Retina é criada em laboratório

Por , em 8.04.2011

Pesquisadores japoneses conseguiram criar retina em laboratório a partir de células-tronco de um rato. De acordo com a declaração dada pelos cientistas, este foi o mais complicado tecido biológico já criado. Se os estudos avançarem e puderem ser adaptados para seres humanos, eles poderiam prover transplantes seguros de retina e curar diversos tipos de cegueira. Por enquanto, eles vão utilizar a recém-criada retina para entender melhor e buscar tratamentos para doenças dos olhos.

O tecido criado no Kobe’s RIKEN Centro para Desenvolvimento Biológico é mais que uma simples retina, é uma cúpula óptica, composta pela retina, uma camada mais externa de células pigmentadas, que dão suporte e nutrientes para a retina, e as células foto sensíveis que conduzem informação para o cérebro.

No laboratório os cientistas colocaram as células-tronco dos ratos em um coquetel de nutrientes e proteínas que incitaram o desenvolvimento. Eles também adicionaram uma proteína em gel para manter a estrutura das células. Primeiro, as células-troco se multiplicaram e se amontoaram, mas, depois de certo tempo, elas se organizaram e formaram a cúpula ótica como fariam em um embrião.

O que ainda se questiona é se, depois de transplantadas, esta retina de laboratório iria cumprir suas funções regulares. Esta será a fase seguinte da pesquisa. Se o rato transplantado conseguir levar as informações para seu cérebro, as chances aumentam para os seres humanos. [PopSci]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

8 comentários

  • Hígor:

    Agora a minha Distrofia Macular poderá ser tratada ^^

  • Antoniel Pereira da Silva:

    Em 2010 me submeti a cirurgia da retina que descolou espontânea mente, segundo o médico, e esse procedimento na primeira vez durou 4 meses e descolou novamente, na segunda vez fiquei esperando a visão voltar e isso até o gás acabar e não voltou, então colocou um óleo para segurar a retina e agora o médico me diz que não pode fazer mais nada por mim, que estou com visão prejudicada enxergando apenas vulto como se olhasse através de um recipiente cheio de água, se tirar o óleo que foi colocado a retina descola outra vez segundo o médico. Pergunto isso procede ou ele não foi capaz de aplicar a técnica certa?

  • rafel:

    meu glaucoma podera ser eliminado..

    ou eles farao uma retina na qual eles tambem podem ver o que eu estou vendo.. LOLL

  • Raphael Magalhães:

    Ladislau Neto, faz um favor? Cala a boca!

  • Cristiane:

    Affe Wilian, comentário infeliz… Pra quê?! \o.O/

    E Ladislau:
    Se ficarmos focados apenas nos males que o homem pode fazer, não vamos a lugar algum. Seja positivamente realista.
    Que venha a tecnologia! Que venha o progresso! Viva a ciência, viva a mente construtiva, inventiva e do bem! 😀

  • Wilian:

    Retina criada no Japão…? Deve ter radiação…

  • Ladislau Neto:

    Vixe! Já tô vendo é armas biológicas sendo produzidas! >_<"

    Me chamem de mente corrupta! Mas é a logica. É o que vai acabar acontecendo. A partir do momento que você conhece o ser humano e seu comportamento no mundo, vc simplesmente já pode saber. Não é simplesmente capacidade de imaginar coisa ruim… 😛

    • Hígor:

      Pois é né, não é vc que precisa desse tratamento como eu né?

Deixe seu comentário!