Receita para um bom coração: uma cerveja por dia

Por , em 18.11.2011

Não faltam pesquisas que falam do benefício do álcool para a saúde. E, enquanto muitos estudos sugeriram que um copo de vinho podia prevenir doenças cardíacas, uma nova análise indica que alguns desses mesmos benefícios podem ser colhidos também a partir de uma cerveja.

Os pesquisadores analisaram 16 estudos envolvendo mais de 200.000 participantes e constataram que o risco de doença cardíaca para os bebedores moderados de cerveja – que bebem cerca de 500 mililitros por dia – é 31% menor, em média. E, como no caso do consumo do vinho, o risco aumentou com o aumento da ingestão de álcool.

Segundo especialistas, o álcool em moderação pode aumentar o HDL, que é o colesterol bom, e quanto maior o HDL, mais protegidas as pessoas estão contra doenças cardíacas.

Os cientistas também disseram que pequenas quantidades de álcool parecem ter um efeito benéfico sobre as plaquetas do sangue e sobre a inflamação, entre outros efeitos na saúde.

Beber cerveja pode até ter alguns benefícios que o vinho não tem. Cerveja contém mais água, e como algumas pessoas se sentem inchadas ao beber, elas podem achar mais fácil beber moderadamente cerveja.

Há sempre a possibilidade de que fatores além das bebidas alcoólicas sejam responsáveis pelos benefícios, mas os pesquisadores tentaram controlar para estes fatores.

Uma possibilidade em estudos com o vinho, por exemplo, é que os bebedores de vinho têm mais probabilidade de estar seguindo a dieta mediterrânea, que também foi ligada a uma melhor saúde do coração. Essa dieta envolve comer legumes, grãos integrais e azeite de oliva, e relativamente pouca carne vermelha.

Tal como acontece com o vinho, pegar o hábito de beber uma cerveja por dia simplesmente para tentar ter uma saúde cardíaca melhor não é recomendado.

Segundo os pesquisadores, muitas pessoas não têm consciência do limite de “beber moderadamente”, que é um copo para mulheres, e dois para os homens por dia.

Se as pessoas forem além da moderação, poderão experimentar potencialmente efeitos negativos na saúde. Enquanto as pessoas metabolizam o álcool de maneira diferente, a regra geral é de que uma bebida por dia é um comportamento saudável; além disso, você está aumentando o risco de efeitos negativos na saúde.[LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

70 comentários

  • floyder:

    O álcool é o responsável pela alteração psicotrópica. Não tem nada a ver com cerveja! Isso parece mais pesquisa marqueteira como dizer que um cálice de vinho faz bem para saúde e tal…o limite entre o remédio e o veneno é muito sutil. Pensem nisso!

  • Juliana Antunes:

    Fantástico!

  • John jones:

    essa e boa!!!!!!!!!!na minha opinião cerveja ,álcool e outros
    nunca nem mesmo daqui 1000000000000000000000000 de anos fara bem pro organismo !!!

  • josias:

    TUDO COMEÇOU ASSIM COM O LULINHA.
    PENSE NUMA RECEITA?

  • jocelma:

    meu marido nao sabe beber ,, quando ele bebe srempre passa do limite e nos sempre temos briga de- vido a-bebedeira dele gostaria de saber se tem uma soluçao pra ele? me ajudem estou claze me separando pro caso da bebida dele

    • Ezio José:

      Jocelma!
      Quando você casou-se com ele, ele já bebia?
      Talvez o problema está em você e não na bebedeira dele. Pensa bem!…
      Por outro lado, se o melhor é separar, não deixe o tempo correr porque depois de muito velha a vida perde um pouco do sentido.
      Conheço casais que quando um sentem vontade de arriscar-se em aventuras vêm logo uma desculpa qualquer para por em prática aquilo que pensa e quer.

  • jocelma:

    boa terde gostaria de saber se uma pessoa que ja teve comeco de avc pode beber cerveja com sal ,eu tenho esta costumr sera que faz mal pra saude ?

    • Ezio José:

      Quem já teve AVC não pode fazer uso de nenhum tipo de alcalóide e tão pouco continur no tabagismo. O sal é um veneno.
      Mas veja bem, se o AVC teve origem na PA (que sofra sempre) essas recomendações são válidas. Por outro lado, não tem nada ver, pode tomar as biritas sim e comer sal moderadamente.

