Qual é o tamanho do sol em comparação com a Terra?

Por , em 25.05.2013

Esta imagem mostra a proporção do tamanho do sol para os outros astros do Sistema Solar. O Sol corresponde a 99,85% de toda a massa do Sistema.

Pense em um grande estacionamento com 500 carros, um único carro seria tudo o que sobrou além do sol: todos os planetas, asteróides e luas. O planeta Terra seria comparável ao pneu estepe deste carro.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (6 votos, média: 4,33 de 5)

13 comentários

  • Bruno Henrique:

    http://www.youtube.com/watch?v=XbYP9ysddu4

  • Valdemir Fernandes:

    Tamanho das estrelas
    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/cc/Star-sizes.jpg

  • Evandro Oliveira:

    vaidade de vaidade… tudo vaidade…
    não passamos de pó…
    um dia logo passaremos…

    a vida parece ser até uma grande piada.

  • WalterZ:

    Minúsculos ou “maiúsculos” depende da referência. Comparados ao universo somos muito pequenos mas comparados as partículas, aquelas da mecânica quântica somos enormes…

    Mas não creio que sejamos as “únicas criaturas” que pode entender e contemplar o Universo. Também não acho que o universo exista por causa dos humanos e muito menos que ele não faria sentido sem nós. O universo sem os humanos só não faria sentido para os humanos.

    E o destino dos humanos é uma incógnita. Podemos ser extintos como milhares de outras espécie, ou podemos sobreviver como espécie para sempre. A inteligência é uma ferramenta poderosa, tanto para nos perpetuar como para nos extinguir.

    E a viagem para outras galáxias, ou pra outras dimensões pode nunca ser possível.

    Eu acho que as vezes esquecemos que somos frutos da natureza e como tal, sujeitos as suas leis. Então, não podemos ir a nenhum lugar se isso implicar em infringir uma lei da natureza, não importa quanto evoluirmos tecnologicamente.

    Em 1969 chegamos a Lua. Imaginava-se na época que em uma ou duas décadas estiraríamos viajando pelo espaço. Porém, até hoje, não fomos a nenhum lugar além da Lua.

    A velocidade da luz é um importante limite. Mas isso é teoria. Na prática, com todos os nossos esforços para construir naves mais velozes não conseguimos nem atingir 0,01% da velocidade da Luz. A teoria é uma coisa, a realidade é outra muito diferente!

    • Robson Da Silva:

      “O universo sem os humanos só não faria sentido para os humanos.” Linda frase, me fez refletir

  • Je:

    Interessante e há planetas que deixam o nosso Sol bem para trás em tamanho e a terra fica como se fosse um grão de areia, isso porque estamos olhando para o macro cosmos se olharmos para o micro cosmos é uma outra viagem impressionante.

  • Jhonata Ferreira:

    Agora coloque a Terra do lado de uma pessoa, o que seriamos?? os glóbulos vermelhos de nosso próprio corpo?? Cara fico pensando como somos inúteis.

  • Marco Checon:

    Agora colquem o sol lado a lado de VY canis majoris(uma das maiores estrelas conhecidas)o sol seria um grão de areia e majoris uma bola de basquete !

    • kid redman:

      mais uma referência pra ver que não somos sequer pó…

  • Antonio Costa:

    Somos apenas um entre 7 bilhoes de habitantes em um minusculo planeta desta estrela chamada Sol, escondida em uma galaxia de porte médio, no meio do universo. Isso pode nos dar a impressao de sermos minusculos, mas, ao contrario, somos grandes. Pois somos as unicas criaturas no momento a ter consciencia deste universo, a poder contemplá-lo, a dar sentido ao próprio universo. Nao haveria sentido um universo, se vazio fosse de seres inteligentes para utilizá-lo e contemplá-lo maravilhado. O destino dos humanos será a ocupacao integral viajando por todo o espaco, utilizando de tecnicas ainda nem imaginadas, saltando dessas nossas limitadas 4 dimensoes e circulando entre as outras sete (vide Teoria das Cordas), essa é a grandeza do ser humano.

  • Josimar Reis:

    Isso faz sentir-me minusculo!

    • kid redman:

      Isso faz com que eu me sinta um ser mais espiritual ainda, porque minha parte de matéria é totalmente insignificante.

    • João Bosco Costa:

      Desculpe, apreendo isso como uma espécie de consolo; se não mesmo, escapismo. A propósito, o que vem a ser um “Ser espiritual”?

Deixe seu comentário!