Protótipo de avião triangular da Boeing voa pela primeira vez

Por , em 9.08.2012

O mais novo avião militar norte-americano projetado pela Boeing, em parceria com a Nasa, fez seu primeiro voo teste na terça-feira, 7. O protótipo, chamado de X-48C, chama a atenção por ter formato triangular. Isso porque ele foi desenvolvido com o conceito Blended Wing Body, ou BWB, em que as asas estão integradas ao restante da aeronave em uma única peça.

Além do design diferenciado e inovador, a nova tecnologia garante menos perturbação sonora e melhor aproveitamento do combustível.

Por enquanto, o X-48C é um protótipo com escala reduzida, com 6,4 metros. Mas a intenção é desenvolver essa aeronave nos próximos 15 anos para construir uma versão com 73 metros de comprimento, para uso militar. Devido ao tamanho e resistência, esse avião poderá servir como transporte de carga e ser usado em missões de reabastecimento aéreo de aviões menores.

O X-48C é pilotado remotamente, e após seu primeiro voo, pesquisadores provaram que um avião com a tecnologia BWB pode ser controlado de forma tão eficaz quanto uma aeronave convencional. O Boeing X-48C é uma versão modificada do avião X-48B, que voou 92 vezes entre 2007 e 2010.

A versão C tem um par de motores de impulso a jato, de 40 quilos. O modelo B tinha três motores com 22,5 quilos cada um. No total, o X-48C pesa aproximadamente 225 quilos e pode chegar à velocidade de 225 km/h.

Confira o voo do Boeing X-48C no vídeo:

Você pode conferir outras fotos do protótipo divulgadas pela Nasa aqui e aqui. [DailyTech/Boeing]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

Deixe seu comentário!