seus anos.

Na Europa Medieval as comemorações de passagem de ano foram consideradas pagãs, então a igreja determinou que o ano começaria no dia 25 de dezembro, para coincidir com o dia do nascimento de Cristo.

Foi apenas em 1570 que o papa Gregório autorizou a restauração do dia primeiro de janeiro como o primeiro dia do ano. [Life’s Little Mysteries]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

43 comentários

  • taliny:

    euuuuuuuuuuuuuu adorei muito///////////////////

  • Guido Gomes:

    Nosso calendário é o “Gregoriano” e não o “Juliano” como você escreveu.

  • marinas:

    não tem nada + inútil não

  • Juliano:

    Pelo que sei, a Páscoa sempre cai em datas diferentes porque ocorre no 1° domingo depois da 1ª lua cheia de outono (para o hemisfério sul), por isso é variado, como o desse ano que vai cair dia 24/04 (olhem no calendário e verifiquem se não tenho razão).
    Quanto aos meses, o calendário hebreu (dos judeus) ja tinha 12 meses e a cada tempo era acrescentado mais um mês para compensar a diferença do movimenta de translação da Terra. Porém o ano começava em meados de abril e era dessa forma porque foi contado a partir da saída do povo hebreu do Egito.

  • JUCILENE MEDEIROS:

    PARABÉNS CESAR, NOSSA COMO VC SABE DE TANTAS COISAS, É BOM LER E APRENDER.

  • Edilson Lima:

    o termo ano novo também está errado! analisem bem! para todos feliz ano!

  • Janos Voner Yantufucker:

    Meu seria um absurdo qualquer coisa começar no dia 02. Ja pensou se o ano começar no dia 26/12?

    • bruninho:

      absurdo?começamos a semana no segundo dia!

    • Marcos Oliveira:

      rsrsrsrsrs…. Trouxa, sabe de nada inocente…

  • Giancarlo Kind Schmid:

    Não devemos deixar de lembrar da festa pagã em homenagem ao deus romano JANO (daí a derivação para JANeiro), deus que presidia a abertura dos festins e importantes datas comemorativas. O dia de JANO era comemorado no dia 01º de janeiro, a entidade se apresentava como um ser de faces duplas, que abria caminhos e portas. Uma das razões principais de se comemorar a data não no dia 21 de março (ingresso astronômico do sol em Áries, equinócio da primavera – Hemisfério Norte e outuno, Hemisfério Sul), pois foi uma forma da igreja católica “abafar” a festa pagã, dias depois do início da Saturnália (Natal cristão).

  • Santos:

    Gostei do comentário feito pelo Cesar e também do comentário onde está o Peraí, antes disso! Mandou bem César!
    E quanto o comentário do dia do nascimento de Cristo eu sempre soube que o dia 25 de dezembro e comemorativo ao nascimento de Cristo e não que ele tenha nascido neste dia. Este dia é mais comercial do que o que se diz sobre o Nazareno. Já lí em algum livro, que Jesus nasceu me parece que em Abril, seria muito bom que os grandes líderes reigiosos dessem aos seus rebanhos os fatos reais e nao os simbólicos.

  • Guilherme:

    @Juanes
    O mesmo papa citado no texto, substituiu o calendário Juliano pelo Gregoriano, alguns anos mais tarde (1582, acho).

    @Cesar
    Cara, gostei muito dos seus comentários! Mas se não me engano, os meses de Julho e Agosto já existiam, só tinham outro nome…a diferença é que o ano começava em Março, por isso Setembro era mês 7, etc…

    Abraços

  • Juanes:

    @Milton Mourão, sim existe essa possibilidade também, que na verdade, na minha opinião é a mais provável ehehehe

  • @gabrielpetrone:

    Eu acho bacana ler este site, não só pelo fato das notícias serem ótimas e interessantes. Mas porque os leitores são os que mais destacam o site, vejo que aqui encontramos várias pessoas com diversos conhecimentos e que compartilham umas com as outras, e isso me ajuda e ajuda a você à conhecer mais ainda sobre diversos assuntos. Obrigado a Todos e Feliz Ano Novo…

  • DiegoR2:

    “por que a semana tem só 7 dias?” — phelipe

    A semana tem sete dias por causa dos ciclos lunares (as quatro fases da lua=revolução) e os meses lunares tem 7*4=28 dias, que foram “arredondados” para meses de 30 ou 31 para encaixarem no ano solar de 365,25 rotações terrestres = translação.

  • Deep:

    É simples, é meu aniversário, ora!!!
    Todos comemoram! Com festas, fogos, fartura, sempre!!!
    Uma data sempre muito feliz!

    Obrigado.

