Realidade ou fantasia? Entenda por que você gosta (ou odeia) Crepúsculo

Por , em 17.11.2011

Enquanto milhares de fãs aguardam ansiosos pela estreia do filme “Amanhecer”, o mais novo da saga Crepúsculo, tem gente que está pouco se importando com isso. Ou até evitando, tamanho o ódio que desenvolveu pela série que mistura vampiros, lobisomens e várias doses de romance.

Mas isso não tem necessariamente a ver com críticas ao filme ou com a influência de comentários negativos de amigos. Algumas pessoas simplesmente não conseguem desfrutar histórias com muita fantasia, de acordo com um novo estudo.

Enquanto algumas pessoas adoram ler romances fantasiosos, outras simplesmente odeiam. Seria porque elas não têm uma imaginação boa ou não podem aceitar as regras de um mundo imaginário?

Um estudo da Universidade Estadual do Kansas, nos Estados Unidos, demonstrou as diferentes maneiras pelas quais as pessoas podem encarar a fantasia.

Foram feitos experimentos para ver como as pessoas experimentam a fantasia dentro de narrativas – como em um livro, filme ou peça de teatro – que inclui aspectos sobrenaturais, irreais ou impossíveis. A fantasia foi diferenciada da ficção científica no estudo porque esta tende a vir com uma explicação lógica para os mundos irreais que ela cria.

Em um primeiro experimento, voluntários receberam um texto de fantasia ou realista demais. Na narração fantasiosa, o escritor adquiria a habilidade de voar sobre as montanhas para depois descer e pousar em belo campo de relva verde. Já a narrativa realista descrevia um nascer do sol e incluía passagens que detalhavam o aspecto do céu.

Em um segundo experimento, os voluntários viram dois quadros e tinham que decidir em qual deles gostariam de morar: em uma das imagens um homem estava sentado dentro de uma cabana de palha e na outra um homem meditava enquanto flutuava no ar acima de montanhas.

Após cada experimento os voluntários tinham que descrever o que as narrativas e imagens provocaram neles. Os pesquisadores ficaram surpresos ao descobrir que a intensidade e a vivacidade das imagens não eram diretamente ligadas com a propensão de uma pessoa para devaneios fantasiosos.

Mas havia uma diferença clara entre as pessoas que estavam propensas a gostar de fantasias e devaneios daquelas que eram mais “pé no chão”. As pessoas que se mostraram confortáveis com a fantasia tenderam a ser mais absorvidas pelo o que leram e viram. Elas também tendiam a ter uma reação emocional. Muitas disseram que se sentiram bem depois de ler as narrativas ou olhar as pinturas.

Outra característica interessante das pessoas propensas à fantasia foi que, mesmo quando elas tinham contato com um texto ou pintura realista, elas inseriram elementos fantásticos nisso. Por conta própria, elas começaram a se ver voando enquanto viam o sol nascer, por exemplo.

Ainda não é certo o motivo pelo qual algumas pessoas gostem da falta de realidade, enquanto outras não gostam nem um pouco de histórias que envolvam muita imaginação.

E você, gosta de histórias malucas que não tenham nada a ver com a realidade ou prefere algo menos fictício? [MSN]

70 comentários

  • Marc F.B.:

    O que me fez detestar essa saga crepúsculo não foi a mistura de seres fantasiosos com a nossa realidade… Foi a quantidade de furos no enredo mesmo, somado a um romance superficial e pouco cativante ao leitor (eu no caso).
    Sei lá, acho que no mínimo eu preciso ter uma empatia pelos personagens pra acompanhar alguma ficção e torcer pelo sucesso dos mesmos; mas nem isso eu consegui pelos protagonistas!

    Porque se fosse só pela questão da ‘fantasia ou realidade’, Harry Potter, Senhor dos anéis, Matrix, Avatar, Batman, Fred vs Jason, O incrível Hulk, Toy story e uma pancada de outros também seriam descartados pelo público que não se agradou com a Saga crepúsculo, pois nenhum desses se preocupa muito com o exagero de ideias.

  • Cleo de Mile:

    O último vampiro que me encantou, Blade

    Edward não é bonito e sim Jacob (o lobo)
    Bella só é bela no nome a garota é esquisitinha
    Como disseram é um bando de vampiro emo misturado com gótico

  • Cleo de Mile:

    Pior que a saga Crepúsculo, contaminou boa parte das mentes cinematográfica, no embalo veio A GAROTA DA CAPA DOURADA e BRANCA DE NEVE E O CAÇADOR, putz tudo no mesmo estilo, fora as séries TEEN WOLF e VAMPIRE DIRIES.

    Uma droga bagunçaram todos os mistérios e lendas sobre Lobisomens e Vampiros. Romantizou a coisa da maneira mais pobre estilo Princesas Disney.

    Ainda bem que acabou, imprinting com um bebê onde já se viu um trem desse gente, acho que a autora andou dando um tapa na pantera enquanto escrevia

  • Aways Remember You:

    Como eu posso gostar de uma saga no qual o vampiro brilha! Eles ESTRAGARAM vampiros e lobos! Essa autora, não é boa! Quem é bom mesmo(na minha opinião) é a autora de Harry Potter e o autor de Percy Jackson! Eles usaram um assunto muito usado, mas, não estragaram!

