Causa descoberta: porque alguns tem “gripezinha” e outros tem infecção severa por covid-19

Por , em 15.07.2020
paciente com covid grave ligado ao respirador artificial

Uma grande equipe de cientistas e diversas instituições francesas descobriu o que pensam ser a marca registrada de pacientes graves de Covid-19. O trabalho, publicado na importante revista científica Science, descreve o que eles aprenderam ao estudar 50 pacientes graves com Covid-19 na França.

O mistério

O grande mistério envolvendo os graus de severidade da doença sempre intrigaram a comunidade médica: enquanto alguns pacientes ficam assintomáticos ou exibem apenas este único sintoma, outros perdem a capacidade de respirar. Descobrir a causa das diferentes reações pode levar a tratamentos mais eficazes aqueles com sintomas graves, de acordo com o Medical XPress.

A equipe estudou 50 pacientes com níveis variados de sintomas de Covid-19 nos hospitais da França: daqueles apenas com tosse fraca até os que necessitaram de respirador artificial para sobreviver.

As novas descobertas

Ao investigar as células imunes, os tecidos, o sangue, entre outras amostras variadas coletadas dos voluntários os cientistas encontraram o que parece ser uma assinatura para pacientes com infecção grave: uma combinação entre deficiência na resposta ao interferon e excesso de inflamação. Essa assinatura pode ser uma marca registrada para os pacientes mais severamente afetados pela Covid-19. A revelação pode levar a tratamentos que melhorem a resposta do interferon e a redução da inflamação nas infecções, indicam os autores da pesquisa.

Os cientistas desvendaram que a resposta deficiente dos interferons tipo I ocorre nos pacientes que ficam mais severamente doentes. Interferon tipo I é uma proteína necessária ao sistema imune no combate a infecções. Sinais pró-inflamatórios nestes pacientes também tinham níveis muito altos. Ambos fatores acabam tornando os pacientes ineficazes no combate a infecção. A pesquisa tem base em princípios descobertos anteriormente sobre o papel do interferon no combate e avanço do Covid-19.