  • phelipe:

    se alguem quisesse que o primeiro dia do ano fosse em maio por que nao tanto faz o papa falou que é dia 1 de janeiro entao é e pronto

  • phelipe:

    acho que o calendario e apenas uma obra do homem para organizar os dias… do mesmo jeito que tem gente que pergunta por que a semana tem só 7 dias?
    eu respondo… por que o homem quiz assim!(existe a explicaçao de que deus criou o mundo em 7 dias tambem)
    existem explicaçoes cientificas para isso afinal o calendario foi feito de acordo com o a rotaçao da terra no universo e existe o ano bisexto por causa que a terra leva 365 dias e 6 horas para dar a volta ao sol(como se ninguem solbesse disso).
    na verdade o ano novo nao é comemorado no dia 1 de janeiro na verdade é comemorado a 00:00:00Hrs entre o dia 31 de dezembro e 1 de janeiro as 00:00:01 que realmente é dia 1 de janeiro…

  • claudemir da silva:

    realmentes os povos romanos elaboramam os grandes conhecimentos no ocidentes e o grande feito dele foi elaborar o calendario

  • Ronald:

    César

    Simplesmente esclarecedor.

  • Vítor:

    Ótimos comentários, Cesar.
    Eu meio que evito ler os comentários aqui do site pra não me frustrar com tanto misticismo que o pessoal gosto de postar as vezes até de forma agressiva/arrogante, obviamente fora de lugar, já que o site costuma abordar normalmente conteúdo científico.
    Muito bom “perder meu tempo” com os comentários e ver algo de qualidade como seu post.

  • CristianoR:

    …vou “consertar” o “papa” deveria se meter com assuntos referente à igreja e não ficar se metendo em outros assuntos…..digo e repito…..vai trabalhar vagabundo e cuide do vosso nariz!

  • willian:

    Inicia-se um novo ciclo terrestre após a Terra dar uma volta completa em torno do Sol.

  • alberto barros:

    o lance é o seguite: se o papa ou os maias e outros babacas que fizerão o calendario talves o mais certo seja os dos antigos que não tinhão meses nem dias apenas se guiavão por estrelas sabião a epoca de plantar colher e outras coisas mais tudo atraves do nosso grande cosmos e de mais se o ano começa em janeiro e termina em dezembro isto não muda nada em relação ao ritmo de nossas vidas a gente tem dormir trabalhar comer e fazer todas as coisas do dia a dia de todos seres para sobreviver neste mundo ABRAÇOS

  • U.S.A:

    Cesar , seus comentarios foram mais ricos do que a materia apresentada. Muito bom.

  • Cesar:

    Harley, o mês de agosto e julho foram enfiados à força no calendário para homenagear dois impeoradores romanos: Augusto e Júlio César. E o mês de agosto tem 31 dias como o mês de julho por que o imperador Augusto não podia ser menor que o imperador Júlio.

    Sobre o papa se meter com o rebanho dele, foi mais ou menos o que ele fez. Quando a reforma foi feita no calendário, o Papa estava legislando sobre os católicos, que eram a maioria. Os protestantes aderiram à reforma do calendário aos poucos, e, se não me falha a memória, o último país a aderir à ela foi a Inglaterra e suas colônias, e não faz muito tempo não.

    Alguém já se deu conta que a Páscoa e o Carnaval acontecem sempre em dias diferentes? É culpa do “ritmo natural”, a Páscoa é definida em termos de calendário lunar. Alguém já se deu ao trabalho de ver qual é a idade da Lua no dia primeiro do ano (idade da Lua é o número de dias passados desde a última Lua Nova)? E qual é a idade ou fase da Lua no Carnaval e na Páscoa? Vão lá, vão pesquisar um pouco sobre calendário.

  • Cesar:

    Eddy, esta adoração aos maias deveria ser temperada com um pouco mais de conhecimentos…

    Primeiro, o calendário moderno tem anos bissextos por que nós contamos o ano em um número inteiro de dias, e o ano solar não tem um número inteiro de dias. Se você marcar um ponto qualquer da órbita da Terra, vai ver que o intervalo ente duas passagens consecutivas neste ponto se dá após 365,2425 dias, aproximadamente. O “erro” aí não é imprecisão ou falta de adequação a um suposto “ritmo natural”, mas a um fato astronômico: a Terra não dá um número inteiro de voltas sobre seu eixo ao mesmo tempo que dá uma volta completa em torno do Sol.

    Outra coisa, o que você falou sobre os maias é só metade da verdade, ou menos. Os maias não tinham só um calendário, tinham vários, e alguns eram solares (ou seja, levavam em conta o período entre dois solstícios de verão consecutivos), e outros eram lunares (levavam em conta o período entre duas luas novas consecutivas), e existiam as contagens, que eram os períodos de anos solares e lunares onde os dois calendários entravam em sincronismo.

    Este misticismo ignorante que adora calendários por que estão de acordo com “ritmos” é besteira, existem eventos astronômicos que podem ser usados para contar o tempo: o dia e a noite, as lunações, os eclipses (ciclos de Saros), os equinócios e solstícios, os alinhamentos planetários, etc.

