Que tal uma mãozinha? Japoneses criaram um par de mãos adicionais para o seu dia a dia

Quem nunca desejou ter mais um par de braços e mãos para ajudar a carregar as compras para dentro de casa ou para realizar várias tarefas no escritório ao mesmo tempo? Um grupo de engenheiros japoneses criou braços robóticos para ajudar nas atividades humanas, pelo menos parcialmente. Por enquanto, as mãozinhas extras só podem ser controladas quando o usuário está sentado ou em pé, mas sem andar.

O conjunto de braços robóticos é controlado com os pés e joelhos e se chama MetaLimbs, da sigla Multiple Arts Interaction Metamorphism. Os braços robóticos são vestidos como uma mochila, saem debaixo dos braços humanos comuns e são controlados por sensores presos às pernas. O movimento dos joelhos e pés controlam os braços, enquanto um aparelho parecido com um par de meias controla o movimento mais refinado das mãos robóticas.

Enquanto os dedos dos pés controlam os movimentos dos dedos robóticos das mãos, também é possível sentir a pressão ou toque que acontecem nos membros robóticos nos pés, já que a pressão é reproduzida na pele humana com uma pequena peça que exerce pressão. Também é possível substituir a peça da mão por ferramentas específicas para trabalho.


Os pesquisadores são da Universidade de Tóquio, e viam o nosso número limitado de membros do corpo como um problema que podia ser resolvido com a engenharia. A equipe vai apresentar o equipamento na Conferência de Computação Gráfica e Técnicas Interativas que vai acontecer em Los Angeles (EUA) entre os dias 30 de julho e 3 de agosto de 2017. [New Atlas]

Veja como os braços robóticos funcionam no vídeo abaixo:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)
Curta no Facebook:

Deixe uma resposta