Líderes do G8 querem regulação para a internet

Por , em 26.05.2011

Líderes do G8, grupo de países industrializados formado por Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Canadá e Rússia vai lançar, em breve, um comunicado pedindo por regulação mais firme da internet. Quem encabeça a proposta é o presidente da França, Nicolas Sarkozy.

Os representantes vão reclamar a adoção de medidas para proteger crianças de “predadores online”, para melhorar o direito à privacidade e para combater a pirataria. Ao mesmo tempo, para evitar controvérsias, o documento irá incentivar as iniciativas de negócios privados na internet e seu desenvolvimento desvinculado de governos.

A reunião dos países, que ficou conhecida como E-G8, foi marcada por um discurso de Sarkozy que falou sobre a “revolução da internet” e a comparou com momentos históricos como a Era das Navegações e a Revolução Industrial. “A revolução da internet não possui bandeiras, nem um slogan, ela pertence a todos”, disse ele.

Diante de um público que incluía executivos de companhias como Google, Facebook, Amazon e eBay, ele fez uma ressalva: “o universo que vocês representam não é um universo paralelo. Ninguém pode esquecer que os governos são as únicas instituições legítimas para representar a vontade do povo nas democracias. Desconsiderar este fato significa riscos de um caos democrático e de anarquia”.

A iniciativa do presidente da França em parear a regulação da internet a assuntos como comércio, economia, terrorismo ou mudanças climáticas foi aplaudida por setores como a indústria da música, que foi arrasada pela pirataria digital. Contudo, as empresas de internet e outros setores manifestaram sua preocupação com a abertura e a liberdade que caracteriza a internet, pelo menos na maioria dos países ocidentais.

Um rascunho do comunicado, escrito no dia 20 de maio, diz: “Governos, setor privado, usuários e investidores, todos têm um papel importante em criar um ambiente onde a internet pode se desenvolver de maneira equilibrada. (…) Nós concordamos, na presença de líderes da internet, com a criação de alguns princípios, incluindo liberdade, respeito à privacidade e propriedade intelectual, segurança e proteção contra crimes”.

O primeiro-ministro inglês, David Cameron, também decidiu enfrentar os desafios do mundo digital e declarou que pedirá ao Parlamento que reveja as leis de privacidade depois que figuras públicas, usuárias do Twitter, conseguiram ordens judiciais para prevenir que jornais publicassem histórias que envolvessem seus nomes.

Mas a França decidiu ir mais além. Entre as iniciativas de Sarkozy, está a lei de três reincidências para piratas digitais, com a punição prevendo suspensão do acesso à internet. Outra decisão é a autorização ao governo de filtrar sites suspeitos de conter pornografia infantil e outros conteúdos ilegais.

O representante do Google, Eric E. Schmidt, declarou que, em sua opinião, a tecnologia, e não leis, poderia cuidar dos problemas da internet, incluindo limite de tráfego de dados. Segundo Eric, antes de considerar regulamentações, os países deviam se perguntar se não há uma solução tecnológica (pois ela com certeza se moveria mais rápido que oito países juntos).[NewYorkTimes]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

36 comentários

  • querem:

    A principal função do G8 é tentar controlar e moldar a população mundial, por isso tudo que não se “encaixa” no padrão deles é terrorismo ou oferece algum perigo para população. A internet hoje representa perigo, a única coisa que eles não conseguiram controlar ainda é a internet

  • Eddy:

    Em nome de “nossa proteção” fazer da Internet um lugar “seguro” privatizando-a e controlando o último lugar onde pode ver-se a informação sem muita censura?
    Se penso a longo prazo, não me confundo com o que prevejo.

  • Andre M:

    “And who watches the watchmen?”

    Acho que é muito claro… é mais benéfico para o mundo ter circulaçao livre de informaçao, apesar dos ataques aos direitos de autor e perigos sexuais, do que ter a unica fonte de informaçao livre controlada por entidades que desconhecemos.

    A segurança das crianças e uma responsabilidade dos pais, e não deve ser utilizada como desculpa para controlar a internet.

    Os sites piratas são constantemente fechados e os seus servidores sao procurados pelo mundo inteiro.. nao vejo qual é a mudança que propoem neste ambito.

    Parece-me que os lideres europeus mais conservadores se preparam para abolir a livre circulaçao de ideias mais uma vez…

    • Andre M:

      Acrescento já agora, que é muito bom ver que as pessoas não ficam indiferentes a este tema e manifestam-se contra este controlo, felizmente.
      Se isto for para a frente, vai haver luta!

