Rachadura de 112 km abre no gelo da Antártida

Por , em 16.12.2016

Uma nova imagem aérea feita por cientistas da missão IceBridge da NASA mostra uma enorme fenda na plataforma de gelo Larsen C, que está flutuando para fora da Península Antártica.

Quando a rachadura eventualmente se espalhar por toda a plataforma, criará um iceberg de cerca de 6.451 quilômetros quadrados.

Em 10 de novembro, quando os cientistas da IceBridge observaram a fenda, ela tinha 112 quilômetros de comprimento, mais de 90 metros de largura, e 500 metros de profundidade.

De acordo com a NASA, esta rachadura é relativamente nova – mostrou crescimento em imagens de satélite apenas este ano. Ela tinha sido observada pela primeira vez em 2014.

Perigo

Larsen C é a quarta maior plataforma de gelo da Antártida e retém as geleiras terrestres logo atrás: uma vez que desaparecer, as geleiras de fluxo lento têm uma barreira menor em sua jornada em direção ao mar.

Em 2002, a plataforma de gelo próxima Larsen B entrou em colapso parcialmente depois de ter apresentado uma rachadura semelhante.

A eventual separação da nova fenda de Larsen C removeria entre 9% e 12% da área de superfície da plataforma, podendo levar ao seu total desmoronamento. [LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 4,00 de 5)

Deixe seu comentário!