Porcos treinados para “ir ao banheiro” diminuem a poluição e o gasto de água

As fazendas taiwanesas de criação de porcos desenvolveram uma forma criativa de diminuir a poluição e o gasto de água ao mesmo tempo: elas treinam os porquinhos para defecarem em locais específicos.
O primeiro criador de porcos que teve a idéia conseguiu reduzir o gasto de água em 80% – apenas porque ele não precisou livrar a sua fazenda inteira de caca de porco, apenas uma área específica. E como ele cria cerca de 10 mil porcos dá para imaginar a diferença que isso fez.
Ele começou a colocar as fezes dos porcos em locais específicos, em 2009, para atrair os bichos que passaram a defecar nos mesmos locais. A medida foi um sucesso tão grande que agora o governo Taiwanês irá tentar implantar o mesmo método em outras fazendas.
E não é apenas o gasto de água que foi reduzido: a operação aumentou a fertilidade dos porcos, reduziu as ocorrências de doenças entre os animais e o cheiro do local melhorou bastante. O fazendeiro pioneiro acredita que consegue coletar agora 95% de todo o “esgoto” de porcos produzido na fazenda em vez de deixar que boa parte acabe poluindo os rios próximos. [PopSci]
12 comentários
Meu pig da India nem precisou ser treinado: ele já tem “lugar marcado” para fazer as necessidades.
Até os porcos são mais inteligentes que a minha cadela…
Acho que o cérebro do pinsher é proporcional ao corpo dele…
Legal agora teremos bacon mais espertos =P
Ma maioria dos casos os animais evitam deixar os rediduos de transformacao esparramados ou expostos. Conheco duas excessoes tipicas: o hipopotamo e o homem.
acho que vou treinar meu cachorro pois é um saco ter que tar limpando suas sugeiras!!!
Considerando que esses animais são destinados a alimentação, é muito estranho constatar que são inteligentes dentro de suas limitações a ponto de aprender um comportamento condicionado. Melhor seria se nós nos condicionássemos a eliminar esse hábito de consumir animais, e pudessemos dormir com a consciência mais leve.
Boa iniciativa,
Agora , que façam o mesmo com o gado do país .
Porcos treinados para acabar virando presunto…
Bem que eles poderiam ensinar os porcos a tomar banho também!
Dez mil porcos em criação. E a boa idéia de fazer a coleta de fezes em um local específico.
Falta somente este taiwandês instalar agora um biodigestor, a exemplo do que temos em nosso site empresarial – AustenBio Tecnologia Industrial -, para completar um verdadeiro regime de responsabilidade ambiental e social. E ainda, lucrar com isto.
Era bom se todos os fazendeiros tivessem ideias criativas como a dele.
Meu cachorro faz isso também, como quem cuida de 10 mil porcos não penso nisso antes, eu tenho 1 auau e pensei nisso pra facilita oO