  • Gaby:

    Desculpe, mas eu acho que quem desenvolveu este tópico era fã de Crepúsculo e por isso não teve visão o suficiente para compreender quais os motivos que levam muitas pessoas a odiar a série.
    Crepúsculo foi criado por uma autora que hoje em dia se diz uma boa escritora somente por fazer sucesso, mas ela não é uma boa escritora. Alguém que não compreende o real sentido da literatura jovem da antiguidade e se nega a ler o clássico Drácula de Bram Stoker(referência ao vampirismo durante século e, também o segundo livro mais vendido após a bíblia até a decada de 90, antes do lançamento de Harry Potter) não tem chance de tornar-se uma boa escritora sobre o assunto com uma visão suficientemente aguçada para compreender que o que ela criou jamais poderia ser chamado de “vampiro”, pois ela modificou grandes fatos da lenda e criou não mais do que um novo ser o qual ela não teve criatividade o suficiente para nomear.
    Partindo deste ponto, Crepúsculo não é odiado por pessoas que desgostam de fantasia ou romance, mas sim de seres mais intelectuais do que a própria autora que desacreditam que ela tenha cometido tamanho erro em colocar sua visão única de um ser novo num livro e passar adiante que aquilo é um vampiro quando na verdade não é.
    1º fato que a autora não compreendeu: O ser humano é um predador.
    Os vampiros bebem sangue de humanos e a família Cullen ao negá-lo negam a parte humana que eles mesmos preferem preservar. A partir do momento que eles têm a sede de sangue e, necessitam do mesmo para sobreviver, um vampiro mataria uma pessoa sem pensar duas vezes. Pessoas matam umas as outras sem serem instigadas a isso ou mesmo terem um motivo. A verdade é que o próprio humano é um predador e quando se torna vampiro, ele é o predador do homem. Sendo assim, ele não negaria o sangue desta forma que é demonstrada no livro.
    2º fato: Romance exacerbado.
    Na obra, Sthepanie Meyer procura demonstrar o grande amor entre as personagens Bella e Edward, no entanto o faz de forma erronia e enjoativa. Existem muitos romances bons e entre eles existem os ruins, Crepúsculo faz parte do que está abaixo de ruim.
    A autora insiste tantas vezes no fato de “ele ama-la”; “ela ama-lo” que o romance, a aventura, a conquista por permanecerem juntos, se esvai a partir de então. Não há mistério entre a paixão dos dois e na tentativa de que houvesse, ela distanciou uma das personagens, mas deixando OBVIO que ele a amava e voltaria para Bella chorando como uma garotinha.
    3º fato: Explicações.
    S.Meyer criou seus supostos “vampiros”, mas acabou ignorando durante TODA SUA OBRA( e digo isso para todos os livros) explicações sobre fatos anti-naturais que ocorriam com suas personagens e que jamais foram explicados de forma convincente para que seus leitores(ou ao menos a parte curiosa e inteligente deles) concluíssem os pensamentos que ela deixou em aberto. Por isso, muitos se decepcionam ao concluir os volumes e compreender que S.M é realmente uma escritora que ignora explicações que deveriam ser dadas a própria obra e inventa uma fantasia estupida como uma criança ao criar monstros embaixo de sua cama.
    Por isso digo, não é devido a fantasia que crepúsculo é ruim, é devido ao desinteresse pela escrita de qualidade da autora que ele se torna péssimo. Se ela falasse que Edward é uma fada carnívora a série seria realmente intrigante, faria muito mais sentido mesmo que ela não explicasse nada sobre seus seres. Daria mais mistério e talvez tornaria ela uma pessoa muito mais famosa, muito menos criticada e muito mais “falsa sábia” do que ela já é.

    Eu adoro fantasia, de todos os tipos. Mas posso afirmar que acho Crepúsculo uma péssima demonstração da fantasia como ela deveria ser.

  • emily:

    eu gosto de alguns filmes mas nao critico, eu tenho apenas 12 anos adoro filmes de vampiro sou facinada eu tento agir como vampira sei q é idiotise mas é uma forma de controlar minha locara , nao sei pq as só de falar no asunto da uma coissa estranha em mim confeso ja quase matei alguem chupando sengue ja chupei sangue varias veses ,e é uma coissa estraordinaria ser asim pq é magico realista e maduro almesmo tempo eu chupei sangue do menino q gosto e namorei com ele depois disso e hoje faz 3 anos q gosto delle nao sai da minha mente a sena nao sai da minha boca quando vejo ele sinto desejo, pode me chamar de loca mas sou asim vacinada por coissas estraordinarias Vampiros e queria ser um delles ia ser muito bom tirando q depois disso virarei um montro mas nao ligo nao ja amei amo e voo amar Vampiros…

    • Saprugo:

      Bom, sabendo que é “idiotise” o que você faz, te dou um conselho: tenta sugar o sangue do Prof. Pasquale, quem sabe você aprende a escrever direito?

    • fumagalli_br:

      Gaby, apesar de não ser fã da saga, não concordo com os seus três argumentos, pois em primeiro lugar, “vampiro” é um ser fictício, sendo que, não necessáriamente a autora precise seguir conceitos já descritos por outros escritores, por exemplo, um cavalo sempre terá que ser um cavalo, pois é um ser real que sabemos seus abitos e como vivem, um ser real, já um unicórnio por ser um ser fictício sem nenhuma base na realidade abre margens ao autor de descrever uma variedade de hábitos do ser mitológico pelo simples fato de ele não existir no mundo real. Quando você fala que o homem por natureza é um predador até concordo com você, mas não no caso dos vampiros no filme, pois pelo que eu entendi na saga os personagens foram transformados, sendo que suas lembranças, alguns princípios, sentimentos continuam os mesmo, a autora até da uma pequena explicação no que toca os recém transformados, onde a “sede” é tanta que abandonam os pilares de caráter acima descritos, mas logo após essa “fase” e perfeitamente viável que os Cullens bem como outras famílias como pode se verificar na último episodio da saga, por terem enraizado princípios humanos, tenham a atitude de tomar sangue de animais. Sua segunda afirmação é uma opinião altamente pessoal, pois tendo em conta a quantidade de livros vendidos, a narrativa não é tão fraca assim, claro de longe é meu tipo de livro favorito, mas também não é dos piores, neste casso na verdade os próprios filmes deram um “up” na venda dos livros, mas tem que se respeitar a alcance que a obra teve, por mais que de longe é meu tipo de livro preferido, respeito a audiência alcançada, não estou acima da verdade para julgar alguém, diferenciar os leitores “inteligentes” e já se colocando nesse grupo dos burros como você fez. Partindo da premissa que o conceito de inteligente é altamente subjetivo, podendo ser divididos em uma serie de categorias. Mas por fim tem algumas explicações superficiais, como o fato de a pele brilhar ao contato do sol, é mais plausível que simplesmente entrar em um estado de combustão espontânea ao entra em contato com o mesmo. Fantasia é fantasia, abrindo margem a varias interpretações as histórias que falam de lendas antigas, mitologia, fadas e duendes. Não é a melhor historia do mundo, mas esta longe de ser a pior.

