Robôs devem substituir carcereiros na Coreia do Sul

Por , em 5.12.2011

Uma prisão em Pohang, na Coreia do Sul, será protagonista de mais uma história de disputa entre homem e máquina. A partir de março de 2012, entrará em ação um grupo de guardas robôs para fazer a segurança do local. A medida levanta discussões sobre como teremos um futuro em que a tecnologia repõe serviços antes operados por pessoas.

O projeto, desenvolvido pela Universidade Kyonggi ao custo de 864 mil dólares (o equivalente atual a 1,5 milhão de reais), vai colocar três destes carcereiros-máquina para fazer um “estágio” de um mês na penitenciária em questão. Eles medem 1,50 metros de altura, se locomovem sobre quatro rodas e foram desenhados com um rosto “amigável”, para agradar os detentos.

O objetivo dos robôs será monitorar o comportamento dos presos, identificar manifestações de violência e detectar possíveis tentativas de suicídio. Essa medida, segundo os pesquisadores, é reduzir o estresse e a sobrecarga de trabalho dos guardas humanos. Mas é claro que uma prisão sem funcionários e cheia de robôs não é a mesma coisa que um laboratório ou uma indústria nessas condições. [PopSci]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 3,33 de 5)

6 comentários

  • Gabriel:

    se viesem para cá não iria faser diferenças,
    pois os daqui (os prisioneiros daqui) programariam os robos para atacar os guardinhas. hehehe eles nem irião faser esforsos para fugir!

    tipo nem prescisaria de propina. kkkk

  • Gabriel:

    É !!! Quanto eu mais vejo essas coisas mais eu penso em O Exterminador do Futuro , falando sério !!! Por máquinas em tudo não é uma boa ideia , cientistas afirmam isso .

  • Reynaldo Andrade:

    O Brasil, já é um país com muitos robôs, não é tecnologis não!, é que um roba aqui, outro roba ali, e assim vai, agora já pensou a Coréia mandar este experimento aqui, para substituir estes profissionais, e aquele negócio, como faz? vai acabar??? além da China mandar tanta porcaria pra cá, tirando o emprego do povo, ainda mais ésta???

    • Douglas:

      Ae parceiro a china de fato manda sim “coisa”, vc nunca comprou algo do falsificado?
      compare um fiat com um carro chines?
      veja como aqui se rouba assim, como vc diz a culpa é dos governante, e veja de onde são os governantes ae vc vai ver que nen no propio bairro dele tem a devida atenção, veja o nordeste e norte do país, agora veja o endereço dos nosso governantes.
      Mate um politico e não reclame, a culpa é sua que votou no PSDB a 15 ano atrás.

  • Paulo Nascimento:

    Pelo menos estes são incorrompiveis. Serviriam muito bem aqui no Brasil.

  • Gui Melo:

    Lembra os guardas do filme Wally =D

Deixe seu comentário!