Qual o real valor de um amuleto?

Por , em 30.10.2011

O esporte profissional nos Estados Unidos vivencia, nos últimos tempos, um “boom” de superstição entre os atletas. Jogadores de baseball, basquete e futebol americano estão dando o que falar devido ao uso de adereços e rituais de boa sorte. Diante de tantos amuletos, pesquisadores de uma faculdade no Texas se perguntaram: até que ponto esse costume pode servir para alguma coisa?

O campo de trabalho dos pesquisadores da Universidade Austin Peay State é extenso. Há jogadores que comem frango antes dos jogos, desenham símbolos indianos na quadra, ou usam determinada peça de roupa da sorte por baixo do uniforme, entre outras “loucuras”. A última mania é um colar feito de dentes de animais mortos, que caiu no gosto de vários atletas profissionais e amadores dos EUA.

Os pesquisadores fizeram testes psicológicos com 23 jogadores de baseball que têm algum tipo de superstição. Com cada atleta, foi feita uma análise comportamental antes dos jogos, além da medição do seu desempenho e segurança nas partidas. Foi observado, em linhas gerais, que a superstição realmente os ajudou a atuar melhor.

Se existe ou não alguma força oculta envolvida nos objetos, os pesquisadores se abstêm e deixam cada pessoa acreditar no que quiser. Mas o benefício comprovado está no quesito psicológico: um jogador entra mais calmo e confiante quando deposita suas esperanças de boa atuação em um objeto ou ação. Mesmo inconscientemente, a superstição desempenha um papel importante nesse sentido. [CNN]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

9 comentários

  • jane:

    Somos seres muito mais fisicos que espirituais, digo no sentido de ver tudo com fe, então quando vc coloca algo visual pra conseguir uma coisa q não ve ou não domina, fica mais facil acreditar q dara certo ok?

    Eu tenho uma supertição quando pego dinheiro sempre desfaço das notas velhas,deixo as novinhas na carteira pra chamar mais … adoro fazer isto. E Olha to satisfeita…
    Abraçus e paz pra todos!!!

  • borokotofo:

    tenho asuperstição que o meu comentario vaiser o mais votado

  • Genivaldo:

    Que doideira é acreditar nas viagens de maionese.

  • Raton:

    Usar um colar de dentes de animais “mortos”….Acho que se fossem de animais vivos o bicho não deixaria alguém ter boa sorte.

  • gloria:

    Há sempre uma válvula de escape!Somos complicados e dificeis de entender, cada um vive e acredita naquilo q quer, se tem fé até pode funcionar, mas o q funciona comigo ,pode ñ funcionar c\ outra pessoa, amuleto é coisa individual!Tem gente q ñ deixa extranhos colocarem a mão, p\ ñ tirar o poder.

  • Lucyano Valdez:

    Cada Amuleto tem o seu valor. O Sujeito não sabe potencializar a fé que tem em si, e faz uso desses objetos, transferindo sua vontade, sua fé, que seriam internas, para uma coisa externa aquem responsabiliza pelo possível sucesso ou fracasso. E pode dar certo.

  • nml:

    PRODUÇÃO ó, menos censura e mais posts!!! assim vai melhorar a qualidade!!! pelo direito da liberdade de expressão!!!

  • André:

    Eu não acredito nisso.

    • Ju:

      Em superstição ou no fato de que os supersticiosos podem ser mais confiantes?
      Isso também está relacionado com as religiões, e as pessoas que confiam em Deus.

Deixe seu comentário!