Porque algumas pessoas sentem a sua dor

Por , em 31.05.2011

Algumas pessoas sentem dor a partir da dor de outra pessoa. É possível realmente sentir um desconforto físico só de ver alguém em dor? Sim, e agora alguns dos mecanismos envolvidos nessa sensação foram identificados.
Segundo os pesquisadores, a “dor sinestésica” ocorre principalmente em pessoas que perderam um membro.

Os amputados são conhecidos por experimentar “dor fantasma”, um sentimento de dor em um membro que não está mais lá. Entretanto, a dor sinestésica é diferente. Ela não ocorre espontaneamente, mas sim é desencadeada pela dor observada ou imaginada.

Jane Barrett perdeu a perna em um acidente de moto. Desde então, ela experimenta dor sinestésica. “Quando eu ouço as ferramentas do meu marido, ou vejo uma faca, muitas vezes sinto uma forte dor na minha perna fantasma”, conta.

Os cientistas dizem que quando observamos ou imaginamos dor, isso ativa áreas do cérebro envolvidas no processamento de dor real. É o chamado sistema de neurônios espelho, que provavelmente nos ajuda a compreender as ações e emoções de outras pessoas.

Mas essa ativação não é tão forte quanto a causada pela dor real, porque os mecanismos inibitórios normalmente atenuam a resposta.

Os pesquisadores registraram a atividade cerebral em oito amputados que experimentavam dor fantasma e sinestésica, dez amputados que sentiam apenas dor fantasma e dez pessoas saudáveis, sem amputações, enquanto elas olhavam para imagens de mãos ou pés em situações potencialmente dolorosas e não dolorosas.

Ao ver as imagens, os que sentiam dor sinestésica apresentaram diminuição das ondas cerebrais alfa e teta em comparação com os outros voluntários. Essa diminuição reflete um aumento na atividade neural, sugerindo que seus sistemas de espelho são ativados mais fortemente.

Os cientistas sugerem que a experiência traumática associada com a perda de um membro pode aumentar a sensibilidade à dor dos outros. Quando ameaçado, nosso corpo naturalmente se torna vigilante à dor: o nosso limiar de dor diminui, o que pode nos fazer sentir mais dor. A sinestesia a dor pode ser um sintoma de uma hipervigilância.[NewScientist]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

  • Anna Pooh:

    Eu não tenho nenhum membro amputado e ainda assim sou mega sensível às dores do próximo, inclusive evito assistir programas sensacionalistas…
    Se vejo algum tipo de sofrimento, é instantâneo, sofro mesmo, muitas das vezes chego a chorar por não poder efetivamente ajudar.

  • Daaniel Caarlos Coelho:

    Não tenho amputações, mesmo assim sinto a dor e até mesmo as emoções das pessoas, e sinto muito mais intenso do que quando é comigo.Minha mãe também é assim.
    Também tem o pai de um amigo meu, que teve a perna amputada após um acidente, e esse mesmo usava suas muletas para agredir as pessoas.
    Então acho que esse papo de amputação é pura lorota.

Deixe seu comentário!