  • Bruno Ávila:

    Muito difícil eu não gostar de um filme. Entretanto, tem filmes que chegam a ser ridículos. Se o filme for muito fantasioso e não tiver uma história muito boa história, ele se torna uma droga.

  • Euzinha:

    Estou aqui para dar a minha opinião,mas não quero em momento algum ser desrespeitada,porque opinião é um DIREITO meu:

    As pessoas são diferentes,então não há argumento concreto e justo para avaliar os fãs de Crepúsculo em gerais.

    À partir do momento que você abre um livro da Saga Crepúsculo (possui de 300 páginas para cima) ela está gostando,está sendo algo prazeroso para ela ler aquilo. E,de alguma forma ela adquire algum conhecimento (por exemplo:a ortografia,aprende-se a escrever melhor).

    Outro detalhe: As meninas não estão se vestindo e imitando a Kristen:É necessário entender a admiração,quem gosta da Saga Crepúsculo e gosta dos personagens e dos atores que o interpreta,o admira,pode até se inspirar nele.

    Os fãs (como eu já disse cada pessoa é diferente,mas conheço algumas pessoas para falar isso):

    Não gostam da Saga Crepúsculo só porque tem o Edward,que é lindo,perfeito e tal como dizem.Admiramos o personagem por outras coisas também,como por exemplo:o AMOR que ele sente pela Bella e o fato de ele querer proteger ela.

    A acusação mais ridícula: “Crepúsculo é modinha. Algumas meninas só leem par dizer que está ‘por dentro’ das novidades”

    Saibam que isso é mentira,eis o argumento correto: Quando uma coisa é descoberta,é aprovada,ela é repassada,quando descobrimos a existência da Saga e nos interessamos por ela,e a aprovamos quando a conhecemos,temos um motivo,algo na Saga nos agradou.

    E,muitos fãs vão lembrar de Saga Crepúsculo quando acabar.

    A história é interessante por muitos,por ser um romance,amor impossível,isso nos agrada e pronto! Gosto não se discute!

    Meyer criou o mundo DELA (que agradou muita gente)ela escreveu,antes de criticar uma coisa que você provavelmente não leu,faça um livro como Meyer fez! Difícil né? Então não critique! O mundo não vai pra frente com as críticas,e os fãs que gostam,não vão deixar de gostar!

    Essa história de reação,fantasia,envolvimento com as imagens,com as cenas,vício.Eis o meu argumento:

    Todo e qualquer livro ou saga desperta algum sentimento,envolvimento ou fantasia com quem o lê ou assiste (os filmes).Vocês,até mesmo assistindo uma novela tem essa fantasia,esse envolvimento,sentimento ou qualquer emoção.

    As novelas,filmes e livros despertam isso em TODO MUNDO!

    Claro,é preciso ter maturidade para se envolver com a novela,o filme,o livro ou a saga,no caso.

    Mas,faz parte da nossa vida,todos os dias convivemos com as novelas exibidas,e filmes também.

    Isso faz parte também de uma FASE ,de um momento seu! Uma hora passa!

    Mas o que nem um argumento vai mudar é o amor e a admiração que os fãs de Crepúsculo tem pela saga,pela história,pelos personagens e pelos atores! Não há argumento que mude isso!

    E é preciso ter bastante maturidade para respeitar a opinião dos outros e aceitar os fãs da Saga (que não são poucos!).

    Fãs serão sempre eternos! Como EU! AMO MUITO CREPÚSCULO!!!

    • Rosana Oliveira:

      Euzinha, eu não concordo 100% com o que você disse e vou citar:

      Escrever direito = sim, os livros ensinam a escrever bem, mas não é o que vejo no geral, pelo menos com os fãs de Crepúsculo. Boa parte dos que vejo escrevem com erros ortográficos. Seria preguiça mental?

      Gosto pelos personagens = vejo que maioria das fãs de Crepúsculo confundem personagem com ator. Robert Pattinson tem a cara torta mas as meninas acham ele “lindo” e “perfeito” porque projetam o Edward nele. Isso não é normal, pois já interfere no senso crítico.
      Não estou dizendo que é proibido achar o cara lindo, mas é muita gente chamando um cara feio de bonito.

      Amor impossível = não errado gostar de romance impossível. O ruim nessa história toda e a postura que as menininhas estão tomando na vida real, procurando o “Edward” delas. Mal conhecem o garoto, não sabem nem a procedência do cara e falam que “amam” ele. Crepúsculo é ficção e ponto final. Muitas fãs concordam comigo nesse último ponto, mas na prática saem procurando o vampiro-fada delas. Maturidade mental é essencial.

      “Stephenie criou o mundo DELA” = bom, problema DELA. Quanto ao fato de ter gente que gostou, tem pessoas pra gostarem de tudo nesse mundo, inclusive dos terroristas e até do diabo. Quanto artista que não canta NADA tem fãs por aí? Ter pessoas que apreciem não necessariamente significa qualidade.
      Há escritores virtuosíssimos que não conseguiram um lugar ao sol, há os que conseguiram se consagrar, há os medianos previsíveis que não conseguiram e há escritores como Stephenie, que é o mesmo tipo anterior citado, mas que alcançaram o sucesso.

      “É preciso ter maturidade pra se envolver com novela, filme, livro ou saga” = no caso de Crepúsculo é isso, só que ao contrário, se é que você me entende.

