Portão retrátil pode ser futuro de segurança de casas e prédios no Brasil

Por , em 13.07.2016

O melhor mesmo seria poder viver sem muros, portões e cercas elétricas, mas enquanto não chegamos lá, podemos sonhar com uma casa mais segura com este design de portão diferente. Quando está fechado, fica exatamente igual às outras grades, dando impressão de unidade. Quando abre, fica escondido no solo, dando sensação de abertura.

Esse novo design pode fazer sucesso em breve no Brasil, principalmente em estabelecimentos comerciais, que poderiam ter a fachada completamente aberta durante o dia – sem rastros do portão -, e fechada durante a noite.

A empresa criadora do portão é a canadense Fancy Fence, que garante que o sistema pode ser instalado em menos de 24 horas. O portão sobe ou desce em menos de cinco segundos, e não sofre danos com a infiltração da água da chuva.

Se o local ficar sem energia elétrica, o portão pode ser operado manualmente com uma pequena alça. Ele não é pesado, já que tem um sistema de contrapeso. Também é possível instalar uma bateria que funciona entre 5 a 10 vezes até precisar ser recarregada.

O design, porém, não foi pensando exatamente para a realidade da violência brasileira, e sim para operar de forma segura. Ele tem dois sensores de movimentação que travam a abertura ou fechamento do portão se identificar que há alguma coisa no caminho. Assim, um invasor poderia facilmente impedir o funcionamento do portão ao bloquear o sensor.

Outro fato interessante sobre o projeto é que há três opções de designs: grades de aço, placas de madeira e placas de quartzo. Assim, é possível deixar o ar de prisão de lado e ter um visual mais moderno. [Gizmodo, Fancy Fence]

portao retratil portao retratil 2 portao retratil 3 portao retratil 4 portao retratil 6

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 4,00 de 5)

2 comentários

  • Douglas Drumond:

    Nos datacenters do Google, existe algo semelhante, mas é p/ destruir mesmo. Se um carro avançar a cancela, sobe uma barreira do solo.

  • Tibulace:

    Isso é para países civilizados, onde portões são pouco mais que ENFEITES.Bandido daqui, não respeita esse tipo de ” portão” não.Inseguro!

Deixe seu comentário!