Porter, o cachorro motorista

Por , em 13.12.2012

A SPCA (Sociedade para a Prevenção da Crueldade contra os Animais) em Auckland, na Nova Zelândia, cuida do bem-estar animal há mais de 127 anos. Sua missão é incentivar o tratamento humano de todos os animais e evitar a crueldade infligida sobre eles.

A instituição é tão incrível que tem milhares de projetos interessantes, incluindo um muito surpreendente – e divertido: ela emprestou três cãezinhos abandonados a treinadores experientes que os ensinaram a… dirigir.

Não, você não entendeu errado. Cães podem aprender a dirigir – e até dirigir melhor que alguns barbeiros que vemos por aí.

Quatro malucos foram responsáveis por treinar os três cachorros da SPCA. Com mais de 27 anos de experiência em treinamento de animais para cinema e TV, a equipe foi liderada por Mark Vette. Ele é psicólogo animal, e trata problemas de comportamento em animais. É consultor, professor e, recentemente, instrutor de condução.

Marie Manderson é a treinadora de Monty, um macho de 18 meses. Ela coordena muitos dos projetos de filmes de Vette e já treinou milhares de animais. Rosie Miles é a treinadora de Ginny, uma fêmea de um ano. Ela já treinou lobos, cavalos, águias, gatos e ratos.

Jazmin Vette-Dal Bello é a treinadora de Porter. Filha de Mark, Jazmin cresceu rodeada de animais, de aranhas a macacos, cavalos e cães. Recentemente, dedicou-se a transformar Porter, no vídeo abaixo, em um cão motorista.

Ensinando cachorros a dirigir

O primeiro passo da equipe foi se entrosar com os animais. Cada treinador escolheu o cãozinho que ia ensinar a dirigir.

O segundo passo foi modificar os carros para os cachorros poderem dirigir. A MINI doou o MINI Cooper Countryman para que a SPCA pudesse provar a você o quão inteligente os cães realmente são. Os pedais foram colocados ao lado da direção, para garantir que os cãezinhos os alcançassem com suas patinhas. Tudo que pode ser simplificado, foi simplificado.

Em seguida, os treinadores usaram simuladores de direção para ensinar os cãezinhos. Uma direção, câmbio e pedais simulados foram apresentados aos animais que, quando faziam a coisa certa, recebiam agrados e comida.

O próximo passo foi fazê-los controlar um carrinho, usando os mesmos elementos (direção, câmbio e pedais) da simulação, e que, claro, também estão no carro modificado. Pronto! Depois que os cães mostraram saber o que estavam fazendo, puderam dirigir carros de verdade.

Adote um cão

Você pode adotar os cãezinhos inteligentes, se quiser. Um pouco difícil para quem não mora na Nova Zelândia, mas, ainda assim, não impossível.

A SPCA possui entre 50 e 100 cães inteligentes que procuram um lar amoroso, assim como Porter, Ginny e Monty. Nem todos podem dirigir MINIs (ainda), mas todos são muito fofinhos.

Na página do Driving Dogs (“cachorros motoristas”, em português), você pode saber mais sobre os três cães motoristas e seus treinadores, bem como aprender mais sobre o processo de ensiná-los a dirigir (tudo em inglês). E na seção “Adopt a smart dog”, você pode ver o perfil e a foto de todos os ultrafofos cães para adoção na SPCA.[SPCA, DrivingDogs]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

  • Raphael Saunders:

    kkkk o cachorro todo estiloso olhando pela janela. Na hora que ela passou na frente do carro no começo eu pensei: ela é louca, vai que o cachorro acelera kkk

  • Olivia:

    Muito inteligente, uma ótima maneira para divulgar a adoção dos bichanos também! Parabéns para a SPCA!

Deixe seu comentário!