Por que os botões das roupas femininas e masculinas são em lados opostos?

Por , em 8.07.2010

Você já reparou que o botão das roupas femininas e masculinas são de direções diferentes? Isso faria sentido se a maioria das mulheres fossem canhotas e os homens destros, mas na realidade, a maioria das pessoas são destras. Então, porque será que é assim?

O motivo remete aos costumes e à moda. Há muito tempo atrás, as pessoas usavam muito mais roupas do que hoje (assim como provavelmente tomavam menos banho).

Os homens podiam usar coletes, calças, polainas de lã e jaquetas. Já as mulheres, desde aquela época, incrementavam bem mais o vestuário: podiam usar uma dúzia ou mais de peças, como saias, calça esporte, vestidos, espartilhos e anquinhas.

Principalmente entre a classe alta, as empregadas domésticas e funcionários passavam horas vestindo a dona da casa. Logo, inverter os botões na roupa das mulheres tornava o trabalho mais rápido e mais fácil. Com os homens, que se vestiam sozinhos, a inversão não era necessária.

E por que esta tradição dura até hoje, se as mulheres claramente se vestem sozinhas? Por nenhuma razão, a não ser que é um costume e poucas pessoas sequer percebem ou reclamam dessa curiosidade. [Life’s Little Mysteries]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 3,75 de 5)

20 comentários

  • mateus vinicius:

    acho que se hoje as mulheres pararem para ler essas coisas vao concerteza falar que e MACHISMO!!!kkkkkkkkkkkkkkk

  • luna:

    nossa!!! nunca tinha reparado.que legal saber disso!!!

  • Roberto:

    Poxa, todo mundo errou. O motivo é que as amas é que abotoavam as blusas das sinhás e os homens se vestiam sozinhos! E como as amas ficavam de frente para as patroas, os botões foram colocados do lado que mais facilitasse. O tempo e o costume acabaram por fazer com que as fábricas usassem o lado dos botões para diferenciar as roupas. Provavelmente descobriram que tem sempre gente de um lado querendo usar a roupa do pessoal do outro lado…

    • Arnaldo de Campos:

      Ninguém errou, a resposta está no próprio texto, é só ler.

  • gloria:

    Os botões são de lados opostos p/ diferenciar mesmo,umas das outras.Porque há homens que gostam de comprar roupas sem olhar outros detalhes femininos,só depois é que alguem lhes diz q aquela roupa é feminina,c/diferenças no talho,tais como o gancho ou cavalo e pregas frontais de calças,principalmente dos uniformes industriais e de montarias os moldes usados são os mesmos ,tanto p/ homens quanto p/ mulheres,cavas de mangas de camisas c/preguinhas nos ombros e nervuras nas laterais das camisas,babados e bordados frontais.Os botoes e zipers é q fazem a diferença.Eu já troquei muito ziper de calças d uniformes industriais e de motorista de onibus,as roupas foram entregues aos usuarios sem escolhas e homens pegaram roupas c/ zipers e botõess do lado errado quizeram trocar mas ñ tinha c/ o lado oposto eas mulheres tbm ñ tinham o seus numeros então traziam p/eu trocar de lado.

  • KELLY:

    Nei / 9.07.2010
    O motivo é simples: é por que os opostos se atraem

    HAHAHAHAAHHA! BOA!

  • Antonio Tacito de Souza e Silva:

    Sempre observei a diferença, mas não sabia do porque…
    Mais uma vez, cultura não ocupa espaço, e é sempre bom saber das coisas…parabéns

  • Farofa:

    a foto me lembrou do filme coraline, da parte em que a outra mãe fala para ela costurar os botões no lugar dos olhos, que ela tinha preto básico, mas poderia ser azul, rosa, verde, amarelo

  • Davi Dalben:

    Eu sempre soube que era invertido. E achei essa explicação, no mínimo, interessante. Aliás, mulheres, o botão da calça e o sentido de colocação do cinto também deveria ser invertido, acompanhando a camisa, ok? Peçam desconto nas lojas se o vendedor quiser empurrar uma roupa “de homem” para vocês! 😉

  • Stephy:

    kkkk, nunca reparei também 🙂 tenho que prestar mais atenção!!!

  • Albert:

    Assisti em um filme que tinha um alfaiate dizendo que os botões das roupas dos homens foram assim feitas em outras épocas para evitar que as espadas de esgrima enroscassem acidentalmente nas roupas ao serem desembainhadas. então meio que erdou o padrão nos dias de hoje.

  • Rogério:

    nunca tinha sequer reparado nisso… impressionante.

  • Jhonata Ferreira:

    kkkkkkkk
    Nunca reparei!!

  • Nei:

    O motivo é simples: é por que os opostos se atraem.

  • Lucas Maia:

    Isso é falso, conferi agora com minha esposa. Mesmissimo lado. Isso deve ser coisa dos gringos.

  • kmylla:

    eu já sabia que os botoes das roupas femininas são opostos aos das roupas femininas, só não sabia o motivo…
    achei…
    interessante!!!

  • Douglas Miranda:

    Isso é influência dos Incas Venuzianos.
    Eles tão por toda parte, nos vigiando…

    O dedo anelar do homem, é menor que o usado pra xingar.
    Com a mulher já é o contrário. Acho que elas gostam de ser do contra mesmo. É a explicação mais plausível.

    • LieselMeminger:

      Mas com a mulher não é diferente, o dedo anelar é menor também.

  • Educri:

    Não xtou convencido disso!

  • Hugo:

    Mulheres com sempre complicadas!

Deixe seu comentário!