      “Mas o que nem um argumento vai mudar é o amor e a admiração que os fãs de Crepúsculo tem pela saga” = por mim, que gostem. Só que muitos não aceitam nenhum tipo de crítica e isso sim é imaturidade. Há coisas que gosto, bandas, filmes e quado criticam fico de boa. Agora, fãs de Crepúsculo, Restart, Rebelde e cia., são muito revoltadinhos à toa. Nenhuma história é perfeita a ponto de ninguém desgostar. Tem gente que odeia Shakespeare, Beatles, Elvis Presley e tantas outras coisas que são pregadas na mídia como “indesgostáveis e não-odiáveis”

      Pode até faltar um pouco de maturidade de alguns criticadores de Crepúsculo, que exageram na dose, mas também falta um pouco de humildade por parte dos apreciadores dessa so-called saga.

      EU NÃO AMO CREPÚSCULO!!

    • Rosana Oliveira:

      Vai ter fã lendo o “não amo” como “odeio”.
      Eu não disse que odeio. Minha intenção real foi contrastar com a frase final do comentário da Euzinha.

      Não sou radical nesse ponto. Tenho colegas que gostam de Crepúsculo e elas são muito legais.
      Tem gente que se afasta de alguém somente pelo gosto literário ou musical.

    • miih-bella:

      lamento.

  • John jones:

    filmes que falam de magia sao tudo ruim prefiro filme de super heroi(de preferencia da dc comics)

  • nathy:

    Eu amo crepusculo é um dos melhores do mundo

  • B.:

    O problema não é o estrago que a autora fez com as lendas.O problema é o impacto que a história causou na mente de muitas pessoas. Se você procurar em alguns sites, americanos principalmente, vai encontrar garotas que se vestem e tentam agir como a Bella Swan, compram até o figurino que a atriz Kristen Stewart usou no filme para interpretar a personagem, ou a forma como tanto a atriz quanto a personagem agem ( estou falando sério, procurem).
    A história mostrou um tipo de “amor”, que você não encontra em duas pessoas no mundo, algo obsessivo, a ponto de explodir. E a mulheres de hoje em dia, vendo esse “romantismo” todo e essa “fantasia” toda, enlouquecem literalmente.
    Até mesmo a imagem do homem ideal mudou depois da história, as mulheres veêm como homem ideal, aquele cara misterioso, bonito e rico.
    Não venham (garotas obcecadas por Crepúsculo) me dizer que Twilight não muda sua mente, porque é mentira.
    Crepúsculo é apenas um livro, Bella Swan e outros são apenas personagens, não existem.
    Você tentar agir ou mudar seu modo de pensar não vai atrair nenhum homem “perfeito” como o personagem Edward Cullen.
    Cuidado.

    • Marianna G:

      O impacto que a história causou na mente de muitas pessoas são vários. Não vale generalizar. Tem pessoas que são loucas mesmo, igual nos filmes de Harry Potter! Lembro que na época foi intenso… Um monte de gente andava na rua com aquelas roupas dos personagens!
      E sempre será assim… em qualquer ficção que retratar magia, vampiro, esses tipos de lenda que fica só na imaginação das pessoas, querer saber se pode existir ou não; não é comprovado cientificamente que essas coisas não existem entendem? Então as pessoas fazem fantasia.
      E mesmo que fosse comprovado, querer ser algum personagem da maneira light é ótimo e faz bem pra infância. Quem nunca aqui quis ser o super-homem ou coisa do gênero? Po… Quando eu tinha 8 anos meu sonho era casar com o Tom (do Tom e Jerry) kkkk, vai entender?
      Agora, a maneira exagerada ja é outra história. É até onde pode chegar a fantasia das pessoas (e acredite essas pessoas tem parafuso a menos). E não se pode ODIAR a saga só porque viu o filme ou porque não aceita o que a saga fez com as pessoas, Isso é literalmente não saber pensar!!
      Você pode odiar o filme, envolvendo só você. “Ah eu não gosto de ficção”, “Ah eu detesto filme derivado de livros”(eu concordo rs).

  • antonia canhamero mena:

    Para voces odiarem a saga Crepúsculo , “leram” todos os livros???? Não entendi !

    • Thales:

      se a historia do filme é a mesma do livro não vejo razão alguma p/ ler.
      A questão de crepusculo é que é uma historia fraca. Garotas gostam pelo simples fato de dois garotos bonitos e “extraordinario” se apaixonam por uma garota normal e fazem tudo por ela. As leitoras gostam de se colocar no lugar da Bella e sonhar que um dia um cara perfeito vai aparecer do nada e dedicar completamente sua vida a elas sem precisarem fazer o menor esforço.
      qualquer um é livre p/ gostar do que quiser, mas não venham me dizer é crepusculo é uma historia profunda ou algo tipo, pois não é.

    • Aways Remember You:

      Eu lí todos. É uma porcaria, sem lógica. Estragaram os vampiros e lobos!

  • Filippe:

    sabe o que é um lixo? esse estudo…

    “as pessoas que gostam de fantasia se sentem melhor com fantasia, e mesmo quando leem realidade, imaginam fantasia pra melhorar a história”

    uau, cara.. tese de mestrado, é?? ¬¬’

  • Marianna:

    Quem considera o filme crepúsculo, lua nova, eclipse e amanhecer um lixo… eu até entendo. Mas se lerem o livro é garantido que vão adorar, não tem nada a ver com o filme.

    • Rosana Oliveira:

      Engraçado, conheço VÁRIAS pessoas que leram os 4 livros e detestaram. TODAS elas disseram que leram até o fim na esperança que melhorasse, mas a cada livro que passava a decepção aumentava.

  • Alex Keher:

    Concordo plenamente contigo Boschiero. Sou fã de Senhor dos Anéis, Star Wars, ficção e fantasia de modo geral.

    Não tem desculpa.

    Crepúsculo é ruim mesmo rs rs rs.

  • Nik:

    Gosto muito de histórias de fantasia, mas, às vezes tenho a impressão de que o autor da mesma não soube pesquisar na hora de “criar” uma base para o que escrever ou então fez uma péssima adaptação. Um exemplo seria que em Harry Potter, todos os “dragões” que apareceram (pelo menos nos filmes, no livro alguns) na verdade eram “serpes”… “parentes distantes” dos dragões que são BEM MENORES, geralmente bípedes e SEMPRE “brigam sujo”.

