Porque os peixes da Antártida não congelam

Por , em 2.09.2010

Você tem um peixe de aquário em casa? Se tiver, experimente fazer o seguinte. Pegue um copo grande ou uma caneca de plástico. Encha de água. Pegue o seu peixinho, coloque dentro do copo, abra a geladeira, a portinha do congelador, coloque o copo lá dentro e espere algumas horas. Abra a porta do congelador. Seu peixinho vai estar congelado e morto, obviamente, certo? Então, porque os peixes que habitam os pólos do planeta (Ártico e Antártico) não congelam? E olha que um freezer doméstico raramente é mais frio do que 0° C. Como explicar que os peixes de águas geladas, que atingem – 1,8° C negativos, possam viver, nadar, comer e procriar?

A resposta, segundo da Universidade de Bochum (Alemanha), está no sangue dos peixes. Existe uma proteína, até pouco tempo desconhecida e sobre a qual quase nada foi estudado até hoje, que impede o congelamento do sangue dos peixes. Mesmo as espécies que vivem exclusivamente nessas áreas têm sangue com ponto de fusão de 0,9° C negativos, superior aos 1,8° C negativos da água em que vivem, portanto, deveriam congelar. Este enigma ficou sem solução por mais de 50 anos, até que esta proteína foi descoberta.

Para desvendar a fundo essa questão, os cientistas estudaram o organismo da Merluza-antártica (Dissostichus mawsoni), peixe que vive nas águas da Patagônia (Argentina) e mais para o sul. Os pesquisadores monitoraram, no sangue dos peixes, os movimentos das moléculas de água e das tais proteínas anti-congelantes. Descobriram, com essa técnica, que na presença da proteína as moléculas intensificam sua circulação. Ou seja, a proteína impede a formação de cristais de gelo.

Com ou sem proteína, no entanto, aconselhamos: não coloque seu pobre peixinho no congelador para tirar conclusões científicas.[Life’s Little Mysteries]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

10 comentários

  • Joca Laurindo:

    Eles não congelam porque a água do mar na Antártica nunca congela completamente!!!

  • lol:

    eu pensava que era fisico-quimica do meio, mas era obvio demais..

  • haliel:

    a resposta é simples… a água onde os peixes ficam estão a 4°C devido a dilatação anômala da água

  • fernanda:

    gostei muito desta matéria.
    mais posso diser que vocês decharão a desejar algumas coisas.

  • Katarina:

    Pergunta se a a gente comer esse peixe em grande quantidade pode passar as férias na Antartida sem congelar ? Ou a proteina só vale na corrente sanguinea do peixinho , risos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Jocafe:

    Gostaria de ver esses peixes nadarem com a água congelada!!!!!

  • caio:

    o frezzer doméstico atinge os 10 graus NEGATIVOS!
    SENÃO NÃO SE FORMARIA GELO!E NUNCA Q A AGUA SE CONGELARIA ACIMA DOS 10 GRAUS! (nas condiçoes normais de temperatura e pressão)

  • andreia gomes cipriano:

    gentem que coisa linda…quero conhecer esse lugar

  • Fabricio:

    eu riiii!

    “Com ou sem proteína, no entanto, aconselhamos: não coloque seu pobre peixinho no congelador para tirar conclusões científicas.”

    Tarde demais… 🙁

  • Gray:

    “Com ou sem proteína, no entanto, aconselhamos: não coloque seu pobre peixinho no congelador para tirar conclusões científicas.”

    Tarde demais… 🙁

Deixe seu comentário!