Iceberg do tamanho de Berlim aparece na Antártica

Por , em 7.11.2011

Um iceberg enorme que irá crescer até 880 quilômetros quadrados está se formando em uma plataforma de gelo na Antártica Ocidental.

O iceberg começou como uma rachadura superficial no lençol de gelo, localizado em frente à Geleira Ilha Pine, na região antártica. A fenda, encontrada em outubro, corre por quase 32 quilômetros, e imagina-se que tenha 65 metros de profundidade.

Com a rachadura aumentando a cada dia, o iceberg vai se formar quando quebrar da plataforma maciça de gelo. Espera-se que isso aconteça no final desse ano ou começo de 2012.

Cientistas da NASA afirmam que o iceberg irá formar uma área de 880 quilômetros quadrados, o mesmo que a capital da Alemanha.

A Geleira Ilha Pine é uma das maiores e mais rápidas massas de gelo da Antártica, e é responsável por algo em torno de 10% de todo o gelo flutuante nos oceanos.

Em anos recentes, satélites apontaram uma notável diminuição na geleira, o que pode estar relacionado às mudanças climáticas e ao aquecimento global.

Mas cientistas que monitoram o aparecimento do iceberg afirmam que a nova formação é parte de um ciclo de 10 anos que acontece naturalmente.

“O último grande nascimento de um iceberg aconteceu em 2001, então já era esperado que algo assim acontecesse nessa época. E para nós é muito excitante ver algo assim acontecendo”, afirma o cientista do projeto IceBridge da NASA, Dr. Michael Studinger.

“Eventualmente, o iceberg vai se mover para o norte, onde seguirá correntes de vento e oceânicas – e a principal lá é a Corrente Circumpolar Antártica. Estaremos com certeza acompanhando isso”.

O “nascimento” é uma forma de perturbação no gelo, causada pela quebra súbita de uma massa de gelo de uma geleira ou iceberg maior. O fenômeno acontece usualmente após uma rachadura na massa de gelo.

Esse processo produz mais de 15 mil icebergs todos os anos apenas na Groenlândia, e é uma popular atração turística no Alasca.[Telegraph]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

Deixe seu comentário!