    Já em Crepúsculo nem é preciso falar das malditas adaptações né… =.=

  • Kaká:

    Pior de tudo são os lobisomens! O que a autora fez com os lobisomens foi um ultraje PQP!

  • Clara Telis:

    Eu amo fantasia ,sou fão de Harry Potter e Senhor dos Anéis ,mas Crepúsculo pra mim é um pouquinho fraco ,talvez a história em si não seja tão chata (e é até diferente) ,mas como ela é contada e representada nos filmes é maçante ,muito morna . Não gostei do primeiro filme e parei por aí.

    • 3dx:

      flw e disse li Harry potter gostei,estou lendo senhor dos anéis gostei, crepúsculo nem vou tentar ler 😀

  • Luan P.:

    kkkkkk o dia que fui assistir esse filme foi num cinema , minha prima e a menina que eu tava afim me convidaram e eu claro , nao recusei por causa da gatinha =D . deu um poco do filme e eu sai da sala do cinema , porq , sinceramente vampiro brilhar na luz do sol é ridiculo , tem q ter morte pow , nada de ficar chupando sangue de animal nao , tem q matar é humano ***** , vai assistir um senhor dos aneis krakolis!

  • Adri:

    Bom eu adoro fantiasa, ficção e histórias fantasiosas, se fizessem o teste comigo eu provavelmente ficaria entre as pessoas que fantasiam, mas eu acho crepusculo um lixo, muito sem sal, e sem noção, o casal principal não tem nem um pouco de quimica nem emoção, onde ja se viu que vampiro no sol brilha, meu filho vampiro no sol derrete isso sim, cadê o Blade nessas horas? é pessimo, ridiculo, e sem ação em um filme que aborda temas tão bons, vampiros e lobos, são temas pra otimos filme (de ação, não um romance pra adolescentes alienados) em 2012 vai estreiar o Anjos da Noite esse sim é filme de vampiros e lobos! #ficadica

    • Rosana Oliveira:

      Vampiro não derrete no sol. Esse é o sorvete.
      Vampiro queima, vira cinzas.

  • Mii-chan:

    HAHAHA

    eu amo livros (de todos os generos, inclusive fantasia) e acho Crepusculo uma bosta. E pq?

    Historia mal escrita; cliches que ninguém aguenta mais ler (a nao ser que vc seja pré-adolescente e/ou tenha uma atraso mental); ridicularizaçao da figura dos vampiros e lobos classicos; péssimo desenvolvimento das personagens (mesmo sendo um romance, o autor deve se preocupar com esse aspecto ao menos nos principais), enfim… se eu continuar nao paro mais.

  • Sheik:

    As mulheres hoje estão tão anestesiadas que para sentirem alguma emoção verdadeira para um homem precisa-se de situações fantasiosas, homens muito ricos, muito bonitos ou muito famosos ou todos esses fatores juntos. Elas confundem adrenalina, e sensações como batimentos cardíacos acelerados como atração, paixão e amor. Elas não conseguem sentir essas sensações fortes com seus maridos e namorados e sonham com homens que as falam flutuar e sentir essas sensações todas. Por isso muitas acabam se envolvendo com homens errados, por confundirem adrenalina com atração e depois confundem atração com paixão e paixão com amor. No livro/filme Crepúsculo a autora foi inteligente, colocou dois desejos femininos em dois caras (de forma bem exagerada e impossível, é claro), um cara é rico, bonito e romântico (simbolizando o cara bonzinho que faz tudo pela mulher) e do outro lado um cara bombadinho, aventureiro, simbolizando o cafajeste. O fundo romântico é só uma forma da mulher se justificar e se afastar da responsabilidade consciente da escolha certa, pois ela pode simplesmente falar “foi coisa do coração”.

    • Aways Remember You:

      Não é as mulheres, são as meninas virgens de 10 anos. As mulheres não querem saber disso.

  • Isabella:

    Algumas pessoas levam muito para o lado histórico, mitológico e etc., mas o fato é que Crepúsculo não vei para entrar no rol de livros históricos sobre vampiro e lobisomem. É simplesmente uma historia criada por uma escritora que quis retratar uma espécie tão fascinante do jeito dela. Todas as obras são para pura leitura e deleite de pessoas que gostam de histórias assim. Gostar ou não é direito de cada um, mas não acho certo alguém querer usar de artifícios históricos ou mitológicos para falar que a obra é ruim. Acho muito radicalismo. Existem n livros muito piores que os da saga e nem por isso as pessoas precisam ficar procurando algum tipo de fato ou etc. para criticar. A escritora deu muita sorte porque seus livros encontraram leitores ávidos por fantasias e que mergulharam neste mundo. Cada um tem direito de escrever o que quiser e aguentar as consequencias disso, que para ela só foram boas (financeiramente principalmente).

    • curioso:

      Boa. Cinema é arte, cada um aprecia como quiser.

  • felipe:

    Nesse filme os vampiros são fadas que brilham no sol

  • Instigante:

    Odeio……simples assim!

  • Kelly:

    Amo ficção fantástica e científica, mas esse Crepúsculo é uma porcaria. Muitas pessoas já afirmaram aqui nos comentários o motivo de Crepúsculo ser tão odiado. Porque é entediantemente comercial. Quem gosta de crepúsculo, dificilmente se deleitaria em ler os três volumes imensos de “O Senhor dos Anéis”, ou algum livro dos Mestres Arthur C. Clarke e Isaac Asimov, ou ainda Saramago, Gabriel García Marques… Acho exatamente o contrário do que diz a matéria. Quem gosta de Crepúsculo, é porque não gosta de narrativas de ficção fantástica de verdade. Consegue se satisfazer com uma obra tão superficial como essa. Mas isso tudo é questão de opinião.

  • Barretti:

    É um filme feito por kem viajou na Batatinha…
    Pra kem viaja na batatinha…

  • Martinho Danilo:

    Primeiramente gostei muito do site!

