Redes sociais estimulam o uso de álcool e drogas

Por , em 29.08.2011

Pesquisadores da Universidade Columbia, em Nova York (EUA), conduziram um estudo que associa dois problemas ligados à juventude: excesso de tempo gasto na internet e consumo de álcool e entorpecentes.

De acordo com os cientistas, adolescentes que usam redes sociais diariamente são cinco vezes mais propensos a fumar cigarros, três vezes mais propensos a beber álcool e têm o dobro de chance de fumar maconha.

Para chegar a estes números, os pesquisadores reuniram mil jovens com idades entre 12 e 17 anos. Do total, 70% disseram acessar sites de relacionamento diariamente enquanto 30% afirmaram o contrário.

Para os usuários regulares dos sites, a maior razão de acesso é a chance de compartilhar e ver fotos dos amigos. Entre as fotografias, as indicadas como mais “impactantes” eram justamente aquelas em que se consumia álcool e drogas em festas, o que seria a ponte para essa influência.

A solução para isso, de acordo com um Joseph Califano, um dos autores do estudo, seria aumentar o controle do material permitido nas redes sociais. Califano pede aos desenvolvedores dos sites que aprimorem os filtros do que pode ou não ser veiculado para um público que, majoritariamente, é composto por menores de idade. [Telegraph]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

11 comentários

  • Pobre Chavinho:

    claro eu tenho faceboook twitter forkut msn fotolog digg icq e tenho 5 quilos de maconha e 1 vidro de velho barrero

  • zeus:

    A novidade seria se não estimulassem…

  • Milena Karla:

    Que besteira! Nada a ver uma coisa com a outra! Tudo agora é culpa das redes sociais! A culpa é da própria pessoa não da rede social que ela usa.

  • Vitor:

    Será que uso drogas? hããããããmmmm, num sei agora!!!
    Que palhaçada!!! Os pais e responsáveis enfiam a cara dos jovens no computador e esperam o quê?

  • Gustavo B.:

    Besteira, o que faz a pessoa se drogar é a mente dela e a educação que ela teve, e não as redes sociais.

    • Alan:

      Verdade.

    • Renato Bueno:

      Na verdade o que faz uma pessoa experimentar substâncias ilícitas, no início é a curiosidade alimentada pelo contraste; o contraste entre o que se fala para o “bem” das crianças e que na verdade é pura mentira… Não existe um critério de classificação de risco de uso de drogas, várias substâncias legais são extremamente viciantes.

      Depois que a criança vê que os usuários de drogas não são os demônios pintados pela mídia, ele resolve ver por sí mesmo… Controle não se faz pela proibição… A única forma de reduzir os danos que as drogas estão provocando na sociedade é mostrando a verdade sobre elas; DROGAS no plural, por que rivotril não faz o mesmo efeito de dipirona.

    • Celso:

      Não é bem assim. Visto que tenho amigos que os pais lhe dão educação para isso e eles caem. Eu não bebo, não fumo, não me drogo, tenho 16 anos. E não tenho Facebook e sinto-me feliz! Já tive facebook, e via realmente essas imagens e eu, como jovem e lido todos os dias com os meus colegas sei que o que está escrito é verdade. Pode ser inconsciente, mais é real. Contudo, tenho uns pais que me dão educação para isso. E os meus pais dando mais me liberdade mais cuidado tenho em mim, e mais firmeza para negar esses “maus caminhos”. Não pensem que sou um Nerd, ou um alguém que passa os dias sentados à frente de uma secretária ou de um computador. Saí-o por vezes à noite, vou a festas, faço ginásio, tenho um grupo abrangente social e não sou menos para os meus amigos por isso, porque compenso nos outros pontos.
      Abraço!

  • ???:

    Menininhos e Menininhas não usem dorgas

  • hanna:

    uau que novidade ¬¬’

  • Fake:

    Esses caras tão de brincadeira , precisava de uma pesquisa pra
    dizer o que todos já sabem, não precisa acessar nenhuma rede social pra isso , é só espera um comercial de cerveja pra
    mostrar que todas as pessoas que bebem são felizes ou , que você bebe e a vida melhora , pode parecer que, naquele momento , tudo se apaga mas , e depois você não pode ficar sobre o efeito do alcool ou da droga 24 horas, as pessoas não querem encarar a realidade ,os seus problemas, querem esconder seus medos com uma tragada ou um gole de pinga. E o pior, e que 90% das pessoas só bebem , usam drogas , ou fumam não pq gostam , mas porque querem estar com os amiguinhos que só o aceitam entre eles se fizer uso dessas coisas que a pessoa sabe que só diminuem o seu tempo de Vida!

Deixe seu comentário!