Quer emagrecer? Corte as bebidas alcoólicas

Por , em 8.01.2013

Não resistiu às comidas gostosas das festas de final de ano e quer emagrecer? Reduza o consumo de cerveja, vinho e demais bebidas alcoólicas.

A maior parte das pessoas conta apenas as calorias das comidas que ingere, e se esquece das bebidas. Isso é um erro, pois as “calorias líquidas” só perdem para a gordura em questão de valor energético. A gordura tem nove calorias por grama, enquanto a mesma quantidade de álcool contém sete.

Isso quer dizer que meio litro de cerveja equivale a uma barra de chocolate, enquanto um copo de 250 ml de vinho branco tem cerca de 200 calorias – o mesmo que mais de dois biscoitos de chocolate ou um pacote de batatas fritas. Ir para o bar é quase o mesmo que ir para uma confeitaria.

O Fundo Mundial para Pesquisas de Câncer diz que subestimar as calorias das bebidas é uma das principais razões para o fracasso das dietas. A redução do álcool pode ajudar as pessoas a perderem peso, e ainda pode reduzir o risco de câncer.

Estar acima do peso é o maior fator de risco de câncer, depois de fumar. Além disso, pesquisas apontam que beber meio litro de cerveja todos os dias aumenta em cerca de 20% o risco de uma pessoa desenvolver câncer de fígado e de intestino.

Para consultar a calculadora das calorias do álcool do Fundo Mundial para Pesquisas de Câncer clique aqui (em inglês). [DailyMail/IBT]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

10 comentários

  • Renato Yamaguchi:

    Já pensei em cursar nutrição, e toda vez que resolvo pesquisar algo sobre os alimentos em relação aos seu nutrientes e benefícios para o corpo humano me deparo com 1 bilhão de opiniões diferente acerca do mesmo alimento.
    Uns dizem que gordura do porco faz mal outros faz bem, a gema do ovo numa semana faz bem na outra pode causar até esclerose múltipla, isso se consumido em alta quantidade.
    Opiniões pra quem quer uma dieta saúdavel, se der uma sondada na nutrição esportiva ai fica maluco de vez.

    • Tiago Soares:

      Então nada melhor do que tentares aprofundar os teus conhecimentos. Tudo o que disseste varia de pessoa para pessoa. Imensos fatores contam quando se trata de afirmar que a quantidade de X faz mal às pessoas. Atletas sempre são excepção, Idosos são diferentes também, pessoas com algum tipo de doenças e problemas também são diferentes, portanto, se estudares nutrição provavelmente aprenderás tudo isso e muito mais.
      Muito do que lês na Internet em fóruns, sites de revistas e afins está errado pois eles só publicam o que lhes interessa. O que chama mais à atenção, o que gera mais dinheiro, etc. Há imensos sites bons, com informação de ouro, agora é quase tudo escrito em inglês. Para quem não percebe a língua é complicado, e mesmo saber quais são os bons sites ou fóruns torna-se complicado visto que a oferta é muita.

    • Renato Yamaguchi:

      Concordo com você e tenho consciência da importância da nutrição, o que eu me refiro é ligado a nutrição pra pessoas saudáveis.
      Pq o mínimo era cada um saber o básico da nutrição pra saber se cuidar melhor, 90% dos obesos não devem ter a mínima sobre nutrição, acham que simplesmente parando de comer iram emagrecer, por isso nunca conseguem !

    • Tiago Soares:

      Já que falas nisso recomendo-te o documentário “Muito além do peso”, penso que é assim que se chama. É um documentário brasileiro que fala essencialmente da obesidade infantil.

    • Renato Yamaguchi:

      Vou deixar marcado, pra depois assistir .
      Vlw =)

  • Fernando Cruz:

    É rapaz… agora complicou…
    Essa barriguinha de chopp terá que se conformar em ficar por aqui… hehehehe

  • Tiago Soares:

    O valor real mais aproximado das calorias do alcool é 5.7Kcal devido ao TEF.

    E o que faz engordar não é o alcool, mas o que vai junto com o alcool, ou seja, uma cerveja tem uma % de hidratos de carbono, são esses hidratos de carbono que vão ser armazenados em gordura.

    Eu costumo consumir alcool, mas quando bebo, bebo somente bebidas mais puras em alcool e nao ingiro nada junto com elas. Uns shots de vodka ou outras bebidas com algum teor de alcool não vão contribuir para o ganho de gordura pois o alcool não é digerido. Aquilo que comemos juntos com ele é que engorda, principalmente quando as pessoas misturam bebidas brancas com sumos ou redbull, o que vai adicionar à bebida uma grande quantidade de HC’s, dos quais açucares (ainda por cima!).

    • Guilherme Euripedes:

      Hidratos de carbono… Você não fala do Brasil né? hehe

      Mas é isso ai, falou tudo o que eu iria falar, tirando sobre o valor calórico do alcool.

      Para quem pensa em manter um corpo sadio, o álcool sempre fará muito mal, mas se está pensando em apenas manter o peso normal, beba destilados fortes, evie fermentados e licores.

      Se for beber pinga, sem torresmo! =) (coisa de tio)

    • Tiago Soares:

      (ahahah) Não, sou Português e estou em Portugal.

    • Renato Yamaguchi:

      Que beleza já que cerveja não engorda vou trocar meu filtro de água por uma máquina de chopp da Heineken !

Deixe seu comentário!