    Muitas pessoas não gostam de Crepúsculo simplesmente por alienação. Hoje em dia todo mundo se acha no direito de dar opiniões literárias, um efeito negativo da globalização.

    Tenho certeza que muitos de vocês nunca leram um livro da Saga e sequer possuem conhecimentos das Teorias Literárias (ciência). Não importa se a lenda é de um jeito ou de outro, toda obra literária é uma arte e assim deve ser vista e respeitada. Ela não precisa seguir regras estabelecidas por um público leitor, a obra é o próprio devaneio, o autor é livre para expressar seus anseios, desejos e medos. Ela pode poder tocar teu íntimo ou não.

    Devo confessar que os filmes se demonstram um tanto vazios em relação ao conteúdo original dos livros, ao sentimento. Mas antes de criticarem algo leiam, pesquisem e depois opinem. A leitura do livro pode nos levar as verdades obscuras por trás do romance, personagens mágicos porém com sentimentos humanos e comparáveis a nossa realidade.

    • Kelly:

      Concordo com você, é necessário respeitar. Mas isso não significa que tenho que gostar, certo?
      Assisti os dois primeiros filmes e li uma parte do primeiro livro e não gostei, assim como não gostei de Harry Potter. Respeito, mas não gosto. É meu direito, que também deve ser respeitado.

    • Rosana Oliveira:

      “Muitas pessoas não gostam de Crepúsculo simplesmente por alienação” = então quer dizer que quem não gosta de Crepúsculo é alienado, mas quem gosta de uma história em que a mulher é completamente submissa ao homem, esperando, sonhando sem lutar por nada é pé no chão?
      Explique melhor, pois não entendi o sentido.

      “Tenho certeza que muitos de vocês nunca leram um livro da Saga e sequer possuem conhecimentos das Teorias Literárias” = tenha certeza que conheço MUITAS pessoas que leram o livro e não gostaram. Quanto à parte literária, se o livro fosse tudo isso, faria parte do currículo acadêmico. Se um dia essa “saga” entrar para o currículo de um colégio ou faculdade, será exemplo de como não se deve escrever um livro. Vários pontos em aberto, história superficial.

      Os fãs de Crepúsculo têm todo o direito de gostar, mas pedir sil}encio de quem não gosta aí é falta de humildade pra entender que não é uma história perfeita, em que seria impossível alguém não gostar e também é falta de maturidade em lidar com críticas.

  • Safira Rúbia:

    Adoro Crepusculo!!!
    A historia e envolvente,e romantica.Nos cativa a cada pagina que lemos do livro ou a cada minuto que assistimos o filme <3
    Mas cada um pensa da sua maneira!!

  • Francyne:

    A questão de não gostar não é por preferir realidade ou fantasia. A questão é que distorceu de um modo realmente feminino-infantil histórias que são envolventes (e também fantasiosas, é obvio) e que atingiam um público variado e mais maduro.

    • Francyne:

      Eu amo Harry Potter e Percy Jackson, mas odeio a série Crepúsculo.

      Percy Jackson, em especial, foi uma história montada em cima de uma lenda que já existia. Ao contrário de Crepúsculo, que mudou muita coisa das lendas originais.

  • Danilo M.:

    Crepúsculo faz sucesso porque é uma estória de vampiros e lobisomens uma coisa que atrai muita a atenção de crianças e adolescentes e tem aquela chatura do triângulo amoroso que que é o grande forte da saga(uma porcaria,sou muito mais ANJOS DA NOITE!!!!!

  • Rallian.:

    Não vamos querer confundir fantasia e ficção com uma mera distorção de um clássico. A Fantasia trabalha muito com elementos surreais de fato, mas se formos parar para analisar, todos eles tem uma certa lógica, e sempre estão coerentes com as tradições ou com histórias ou se não estão de acordo, pelo menos conservam sua essência, na maioria das vezes melhorando as histórias e tornando-as mais envolventes. “O Senhor dos Anéis” por exemplo, é fantasia. Apesar de ser uma saga de livros fantasiosa, ela está completamente de acordo com a Mitologia Nórdica. Em momento algum vimos os elfos andando com espingardas. Isso seria distorção. O mesmo se aplica à Crepúsculo. Eu sempre fui completamente viciado em Fantasia e Ficção, e com base em tudo que eu acompanhei até hoje, creio ter moral suficiente para dizer que aquela porcaria não é um filme ou livro, e sim um monte de lixo composto por palavras sobre palavras, que dão origem a um dos enredos mais difamadores que já passaram pela face da Terra. Onde já seviu, vampiro brilhar na luz? Isso é pura falta de criatividade, e como eu disse, uma mera distorção. Como nosso amigo disse, não existe nem comparação entre Crepúsculo e Entrevista Com o Vampiro. Eu me pergunto, o que acontecerá com as nossas fantásticas histórias sobre vampiros e lobisomens de verdade, que sempre foram vistas com certo prestígio por serem incrivelmente envolventes e agradáveis, se a partir dos dias de hoje, as pessoas passarem a ter vampirinhos de quinta categoria e muito mal-feitos como Edward como ídolos ao invés de grandes nomes como nosso adorado Drácula? Isso é cúmulo dos cúmulos. Eu pelo menos, quando tiver um filho, vou passar para ele as histórias que meus pais me passavam sobre estas fantásticas criaturas sobrenaturais, pois são contos que não merecem caírem na perdição e serem substituídos por porcarias difamadoras e inúteis sem relevância alguma para uma formação cultural que busca passar para as próximas gerações traços de nossa história, uma vez que os contos sobre os verdadeiros vampiros e lobisomens nos foram deixados como legado de civilizações antigas que merecem a sua devida atenção.

    • Lisie:

      Eu não gosto do Drácula.
      Para mim, não há nada de fantástico em um vampiro clássico.

      Fantástico, para mim, é uma pessoa combater o “monstro” que tem dentro de si. É lutar consigo mesmo para ser uma pessoa melhor, vencer o egoísmo e o orgulho.
      Fantástico, é encontrar alguém assim pelo caminho, se apaixonar, e ser correspondido.

