Conheça o protótipo do avião solar

Por , em 5.07.2009

Ele tem asas do tamanho das de um Boeing 747, mas pesa menos que um carro pequeno – e é totalmente movido pela energia solar.

O aventureiro Bertrand Piccard criou o protótipo do “Solar Impulse” (Impulso Solar), e quer fazer história com o primeiro voo ao redor do mundo com um veículo do tipo. Piccard afirma que o avião definitivo poderá viajar dia e noite usando 12 mil células solares, baterias recarregáveis de lítio e quatro motores elétricos.

“Ontem era um sonho, hoje é um avião, e amanhã será uma representação das energias renováveis”, disse Piccard na inauguração do protótipo. Ele co-pilotou em 1999 a primeira viagem ao redor do mundo em um balão. O avião passará por uma série de testes pelos próximos dois anos, e um novo avião será construído em 2012 para a grande viagem. O projeto tem um orçamento de 70 milhões de Euros – aproximadamente 190 milhões de Reais.

solar impulse

Com o motor produzindo aproximadamente 40 cavalos-vapor, o avião vai voar a uma velocidade parecida com a de pedestres, de 35 quilômetros por hora. Diferentemente da viagem de balão feita por Piccard, a viagem ao redor do mundo com o novo avião vai exigir paradas. “O avião é bem pequeno. 36 horas de viagem já é um desafio, testa a sua paciência”, afirma Piccard, se referindo ao pequeno tamanho da cabine do avião.

solar impulse

Uma coisa que o avião não irá agüentar é enfrentar tempo fechado: os painéis solares não necessários para vôos diurnos e para carregar as baterias de lítio do avião, que dependem da luz do sol. “Evitaremos situações turbulentas. Evitaremos também chuva, porque não é possível coletar energia suficiente neste tipo de clima.”, afirma Piccard. “O desafio será encontrar uma rota favorável”, completa.

solar impulse

Ele também chama a atenção que o avião deve servir como inspiração para inventores: “Se um avião é capaz se voar dia e noite sem combustíveis, movido somente pela energia solar, ninguém pode dizer que não é possível fazer o mesmo com carros, sistemas de ar condicionado e computadores”. [MSNBC, Fotos]

solar impulse solar impulse

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

4 comentários

  • JOSE CARDOSO:

    ENQUANTO O BRASIL GASTA FORTUNAS COM O PRÉ SAL PRA PEGAR PETRÓLEO EM INFINITAS PROFUNDEZAS ,QUE SÓ DARAM LUCROS QUANDO O PETRÓLEO FOR SUPERFLUO SERÁ INTERESSANTE VE-LO TRANSPORTADO POR VEÍCULOS MOVIDOS A OUTRO TIPO DE ENERGIA .

  • Lestat:

    O Leidival está absolutamente certo, nunca que as gigantes petroliferas iam permitir o uso disso, sempre com sua terrivel influencia, se a industria do “ouro negro” para, a economia para.
    Já era para estarmos usando carro a agua ou carros solares faz tempo e em larga escala, só que são esses filhos da pu** que impedem. Bom, quando maiores desastres climaticos acntecerem ou afundarem os iates desses milionarios do petróleo quem sabe mudem de idéia… ou não.

  • Waldecir:

    Opa interessante o artigo, postem os resultados da viagem quando ele a terminar.

  • Leidival Silva Sales:

    A idéia é bacana e com certeza contribui para a busca de soluções alternativas ao consumo de energia. Infelizmente a indústria petrolífera ainda é forte demais para permitir que tal projeto seja considerado uma opção. Por outro lado, muitas empresas investem neste tipo de projeto, o que nos dá esperança.

Deixe seu comentário!