    Mas se vocẽ acha que eu sou mais um manipulado pela ciência, então vai lá, desenha um círculo no chão, e vai observar o nascer e o pôr do Sol todos os dias, e também o nascer e pôr da Lua todos os dias. Marque com pedras os eventos astronômicos solares (nascimento e pôr do Sol nos solstícios e equinócios) e depois volta aqui e vem falar de “ciclos naturais”. Outra coisa que você pode fazer e que seria interessante seria observar com um telescópio a passagem exata do Sol sobre o meridiano local. Claro que você não vai olhar para o Sol usando um telescópio, isto é pedir para ficar cego, mas existem maneiras de verificar o momento exato em que o Sol passa pelo meridiano local. Aproveita que você está observando o Sol e a Lua, e também anote o horário exato em que as estrelas nascem e se põe e, se souber como, a posição no horizonte em que elas fazem isto. Faça tudo isto e você vai acabar entendendo por que o ano tem 365 dias mas existem anos bissextos.

  • Eddy:

    No calendario maya se utiliza a Lua como parâmetro de contagem, a precisão que eles conseguiram foi e é muito mais conectada ao ritmo natural. Alguns até demonizam o 12/60 como um ritmo antinatural. O ritmo natural é ou seria 13/20. Por essa razão também colocaram mais culpabilidades na sexta feira 13, para afastar-nos desse ritmo natural. Sexta Feira ou Viernes em espanhol Vênus 13 são referências que deixo para vocês investigarem. Dica, olhem os alinhamentos com Vênus de algumas pirâmides ao redor do mundo.

    Bom… Sendo o tempo uma invenção…
    Não deixo que esse forçadíssimo calendário gregoriano marque o compasso de minha vida. Sabem porque existe ano bissexto? Exatamente pela imprecisão.

    O tempo e o dinheiro são temas científicos que dariam muito que falar nesse blog.

  • João Bosco:

    Em 1582, o papa Gregório XIII cortou 10 dias do calendário, passando do dia 4 de outubro para o dia 15 e os anos multiplos de 100 só seriam bixestos se tambem fossem multiplos de 400.
    E o calendário mudou de Juliano para Gregoriano

  • Perai, antes disso…:

    Mas a data do natal era um culto PAGÃO ao Deus Mitra, o nascimento de Jesus que foi incorporado nessa data para agradar (gredos e troianos) a Igreja precisava de reunir essas datas para abarcar mais fiéis, Jesus nrealmente não nasceu no natal, alias acredito que isso a maioria das pessoas o sabem 🙂

  • wilson:

    Na verdade, é tudo datas comerciais, assim penso eu
    Pois quem somos nós para saber quando Jesus nasceu?
    Pois li um certo livro que dizia que naquela época o ano tinha apenas 8 meses. Que começava em janeiro e terminava em agosto.

  • Milton Mourão:

    Juanes,
    “Tipo, usando Jesus como referência, existe a possibilidade de ele não ter nascido 2010 anos atrás, e sim uns 4 anos antes ou
    depois disso…”
    Mas o existe também a possibilidade de ele nunca ter nascido e tudo não passar de mais um mito!

  • JOMARA:

    na verdade só é comemorado por ser uma festa oferecida a um deus pagão,assim como acontece com o natal no dia 25/12,jesus não poderia de forma alguma ter nascido nesse dia no lugar que nasceu

  • MIGEL ANGELO LOPES:

    é muito legal quando podemos ter assuntos novos e novas informações, relativas a novos conhecimentos.

    att: miguel angelo lopes

  • CristianoR:

    ….mais tinha que ter um “papa” para se meter até em calendário……por que ele não cuida do seu rebanho e para de dar palpite em outros assuntos!!!!!?????? vai trabalhar…

  • Harley Eugenio:

    uma coisa é que os meses de setembro, outubro novembro e dezembro, estao no lugar errado. setembro vem de 7, outubro de 8 e por diante, so que sao os meses 9 10 11 e 12.

  • DiegoR2:

    E porque os oficiais tomavam posse dia em Janeiro?

    Seria mais lógico começar o ano num solstício.

  • Juanes:

    @Watty, não sei muito sobre isso, mas já ouvi dizer que é possível que exista uma ‘margem de erro’ na data atual… Tpo, usando Jesus como referência, existe a possibilidade de ele não ter nasico 2010 anos atrás, e sim uns 4 anos antes ou depois disso…

    Mas vai saber..

  • Marcos Marques:

    Porque o ano velho terminou no dai anterior.

  • Marcos Marques:

    Bom sou mais pratico, seria porque e primeiro de janeiro.
    Olha porque se fosse primeiro de Abril seria dia da mentira setor, o então dia primeiro de Maio dia do trabalhador.
    Mais qual erra a pergunta mesmo..

  • Watty:

    Desculpe a ignorância, mais se havia varios calendários, etc. E essas viradas de anos, eram certamente em outras datas.. como pode se afirmar o “Ano” atual, baseado nesse calendário??

    Exemplo se eu começo a fazer uma determinada coisa em uma segunda feira, até outra daria 7 dias, mais se em outra semana eu começo na quarta seriam 5 dias. Ae como eles estabilizaram isso?

  • Juanes:

    Hoje usamos o calendário gregoriano, não o Juliano.

  • criancinha:

    Ah entendi. Então a divisão do tempo em meses já existia, com seus respectivos nomes, e escolheu-se o mês de Janeiro como o início do ano.

    Já estava indo dizer que essa matéria fazia parte da “Retrospectiva 2010: as mais óbvias descobertas cisntíficas”

Deixe seu comentário!