Relâmpago: assista o momento exato em que um carro é atingido por um

Por , em 3.10.2012

Imagina essa cena.

Você está no carro, dirigindo em uma tempestade. Você já deve estar MUITO tenso, afinal, dirigir na chuva é sempre uma aventura diferente. Além dos raios e trovões lá fora, a pista molhada pode prejudicar a aderência do pneu ao asfalto, e os vidros ficam embaçados daquele jeito lindo de ver (só que não). Só que para piorar as coisas, uma raio atinge o seu carro! É de tremer na base, não!?

Pois é… Esse raro evento raro aconteceu recentemente com motoristas na Rússia e deixou todo mundo bem chocado (com o perdão do trocadilho infame). No meio da rua, um veículo utilitário foi atingido por um relâmpago. Ninguém se feriu, mas o susto foi grande.

Relâmpago atinge carro

O que teria protegido o azarado (ou sortudo, acho parece mais adequado para esse caso – visto que nada chegou nem perto de acontecer) motorista contra a descarga elétrica de milhares de volts do relâmpago? Bem, ter sorte é sempre bom, mas dessa vez, o grande responsável pela vida dos motoristas estarem a salvo foi um fenômeno comprovado há mais de 150 anos pelo físico Michael Faraday. Em 1836, ele demonstrou que um objeto metálico condutor (ou cercado por uma gaiola metálica) atingido por uma descarga elétrica espalharia a corrente por sua superfície, mantendo o interior protegido. É por isso que, quando um avião é atingido por um raio, os passageiros não se ferem com a corrente elétrica.

Legal, não é?

Só fiquei com uma dúvida martelando aqui. No meio dessa confusão toda, pista molhada, chuva, raios, relâmpados e trovões no céu – sem contar as condições terríveis das ruas na Rússia, que são conhecidas por serem absolutamente péssimas, como é que tinha alguém filmando!?

Melhor não pensar muito nisso. Só comemorar o fato de termos esse vídeo no momento exato para mostrar a sorte de alguns motoristas e o fenômeno comprovado por Faraday.

[Daily Mail UK]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

10 comentários

  • Thiago Alexandre Dos Santos:

    O barulho de um raio quando se cai perto de você,
    é semelhante ao derrubar uma chapa de aço de 10 metros no chão…

    é um estalo mt alto e nao há aquele eco que sempre ouvimos… é como um tapa na sua orelha… é terrível e amedrontador demais!!!

    caiu um no meu serviço, queimou tudo, e quase queima até meu cabelo se estivesse na janela rsrs

  • Antonio Claret Procopio:

    é um milagre uma coisa assim,,

  • Jalzerio Figueira:

    Qdo eu era criança caiu um raio em uma arvore a 10 metros de distância…. Eu fiquei sem fala , coisa de criança, por causa do clarão e do barulho foi ensurdecedor

  • Roberto Ferruccio:

    Já fui surpreendido por um raio que caiu a menos de 10 metros de mim, foi um experiência que nunca mais quero passar.

  • Murilo Mazzolo:

    Queria presenciar algo parecido!!! Lógico, sem vítimas!! Só pela beleza, pelo susto e barulho também!! hehe

    • Asdrubal:

      Não cheguei a ver, mas ouvi e senti. Um belo dia de trovoada caiu um raio num pára-raios de um prédio perto do local onde eu me encontrava. Foi um estrondo, tipo um estalo enorme e forte, e o solo estremeceu. Meteu medo. Parecia que depois disso veio um silêncio horrível só com o som da chuva.

  • Alex Andrade:

    Na russia, os motoristas para ter desconto e diminuir a burocracia em caso de acidentes, eles colocam uma camera para filmar o transito a frente, para caso de roubo ou dano no veiculo , eles terem mais facilidade de provar, ja que o pais é o pais que mais tem fraudes no seguro dos veiculos 😉

  • Cesar Grossmann:

    Existem as “dash cameras” que servem só para isto, filmar o trânsito à frente. Tem gente que gosta… Por outro lado, é uma boa maneira de ensinar o caminho para alguém: percorra ele com uma câmera ligada e depois mande o filme.

  • Guilherme Martins:

    As filmagens sao comuns nestes paises, sao dispositivos que barateiam muito o seguro caso instalado, alem do mais, eles tem fama de serem extremamente estupidos no transito, ja saem na paulada por qualquer esbarradinha que tomam, entao estas cameras de video te dao aquela embasada na hora de cobrar seus direitos.

  • Kariyel Kiyoshi Jr.:

    Respondendo a pergunta da última linha da matéria: É que tem muitos malucos como eu que tem a mania de gravar de dentro do carro!!!

Deixe seu comentário!