Porque as abelhas me perseguem?

Por , em 7.02.2010

As abelhas te perseguem porque conseguem reconhecer rostos humanos ou, pelo menos, padrões de rostos humanos, de acordo com um novo estudo.

Não, elas não vão pensar “olha, é o Zé passando ali em baixo, vou dar um oi”. Elas nos percebem como um tipo estranho de flor. E, apesar de não serem capazes de identificar cada humano, elas podem perceber características humanas.

» 12 borboletas fascinantes

Um enxame de cientistas resolveu treinar abelhas para associar tipos de rostos humanos com açúcar. Eles desenharam um rosto fino e um rosto largo. Debaixo de um dos tipos de rostos eles sempre colocavam uma recompensa açucarada para a abelha. Ela devia escolher para qual área ir e, invariavelmente, escolhia a face que tinha um lanchinho.

Depois de um tempo, os cientistas tiraram a recompensa das abelhas de baixo da face, mas elas ainda voltavam para a mesma face que sempre teve o doce, mostrando que reconheciam qual dava a recompensa para elas.

Vendo que os resultados eram positivos, eles trocaram o rosto fino e o rosto largo por tipos mais complexos de rosto e fizeram a mesma coisa. As abelhas ainda conseguiram memorizar qual era o rosto que sempre oferecia açúcar.

» 10 Criaturas reais que parecem saídas de um pesadelo

Embora elas possam reconhecer tipos de rosto, elas não conseguem reconhecer indivíduos. Então os humanos são vistos por elas como um tipo diferente de flor, muito parecidos com outras por aí e, dependendo do tipo de flor que aquela face é, pode dar a ela, ou não, uma recompensa. Uma flor mais larga pode ser associada ao açúcar enquanto uma mais magricela não. [MSNBC]

13 comentários

  • Juliana Lisboa:

    Abelha não pica, ela ferroa…

  • Lucas:

    isso q eu chamo de chamar alguem de “minha flor”
    é um velho elogio de namorados a namoradas.

  • julio:

    ” e o pulso ainda pulsa…”

  • Prof. Moisés Prado:

    Abelhas reagem ao ambiente como qualquer ser vivo do reino animal. Picadas no rosto – são poucos os insetos que fazem isso (barbeiros por exemplo). Caso isso acontecer com abelhas, de alguma forma ela presenciou “ameaça”. Todos os seres vivos possui estruturas de defesa, capazes de ajudar em sua sobrevivencia – uns possui mais vantagens nessas estruturas enquanto outras as usam em situações de estranha reação ao ambiente, podemos assim dizer “reação ao ambiente ostil”.

  • Rafael:

    ELas não picam nosos rosto pq elas tbm não picam flor, sua pergunta é sem nexo!

  • Campos:

    Isto prova que as abelhas tambem aprendem. A aprendisagem é cosa comum, nos seres vivos.

  • André:

    NÃO Joana , as abelhas n picam nosso rosto , pq vc n faz o teste !?

  • tainá:

    adoro insetos, e é bom ver como eles são inteligentes, au contrário d q muitos pensam

  • Joana:

    Mas se as abelhas acham que noso rosto é um tipo estranho de flor, por que elas não picam nosso rosto? Pode ser uma pergunta bastante idiota, mas fiquei com essa dúvida no ar.

  • Mebius:

    “Bichinho lindo” – Quando uma dessas, mas só uma, resolveu me dar um “Oi” e isso que não me chamo José, acabei no pronto socorro todo inchado e pipocado, e não tinha nada de doce em mim e muito menos reagi tipo pressioná-la para ela só então largar o ferrão, simplesmente me atacou inesperadamente e direto na orelha.
    Admiro o produto nobre que elas produzem, o serviço de polinização das espécies vegetais e a forma organizada de sua sociedade, mas relacionar padrões de rosto humano a flores …

  • Luiza:

    Queria ver como foi feita a pesquisa de verdade… Se colocam o açúcar, embaixo do rosto… Como pode-se saber que a abelha tá reconhecendo o Zé, e não, que só esteja sendo atraída pelo cheiro do doce?

    • Paulo:

      Preste atenção no que vc lê, Luiza

  • Gustavo Bernardini:

    A Natureza é algo , realmente impressionante , especialmente os insetos!
    Como pode ter gente que não gosta deles?
    Poxa , as abelhas , apesar de sua picada que doi para caramba , é um bichinho lindo!
    “olha, é o Zé passando ali em baixo, vou dar um oi”
    HAHAHAHA

Deixe seu comentário!