      Alguém que seja lindo, sim. Mas não por algum padrão distorcido de beleza. Apenas alguém em quem nossos olhos possam encontrar beleza.
      Alguém rico? Sim! Rico em sentimentos. A conta bancária não é necessáriamente relevante.
      Alguém forte? Certamente. Alguém que tenha a força necessária para seguir ao lado de sua companheira, enfrentando os percalços da vida.
      Alguém rápido! Claro. Não queremos alguém que ande atrás de nós! Queremos alguem que seja capaz de acompanhar o ritmo alucinante da vida real.
      Ouvidos e Olhos aguçados é indispensável. Queremos alguém que possa nos ouvir e nos ver realmente.

      Para mim, Crepúsculo é isso.
      Vampiros e Lobisomens são apenas uma roupagem para os personagens. Uma fantasia para temas bens reais

      Por isso, digo aos amantes dos clássicos sobre vampiros e lobisomens:
      Não se preocupem: Crepúsculo não vem para tomar o lugar deles. A Saga nunca teve essa pretensão.
      Ela se destina a outro tipo de público. Um público capaz de entender que vampiros somos todos nós. Alguns bons, outros nem tanto. Mas todos indiscutivelmente capazes de brilhar ao sol.

    • MariannaG:

      Adorei Lisie, você soube falar!

      Adorei mesmo.

      Essa é a verdade: Uma fantasia para temas bem reais!
      Parabéns pelo seu post!

    • Rallian.:

      Bem, eu particularmente não tenho nada contra sua sua opinião. Porém, não posso dizer que concordo com a mesma. Sua concepção do que é algo “Fantástico”, não deixa de estar certa. Porém, ela é muito restrita a um sentimentalismo bastante irrelevante se aplicado no contexto em questão. Minha definição de “Fantástico” segue uma linha racional, que é o que deveria ser utilizado aqui, uma vez que falamos de uma obra literária, o fruto da intelectualidade – ou da falta dela- em uma pessoa. Manifestações da psique de um indivíduo. Se parar para observar, em momento algum aderi ao raciocínio empírico para expor minha opinião. Se eu estivesse falando de forma poética e cheia de alusões, daí sim, deveria concordar com você. Mas não estou. A análise que faço da obra é meramente racional, e falo ignorando todo o tipo de sentimento bom que a mesma venha a trazer para seus fiéis leitores. De qualquer, forma a Fantasia é produto da imaginação humana. A partir do momento que de alguma forma eu tente alterar algo que já fora inventado pelo imaginativo de terceiros, eu estarei distorcendo a mesma, e eu posso fazer isso tanto para melhor (como no caso de Blade), como para pior (como no caso de Crepúsculo). Os clássicos são sim fantásticos, pois foram os pioneiros e precursores destas histórias. O Drácula foi coerente com a tradição do que os povos antigos conheciam como “Vampiros”. Vampiros e Lobisomens não são meras baboseiras inventadas sem motivo algum aparente onde qualquer um pode fazer o que bem entender com as histórias dos mesmos. Eles fazem parte da cultura dos povos antigos. Na cultura de um povo não se mexe, por mais tentado que eu fique, independentemente dos meus desejos frustrados. Não gosto da escritora de Crepúsculo, pois a mesma simplesmente demonstrou-se não ser muito respeitável no mundo literário ao admitir em entrevista que sempre odiou vampiros, e que nunca assistiu filmes ou leu livros acerca do tema. Ou seja, não tinha base alguma para escrever a saga, e deu no que deu. Ela foi movida apenas por sentimentalismos banais, ou talvez, se encontrava numa situação financeira tão ruim a ponto de escrever o que veio em sua cabeça para poder pagar as dívidas. O que ela fez pode ser comparado com o fato de eu querer escrever um livro sobre a Política Brasileira, sem ao menos saber quem é o atual presidente.

      Você disse que ” fantástico, é uma pessoa combater o monstro que tem dentro de si. ” Tem razão, concordo. Porém, não encontrei nada disso ao ler Crepúsculo. Se quer mesmo uma obra com esse objetivo, leia “O Médico e o Monstro”, que é um clássico e aborda esse tema muito melhor do que qualquer Crepúsculo da vida, que na minha opinião, não passa de uma jogada de marketing, assim como toda aquela mentirada de “Horóscopo” e “Previsões”.

      Agora, para não parecer que ignorei sua opinião ou que a desprezei, vou falar sobre o que penso da nossa natureza enquanto humanos.”Fantástico, é encontrar alguém assim pelo caminho, se apaixonar, e ser correspondido”, disse você. Não concordo. O Amor não existe, é apenas uma invenção da cabeça do ser humano. O mesmo vale para a Amizade e a Felicidade. São todas ilusões. Nós, seres humanos, somos tão medíocres que todos os nossos objetivos de vida giram em torno de conservar estas ilusões. Se pararmos para observar, a verdadeira origem do ser humano é selvagem. Egoísmo, Inveja, Orgulho, Arrogância, Raiva, Solidão, Mediocridade… Estas palavras resumem a nossa natureza. Nós apenas tentamos camuflar tais sentimentos ruins como o que acreditamos ser sentimentos bons. Não é o sentimento ruim a ausência do sentimento bom, e sim justamente o contrário: o sentimento bom é a ausência do sentimento ruim. Como penso dessa forma, não consigo gostar de quando as pessoas resolvem trazer argumentos sentimentais para discussões e debates de cunha racional. Porém, como eu disse, respeito a sua opinião e tudo mais, apenas não concordo com ela.

      Essa é minha interpretação de vampiros e lobisomens. Estas criaturas lendárias não são nada mais nada menos do que o reflexo da natureza humana em seu caráter real. E assim como tais criaturas, nós seres humanos, em nosso cotidiano, ocultamos nossa verdadeira natureza sob o disfarce de pessoas. Por mais que lutemos com nossa verdadeira natureza, esta mesma uma hora ou outra virá à tona. Não existe nada de mágico nisso.
      Em síntese: as verdadeiras fantasias são aquelas oriundas do que algumas pessoas definem como “pensamentos com o coração”, que aliás, não fazem sentido algum para mim, pois se pensa apenas com o cérebro e através da lógica.