  • ozias:

    sera? so nao vai passar no teste do bafometro, e ficar sempre com boca azeda, e uma boa desculpa para os viciados nao se arrisque amigo ha outras forma de manter boa saude , o que deveria e o governo fazer o mesmo que fez com o cigarro, retirar a propaganda da midia .

  • kid:

    pow ! só depois que escrevi é que vi quanta gente sacaneou o preção ! huahauhauhauhauahua

    • Ezio José:

      Parabéns! Dessa forma humilde é que a gente aprende. Isto acontece.
      Provavelmente os sacaneadores notaram que não eram erro de digitação. As letras estão muito longe para ocorrer um escorregão dos indicadores.(rs)
      Aquí só tem lagarto comendo cobra.
      Eu erro; Tu erras; Ele erra e Nós acertamos. Aliás, consertamos ao coro de um concerto.

    • Ezio José:

      Ah! Recomendável fazer umseguro de vida abrangente edeixá-lo beber a vontade. (rs)

  • Sheik:

    Teve uma vez que fui atrás dessas pesquisas, atrás dos artigos originais publicados e não desses resumos. E quando fui ver das 3 que pesquisei as 3 eram com cerveja SEM álcool, aí eu parei de acreditar nesses artigos tendenciosos. Procurem os artigos originais e vcs vão ver muita manipulação. Por exemplo, tem pesquisa que fala que aumenta a densidade óssea, se você for ver e comparar com outros alimentos você vai perceber que a cerveja que o aumento é irrisório e até comer terra aumentaria essa porcentagem irrisória. Além disso já foi denunciado várias vezes que muitas dessas pesquisas são patrocinadas por cervejeiros. Claro, uma ou outra possa ser verdadeiras, mas os benefícios são pequenos comparados a outros artifícios como alimentação saudável ou atividades físicas, além disso o incentivo ao álcool ou outras drogas tem-se prejuízos sociais, psicológicos e familiares que parece que esses cientistas e jornalistas não ligam muito, desde que tenha dinheiro financiando as pesquisas.

  • Elza Soares:

    “Eu bebo sim Eu tô vivendo
    Tem gente que não bebe
    E tá morrendo
    Eu bebo sim Eu tô vivendo
    Tem gente que não bebe
    E tá morrendo
    Tem gente que já tá com o pé na cova
    Não bebeu e isso prova
    Que a bebida não faz mal
    Um pro santo, desce o choro, a saideira
    Desce toda a prateleira
    Diz que a vida tá legal
    Eu bebo sim Eu tô vivendo
    Tem gente que não bebe
    E tá morrendo
    Eu bebo sim Eu tô vivendo
    Tem gente que não bebe
    E tá morrendo
    Tem gente que detesta um pileque
    Diz que é coisa de moleque
    Cafajeste ou coisa assim
    Mas essa gente
    Quando tá com a cara cheia
    Vira chave de cadeia
    Esvazia o botequim
    Eu bebo sim Eu tô vivendo
    Tem gente que não bebe
    E tá morrendo
    Eu bebo sim Eu tô vivendo
    Tem gente que não bebe
    E tá morrendo
    Bebida não faz mal a ninguém
    Água faz mal à saúde”

    • Ezio José:

      Uai! Sô! Cê tá viva bebendo por aquí?

    • Elza Soares:

      O álcool conserva.
      Abraço

  • NY:

    Beber com moderação eu gosto de beber uma cervejinha no final de semana bem gelada me sinto bem e sigo a vida assim com alegria é mais gostoso.

  • claudemir da silva:

    agora precisamos tomar conhecimento de ser moderado na dosagem

  • Leyde:

    Maldita bebida, maldita cerveja, quando te encontro es minha alegria e também minha tristeza.

  • José Elias:

    Agora sei porque tenho o “coração de leão”. Hehehe

    • Ezio José:

      Poi Zé!
      Eu tinha um coração de pingüim e depois o danado ficou redondo. Nunca fui muito chegado nos porres fermandos, sempre gostei mais do trago destilado. Hoje, abstêmio, não curto nem fermentado, nem destilado e nem do lado de lá do balcão. Mas acredito que a bebida tem, sim, seus benefícios. Para tanto, deve-se fazer uso moderado e de acordo com nosso organismo. A única bebida que experimentei e não topei, foi o absinto.
      Ademais, um muitos tragos de muitas marcas.

