Sonda chinesa pousa seu rover Yutu-2 no lado escuro da lua
Pela primeira vez, há um rover passeando pelo lado mais distante da lua.
A sonda chinesa Chang’e 4 pousou na região no último dia 3 de janeiro. Agora, o rover que carregava, chamado Yutu-2, foi lançado na superfície. A foto acima foi feita pela sonda quando o veículo finalmente tocou o chão lunar.
O lado distante, também conhecido como lado oculto ou lado escuro da lua, é o hemisfério lunar que nunca pode ser visto da Terra, porque o satélite está em rotação sincronizada com o nosso planeta.
Aprendendo mais sobre a lua
Os instrumentos científicos do Yutu-2 incluem uma câmera panorâmica, um radar de penetração no solo e ferramentas para identificar a composição química da superfície lunar.
O rover está explorando uma área chamada de “bacia do Polo Sul-Aitken”, que muitos cientistas lunares acreditam ser uma cratera de impacto de uma enorme colisão no início da história do satélite.
- Astronautas ouviram uma música estranha no lado oculto da lua e ficaram com medo de falar sobre isto
Esse impacto pode ter desenterrado rochas profundas do interior da lua, de forma que Yutu-2 pode nos ajudar a aprender sobre o passado e a constituição desse objeto espacial. [NewScientist]
2 comentários
Não querendo ser chato, mas como o blog é sobre ciencia, creio que o titulo deva ser alterado, já que a lua não tem um lado escuro.
Você está totalmente correto, Edson. A Lua tem um lado distante, mas não tem um lado escuro.