      Só queria dizer que não estou falando isso com hostilidade ou ira em relação a você ou a sua opinião, apenas colocando aqui a minha opinião, da mesma forma que você fez. Respeito é importante, e prezo tal virtude. Porém, acho bastante incoerentes as conclusãos que os pesquisadores em questão tiraram.

    • Rochester:

      Rallian! Que comentário extenso, mas há de se concordar com vc. Para se ter atitudes nobres(sentimentos bons)temos que conhecer o lado ruim das atitudes humanas.
      “O sentimento sem o juízo é uma droga impotente, de fato. Mas o juízo sem o tempero do sentimento é um bocado amargo e duro demais para a deglutição humana”
      Sou uma conhecedora da minha própria personalidade fraca e mentirosa, mais nem por isso menos humana e dissimulada.

    • Rosana Oliveira:

      Depois de um comentário desse não me resta dúvida do porquê de tantas meninas serem enganadas pelos garotos.
      Esse livro faz purê de massa encefálica mesmo. Pasmei!!!

  • Ann:

    não gosto de crepúsculo, mas gosto de histórias fantasiosas.

  • Bruno Ramos Godinho:

    Por que eu não gosto de Crepúsculo? Simples, o sentimentalismo é tão hediondamente forçado que torna a historia ridícula e insuportável. Não se enganem, adoro sentimentalismo, mas aquilo não passa de emoções forçadas pra atrair a atenção de adolescentes emotivos de senso critico zero. E SIM, eu vi 2 filmes e li boa parte do 1º livro, eu sei o que estou insultando (não venha dizer que tenho que ver e ler tudo pra falar mal).

    • curioso:

      Vc tem q ler tudo pra fala mal!!

    • Rosana Oliveira:

      Conheço gente que leu tudo e não gostou. E aí, vai encarar?

  • Pedro:

    Esse texto não tem nada a ver com o motivo pela qual a maioria das pessoa gosta ou odeia a saga, o que faz as pessoas gostarem é uma narrativa comercial feita para vender, e o que faz as pessoas odiarem são inumeros fãs comentando disso o tempo todo sem dar nenhuma tregua!Eu odeio crepúsculo e adoro fantasia.

    Porem o estudo é interessante, so que o enunciado e imagem parecem ter sido postos so pra atrair atenção mesmo!

  • Ricardo Pires:

    Vocês não conhecem a saga e ficam criticando, a gente critica o conhecido e não o desconhecido.
    A historia é muito bonita, e fantasiosa. Vocês já pararam para pensar que cada um pode fantasiar o vampiro que quiser?

    Entrevista com vampiro é um ótimo filme, mas tem um foco completamente diferente de crepúsculo, então, não tem pq fazer essa comparação.

    Gosto todos NÓS temos. cada um o seu… Eu não sou fã da saga, mas reconheço quando algo é bom e criativo. OBS. ESTOU FALANDO DOS LIVROS.

    • Syndrome:

      Para criticar tem que se conhecer… Eu li a baboseira toda e continuo achando ridícula… Twilight é uma droga comercial, consumida pelos mesmos fãs de Restart, Justin Bieber e Lady Gaga… É horrível, só presta para garotos frustrados sexualmente e meninas que ainda não têm vida sexual ativa… Logo, literatura depressiva para pessoas frustradas e sem teor elevado de garbo léxico…

  • CASTOR:

    no filme “2023” vc ve uns vampiros de verdade

    não esse monte de v1@d1nh0 delicado
    crepusculo é r1d1cul0 … são vampiros emos
    por isso todo mundo odeia

    não conheço ninguem que goste desse filme
    e ele é sucesso ainda
    tenso !

  • Marcos Vasconcelos:

    $0rr@, as pessoas não gostem especificamente de Crepusculo por que estragou toda a fantasia de lobisomens e vampiros com um teen movie ridiculo.

  • Alter ego: Frases Épicas:

    “… Naquela época, Crepúsculo significava final do dia, e não a franquia de filmes mais escabrosa de todos os tempos.”

    O Cara dos Quadrinhos, Os Simpsons

  • Evandro:

    Eu como muitas outras pessoas que curtiram muito filmes muito fantasiosos como Cronicas de Narnia, o Senhor dos Anéis, além de outros titulos de Vampiros, e que até mesmo gostaram de muitos romances… simplesmente detestaram esse filme.

  • Syndrome:

    Poxa, não é que não se goste de fantasia… As pessoas que odeiam Twilight simplesmente GOSTAM de fantasia… Twilight massacrou as lendas históricas sobre vampiros e lobisomens, e por isso é uma porcaria!!! Eu sinto falta de Drácula, A Rainha dos Condenados e Entrevista com o Vampiro, isso sim era fiel às lendas… Twilight é leitura fraca para mentes fracas!

  • Tudo:

    Existem fantasias e Fantasias. Compare este filme com Entrevista com um Vampiro.

  • Gui Melo:

    Twilight é vampiro pra mulher, assim como nx zero, fresno e restart são rock pra mulher, é CLARO que homem não vai gosta, É PRA MULHER! E homem que gosta disso, bom, sai do armário Rick Martin.

    • Biula Dutra:

      Sou mulher e tenho total aversão a Crepúsculo.
      Não generalize, por favor…
      Sou do tempo em que vampiros eram seres sanguinários e misteriosos, não ícones adolescentes que brilham no sol e mordem vacas para se alimentar… Credo!

  • EltonPaes:

    Eu jurei pra mim mesmo que não ia comentar, mas não dá!

    Que &@#$@¨@! é essa de vampiro que brilha no escuro!!

    Ahhh Vá a m2!#ew43!

    • CASTOR:

      corrigindo … ele brilha sol
      enquanto os outros vampiros consumam queimar até morrer

Deixe seu comentário!