Este “tampão” revolucionário que estanca hemorragias acabou de salvar sua primeira vida

Por , em 31.05.2016

Nós já falamos aqui no Hype de um dispositivo inovador criado para salvar vidas em emergências – uma espécie de “injeção” cheia de esponjas que serve para estancar hemorragias graves.

Em 2014, o bizarro “tampão” foi aprovado para uso nos militares norte-americanos. E, recentemente, provou sua eficácia: salvou sua primeira vida, a de um soldado das forças de coalizão que levou um tiro na perna.

Esse é o primeiro uso clínico documentado do produto, conhecido como XSTAT.

Como funciona

O dispositivo hemostático, desenvolvido pela companhia RevMedx Inc., foi usado por uma equipe cirúrgica militar dos Estados Unidos depois dos profissionais não conseguirem estancar a hemorragia utilizando outras técnicas padrão.

O XSTAT é projetado para tratar hemorragia grave em áreas suscetíveis a ferimentos juncionais, como a axila e a virilha. Uma vez injetado, os comprimidos expandem esponjas rapidamente dentro da ferida, exercendo pressão hemostática para parar o sangramento. Cada esponja contém um marcador de raios-X para facilitar sua remoção cirúrgica mais tarde.

O salvamento

O XSTAT foi usado em um soldado que sofreu um ferimento de bala na coxa esquerda. Após sete horas de cirurgia mal sucedida para parar o sangramento, os médicos decidiram usar o novo recurso.

“Ao longo do curso da cirurgia de cerca de 7 horas, várias tentativas de utilizar cera para osso e cauterização nos locais de sangramento foram frustradas e o paciente recebeu múltiplas unidades de sangue e de plasma. Eventualmente, a equipe optou por usar XSTAT e aplicou um único dispositivo na cavidade femoral, resultando em hemostasia quase imediata. O paciente foi estabilizado e, eventualmente, transportado para uma instalação de cuidados definitiva”, escreveram os profissionais em um artigo publicado no Journal of Emergency Medical Services.

Uso generalizado

Em seu primeiro teste no mundo real, o sistema XSTAT funcionou muito bem, o que Andrew Barofsky, presidente e CEO da RevMedx, comemorou.

“Estamos satisfeitos por ver o XSTAT desempenhar um papel crítico em salvar a vida de um paciente e esperamos ver um avanço significativo para uma maior adoção de XSTAT como um padrão de tratamento para hemorragia grave em ambientes pré-hospitalares”, disse.

E isso pode mesmo se tornar realidade, em breve. No ano passado, a Administração de Drogas e Alimentos dos EUA aprovou o uso do XSTAT na população em geral. Dado este bom primeiro resultado, as equipes de emergência do país têm agora ainda mais motivos para utilizar o sistema.

Quem sabe ele se torne a norma em outros lugares do mundo também, em seguida. [Gizmodo]

3 comentários

  • Gabriel Bonfim:

    Deveriam começar a optar pelo XSTAT depois disso agora…

  • Tibulace:

    SETE HORAS, vazando sangue, para resolverem usar o Xstat!Da próxima vez, vcs DEVERIAM utilizar esse produto, MAIS CEDO, pois NÃO é veneno!

    • Cesar Grossmann:

      Talvez o XSTAT estanque não só a hemorragia, mas a circulação também.

Deixe seu comentário!