    • Ezio José:

      Corrigindo “porres fermentados”

  • Juju:

    cerveja nao faz aumetar a barriga o q faz aumentar a barriga eh o que acompanha a cerveja…os famosos tira-gostos…aquele camaraozinho e aquela carnezinha com farofa que acompanham as famosas cervejinhas de final de semana..mas agora com essa ai de cerveja todo dia..os taradosporcerveja vao adorar…kkk

  • WILSON:

    Gente,eu bebo cerveja todos os dias,tenho barriga,pressão alta;preção é o que custa a cerveja,e etou feliz da vida ! Só não bebo acetona porque tira o esmalte dos dentes !

    • Carlos – Rj.:

      Muito boa essa do WILSON Kkkkkkkkkkkkkk!!!!! Se uma faz bem, com quatro me torno imortal!!!!

  • Zé Brasil:

    Beber bebidas alcoólicas pode até beneficiar o coração, mas o fígado agradece se elas não forem ingeridas. A associação perigosa que acontece muito no Brasil, principalmente nos grandes centros como S.Paulo com o sanduiches e comidas rápidas pode provocar ESTEATOSE, um caminho sinalizado para mal pior que pode acontecer se essa dieta não for interrompida, a CIRROSE.

  • Lucyano Valdez:

    Cerveja dá barriga e aquela maminha avantajada no Homem.

    • Ezio José:

      Mas é dos barrigudinhos que “elas” gostam.

    • Flor de Lis:

      kkkkkkkkkk… boa, Ezio.

    • Ezio José:

      Flor de Lis!
      Você deve conhcer a Ruth dos Santos (Esccom). Peça à ela meu e-mail.

    • Flor de Lis:

      Infelizmente não a conheço…

    • Ezio José:

      Desculpe-me, então. É que ví esse nome entre os de um grupo de relacionamentos virtuais e imaginei que poderia ser sua pessoa.

  • Franco:

    Cerveja melhora o coração, mais cerveja tbm deixa barrigudo, e a comunidade medica fala que ter o abdomem avantajado acarreta riscos ao sistema cardiovascular.
    Então…… DE QUE ADIANTA.

    Na boa, mais um sujeito que bebe meio litro de cerveja ao dia “como sugere o estudo”, pra mim é um bebum e não um bebedor moderado.

  • Antonio:

    Cerveja não tem um bom paladar,gostoso mesmo é aquela “zonzeirinha que fica no final !

    • Marcson:

      é isso que eu penso… cerveja nao tem gosto bom, pessoas bebem pelo efeito que ela faz, ai vem um povo e inventa a cerveja sem alcool.

  • Pedr@o:

    Vou dizer isto para O vovo ,ele fica só tomando Viagra, agora uma cerveja,fica mais alegre, Vovó boa sorte……..

  • aaa:

    se beber não dirija

    • Ezio José:

      Se beber não dirija. Não dirija a palavra porque, com certeza, vai sair absurdos.

  • Edmilson Rodrigues:

    Andre, Você bebeu mijo e não cerveja, por isso, achou ruim , Experimenta tomar uma cerveja, você vai gostar.

  • Ze da Feira:

    Maconha evita cancer e cerveja melhora o coração. Acabei de descobrir que sou imortal.

  • José Constantini = zé da bréca:

    Tomava cerveja nos finais de semana,vivia com azia,queimação no estomago,ñ podia faltar antiacido.
    Parei faz quatro anos,só bebo agua aquela q passarinho bébe.Adeus azia,nunca mais usei antiacido.
    Agora 500ml são Meio Litro.
    Ja pensou meio litro de cerveja todo dia??

    • Ezio José:

      Não é um caso excepcional! Isto acontece com muitas pessoas.
      Acontece que alguns organismos não admite os fermentados e se dá melhor com os destilados. Portanto, não fique do lado de lá; mude a preferência e manda ver enquanto não surgirem problemas de ordem social, psicológica e/ou físicas.

  • Almanakut Brasil:

    Como em tudo, exceder tira o prazer!

  • jair pirce:

    Vambora pro bar?

    • Flor de Lis:

      na hora!!!!!!! kkkkkk

  • dada:

    essa e boa so que chegou tarde para alguns pois as receitas medicas sempre excluiam a cerveja. ak em mocambique bebe-se 2M, cerveja preta …

  • Marcelo:

    O problema é o excesso da bebida, por isso que a matéria fala em beber moderadamente, no caso do vinho um cálice, pois a graduação alcoolica é maior, e no caso da cerveja, um copo para as mulheres e dois para os homens.
    Os compostos da cerveja fazem bem sim para o organismo, agora não adianta tomar meio engradado que isso não vai te transformar em homem de aço.
    Até água em excesso faz mal.

