Primeiro censo da vida marinha descobre mais de 6.000 espécies, incluindo “água-viva Darth Vader”

Por , em 6.10.2010

Pela primeira vez na história foi feito um censo da vida marinha, resultado de 10 anos de pesquisa e mais de 540 expedições realizadas por 2.700 pesquisadores. Nesse censo, 120 mil espécies de animais foram documentadas, sendo que cerca de 6.000 são novas descobertas.

O projeto calculou que o número total de criaturas marinhas descobertas até agora é de cerca de 250.000. Esse número é considerado baixo, pois muitos biólogos marinhos estimam que o número de criaturas não-microbianas seja de mais de um milhão.

Segundo os pesquisadores, os resultados mostram que as populações de muitas espécies grandes da vida marinha, como tubarões, atuns e tartarugas marinhas, caíram 90% devido à pesca excessiva, à poluição e ao aumento das temperaturas do mar.

Essa tentativa de documentar a totalidade da vida subaquática tem como objetivo fornecer um “nível”, uma “base” para compreender totalmente a vida oceânica. No futuro, novas descobertas podem ser comparadas a esta pesquisa, o que ajuda os cientistas a entenderem melhor quais espécies estão prosperando, quais estão morrendo, quais estão mudando e de que forma isso ocorre.

Cerca de 1.650 espécies novas são descobertas a cada ano, principalmente invertebrados e crustáceos, mas também muitos peixes.

Nesse censo, foram descobertas criaturas curiosas, como essa água-viva da foto do início do artigo, que se parece com o capacete de Darth Vader. Infelizmente, seu nome científico não tem nenhuma relação com a sua aparência. Ela é na verdade uma nova subespécie de água-viva, e foi chamada de Bathykorus bouilloni. Ela foi descoberta no escuro, nas águas profundas do Oceano Ártico.

O caranguejo “Yeti” também foi uma das descobertas, um crustáceo encontrado no Oceano Pacífico, ao sul da Ilha de Páscoa.

Os pesquisadores têm esperança de que o censo e o estudo realizado possam ajudar na preservação do estado da vida marinha. [POPSCI]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

8 comentários

  • matheus:

    isso e uma descoberta incrivel,mas eles(os homens)vam querer mas e mas ate tudo ficar extinto.

  • Rodrigo:

    Curiosamente conhecemos mais sobre a Lua do que sobre o fundo dos nossos oceanos

  • Lucas:

    boa gabriel 🙂

    encontraram o darth vader nadando no laGo negro da força…

  • gabriel:

    encontraram o darth vader nadando no lado negro da força…

  • Josivaldo:

    Um caranguejo com bigodes. O ser humano poderia fazer mais pesquisas sim, inclusive para preservação.

  • Andrey Luiz:

    Legaaal.
    Bichinhos de pelúcia marinhos.
    Imaginem a que profundide essas especies foram encontradas.

  • Jose51:

    Muito interessante, conhecemos tão pouco de nosso mundo.

  • Liel Pires Ribeiro:

    Fico realmente muito feliz com essas descobertas

Deixe seu comentário!