Que diabos é esta bolha de fogo?

Por , em 9.04.2018

Embora pareça uma bolha de fogo imensa saída de algum filme hollywoodiano, a imagem acima é muito real e mostra na verdade uma fonte de domo de lava de 20 metros de altura, um fenômeno incrivelmente raro.

Normalmente, vulcões explodem lava em poderosos jatos assimétricos.

Esta foto, capturada em 11 de outubro de 1969 no Havaí, mostra uma lava que jorrou simetricamente, como uma bela fonte em uma praça central de alguma cidade.

#TBT

O Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla original em inglês) compartilhou a foto na rede social Twitter no último 29 de março com a famosa hashtag “Throwback Thursday” (#TBT), usada quando as pessoas postam fotos antigas.

A fonte de lava incandescente retratada fez parte da erupção de Mauna Ulu, que durou surpreendentes cinco anos – de maio de 1969 até julho de 1974.

Mauna Ulu é um cone vulcânico na zona leste de Kilauea, no Havaí. Na época em que entrou em erupção, foi a mais longa e volumosa do lado leste do Kilauea em pelo menos 2.200 anos.

A explosão de 1.774 dias expeliu cerca de 350 milhões de metros cúbicos de lava, o suficiente para encher 140.000 piscinas olímpicas, de acordo com o USGS.

Mauna Ulu não detém mais o recorde de erupção mais longa, no entanto. Outra erupção do Kilauea, Pu’u ‘Ō’ō, tem expelido lava quase continuamente desde janeiro de 1983.

Fontes de lava

A erupção de Mauna Ulu foi mais acessível ao público, entretanto, com uma plataforma de observação estabelecida em um ponto da ilha havaiana para que indivíduos pudessem ver o lago de lava.

A fonte da imagem acima jorrou de 10 de outubro a 13 de outubro de 1969. Enquanto a perspectiva da foto faz parecer que a lava estava saindo da água, estava realmente em terra.

Tipicamente, fontes de lava ocorrem quando bolhas de gás se formam rapidamente e se expandem na rocha derretida, o que faz com que jatos espirrem. Embora impressionante, a fonte de Mauna Ulu foi relativamente pequena; tais fenômenos geralmente têm cerca de 10 a 100 metros de altura, sendo que algumas já alcançaram a incrível altura de 500 metros.

Geólogos descobriram que fontes de lava podem jorrar de fendas e aberturas isoladas, de lagos de lava ativos e de tubos de lava expostos à água. [LiveScience]

Deixe seu comentário!