  • ALX:

    Não é a cerveja e sim a cevada e não é o vinho e sim a uva… Não fica induzindo o povo ao alcoolismo po!

    • jair pirce:

      Na verdade a cevada pura não tem tanto efeito sobre a saúde, pois várias substâncias só surgem após a sua fermentação…

    • Ezio José:

      E também só são absorvidas ou não em complementos com outras.

  • sergio:

    Tudo que e moderado e bom cerveja vinho unica coisa que nao pode ser moderado e mulher e churrasco kkkkkkkkkkkkk

  • Elizabeth:

    Tanto a cerveja como o vinho possuem ingredientes que são benéficos ao organismo e esses ingredientes funcionam do mesmo jeito se tomarmos cerveja sem álcool e suco de uva.

    O álcool agride nosso organismo, principalmente o fígado, podendo causar muitas doenças, que podem ser fatais se ingerido sem controle.
    http://www.taps.org.br/Paginas/violartigo14.html

    Com essas pesquisas incentivando o consumo de álcool, as pessoas que bebem além da conta terão um incentivo para continuar bebendo ao invés de parar.

  • Natalia JJK:

    ………….. ixiiiiiiiiiiiii…………. nada a ver “meu” tu tá doido??… as pessoas tem eh que parar de ingerir esse troço ai (cerveja) os homens ficam feios muito barrigudos.. ahahahahahahaha

  • Eu Mesmo….:

    Poxa vida agora que parei com a mar..ta, fico sabendo desta….

  • burro:

    No site da vinicultura onde se extrai o suco adoçado Pérgola,lí que uma taça desse suco todo dia também ajuda a controlar a pressão alta e não tem um preção tanto assim.(BEBA COM MODERAÇÃO).

  • kleidiany:

    É o que eu sempre queria saber
    Prá quem já provou de um positivo.
    A cerveja Cusqueña dqui do Perú ganha de todas as cervejas brasileiras.

  • Larissa:

    Eu acho isto uma bobagem, pois diversos artigos científicos já comprovaram que a cerveja e outras bebidas alcoólicas geram problemas no estomago e no figado. Além disso, aumentam a acidez no estômago, podendo provocar a ulcera .
    Tomar cerveja é um hábito que deveria ser restrito apenas a ocasiões excepcionais como Natal, Ano Novo etc, pois a moderação não está na proporção, isto é, consumir a bebida todo dia, não é moderação, é vício. É o mesmo que fumar maconha, fumarei pois abstrairei meus problemas hoje. Amanhã farei a mesma coisa para dar semelhante resultado.
    Que idiotice ….

  • André:

    Estão falando de cerveja. Não estão falando deste mijo que vendem como cerveja aqui no Brasil.

    • x:

      verdade 😀

    • kid:

      hummm… se não gosta de cerveja brasileira e nem gosta de tomar destilado, tome do outro, véio…… e seja feliz !

      rsrsrs

  • Andreya:

    Tá aí a notícia que todos esperavam para ser feliz! ^^

  • CASTOR:

    meu avo parou de beber
    e agora tem problema de preção
    resolveu tomar 2 doses de paratudo escondido da minha vó
    resolveu o problema dele … a véia pensa que é o remedio
    todo mundo feliz
    quando ele ta bebo em casa ele diz que é a “abirintiti”

    • Michel Wilhelm:

      Parei de ler no “preção” :s

    • Vitor Carvalho:

      E olha que cerveja nem é tão cara assim, pra ter preção.

    • MGK:

      Essa foi ótima kkkk

    • Pat:

      eu tbm ri mto…..kkkkkkkkkk

    • Pat:

      Bom “preção” nao tem mesmo, mais “pressão alta” pode ser bem maior que o preço , quero dizer o valor de uma latinha de cerveja

    • Daniel:

      Pressão quem tem é o chopp, apesar de ter tambem pressão , a cerveja não tem pressão nem preção, só voce que paga o preção e fica com problema de pressão, alem de cirrose

    • Ezio José:

      Ao contrário de tomar uma cerveja com preção por que não procura uma cerveja mais barata? Tem algumas com precinho mais encontra quando estão na promoção.

    • kid:

      problema de “preção” ele devia ter quando bebia, pois a cerva nossa de cada dia não está tão barata !

Deixe seu comentário!