Veja a quantidade de álcool que é ok beber em 19 países

Por , em 18.04.2016

Qual a quantidade de álcool que é segura para beber? Depende de onde você vive, uma vez que os países ao redor do mundo têm orientações muito diferentes sobre o que consideram mais garantido para as pessoas.

Essas diferenças foram destacadas em um novo estudo que analisou as diretrizes para consumo de álcool em 37 nações.

Confira fatos estranhos que destacam as diferenças entre elas:

Homens e mulheres

Muitos países têm diretrizes de consumo diferentes para homens e mulheres, geralmente sugerindo que elas bebam menos.

Porém, em alguns países, o limite recomendado é o mesmo para ambos os sexos. Esses incluem:

  • A Austrália, que recomenda beber não mais do que 20 gramas de álcool por dia;
  • Portugal, que recomenda não mais do que 10 a 24 gramas de álcool por dia;
  • Granada (no Caribe), que recomenda não mais de 14 gramas de álcool por dia;
  • África do Sul, que recomenda não mais de 24 gramas de álcool por dia.

Segundo os pesquisadores, não está claro se há alguma vantagem em ter diretrizes diferentes para homens e mulheres.

Ocasiões especiais

Alguns países dizem que é seguro beber um pouco mais de álcool do que o habitual em “ocasiões especiais”. Por exemplo, no Canadá, o limite geral recomendado é de dois doses por dia para mulheres e três doses por dia para homens. Mas as diretrizes também dizem que as mulheres podem beber com segurança até três doses, e os homens quatro, em ocasiões especiais.

O dia do “não beber”

Alguns países recomendam especificamente que as pessoas evitem o álcool alguns dias por semana. Por exemplo, Fiji, Polônia e Nova Zelândia recomendam pelo menos dois dias sem álcool por semana. Já o Canadá recomenda que as pessoas passem alguns dias sem beber na semana, embora não indique um número determinado de dias.

O que é uma dose

O tamanho de uma “bebida padrão” varia amplamente entre os países, de 8 gramas de álcool na Islândia a 20 gramas de álcool na Áustria. O número de gramas de álcool em 30 ml de uma bebida pode variar. Por exemplo, existem 2,4 a 2,8 gramas de álcool em 30 ml de vinho, mas de 1 a 1,2 gramas de álcool por 30 ml de cerveja.

Alguns países têm uma recomendação muito precisa para o tamanho de uma bebida padrão, por exemplo, 13,6 gramas no Canadá, e 12,8 gramas em Luxemburgo.

Em muitos países, o tamanho padrão de uma bebida é de 10 gramas de álcool, o que corresponde a recomendação da Organização Mundial da Saúde.

Onde se bebe mais e menos

As recomendações de consumo diários mais baixas são da Croácia, Índia, Singapura, Suécia, Eslovênia, Bósnia e Herzegovina. Todos estes países recomendam não mais de 10 gramas de álcool para as mulheres e 20 para os homens por dia.

Os Estados Unidos e o Chile têm os mais altos limites de consumo diários. Esses países dizem que as mulheres podem beber até três doses, e os homens até quatro, em um único dia. Mas isso não significa que é seguro beber muito todos os dias. O limite semanal recomendado nos EUA, por exemplo, é de sete doses por semana para as mulheres e 14 para homens.

O Brasil geralmente utiliza as diretrizes recomendadas da OMS. De acordo com a organização, não existe um nível seguro para o consumo de álcool. Se a pessoa bebe, há risco de problemas de saúde e outros, especialmente se beber mais de duas doses por dia e não deixar de beber pelo menos dois dias na semana. [LiveScience, CISA]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!