  • Ze da Feira:

    Eles estão com medo de perder o poder, VIVA A INTERNET LIVRE !!!!!!!!!!!!

  • Mario:

    A NET É LIVRE QUEM SE SENTIR PREJUDICADO NÃO ENTRE AQUI.

  • Nivek:

    calma ainda podemo ligar varios computadores em uma hub pra jogar um cs! rsrs

  • tov:

    do modo como querem, é o fim da internet! eu já estou de s… cheio do msn, orkut e outros que só servem pra fofocar mesmo, só vou sentir saudades do hypescience!

  • JUCABALA:

    Essa foto ficou muito estranha. Além do cara ser feio pra caramba, da a impressão que é um ventríloco com seu boneco.

  • Exordium…:

    “Ninguém pode esquecer que os governos são as únicas instituições legítimas para representar a vontade do povo nas democracias. Desconsiderar este fato significa riscos de um caos democrático e de anarquia”.
    PQP,Quanta Hipocrisia.¬¬
    Se Ligar Os Pontos,Dá Pra Achar A Verdadeira Causa Disso.

    A Manifestação Na Puerta Del Sol Em Madri,(Democracia Real Já)Se Organizou Pela Internet Em 15 De Maio,Toda Noticia Verdadeira Sobre Isso,Se Encontra Na Net E Não Na TV.Eles Estão Revoltados Com O Governo Que Não É Nem Um Pouco Democrático,Que Não Olha Pro Povo,E Deixa Todo Mundo Nas Mãos Da Sorte.Sem Chance De Emprego E Moradia,O Governo Parou Literalmente,Sem Avisar E O Povo Não Tolerou Isso.
    Pela Net,Em Redes Sociais,O Manifesto Se Espalhou Por Outros Paises,Em Mais De 60 Cidades.Se Não Me Engano,Tá Durando Até Agora(msm com a repressão violenta da policia ontem na cidade de barcelona,120 feridos,p liberar a praça devido ao jogo de futebol de hj ¬¬).
    Os EUA Inventaram(com um”pastor”apocalíptico deles)Um Suposto Fim Do Mundo Para O Dia 21 De Maio(justamente o dia marcado para começar oficialmente a manifestação nacional e internacionalmente contra os governos).
    O Lance Do”Fim Do Mundo No Dia 21″,Foi Apenas Para Tirar As Manifestações Contra O Sistema Do Foco Do Público Mundial,Que Ficariam Preocupados Com O Mundo Acabando(novamente,pois o msm pastor americano errou outras vezes,agora disse q vai acabar 21 d outubro¬¬)(obs:19/10passará o asteróide elenin entre a terra e a lua,no mês seguinte passará outro por perto tbm,mas tem nada haver,espero)
    Mas,Msm Com O”Mundo Acabando” A Manifestação Não Saiu 100%Do Foco,Dos Interessados Em Mudanças Globais,Graças À Internet.
    Pra Evitar Mais Manifestações Desse Tipo E Magnitude,Controlar A Rede É O Mais Viável Pra Eles,Assim Como O Governo Chinês Fez,Bloqueando A Palavra “Egito”,E Seus Derivados,Dos Buscadores Da Net,Na Época Da Revolução Egípcia À Pouco Tempo,Assim O Povo Chinês Não Poderia Ganhar Inspirações Pra Fazer O Msm,Como Os Paises Ao Redor Fizeram,E O Sistema Continuaria Controlando.
    Se É Democracia Que Querem,Então Devia Deixar O Povo Decidir,E Não Um Bando De Velhas Rapozas À Fim D Manter O Povo Ignorante Sobre O Que Acontece,Em Prol De Um Interesse Comum(o deles ¬¬).(essa desculpa d música e crianças é fachada.(com tanta criança passando fome em paises pobres,acham msm que eles se importam com as crianças?)

    A Única Democracia Real Ocorre Aqui Na Net.Todo Mundo Tem Voz Ativa Pra Se Expressar E Achar Um Meio Pra Soluções Da Vida Real.Td Isso Graças À Rede E A Liberdade De Informação.
    Mas Todos Já Sabemos No Que Esse G8 Vai Dar…¬¬

    • lokoépoko:

      Vai escrever um livro…é?

  • Eu Mesmo….:

    Seria como voltar na idade da pedra e madar email com sinais de fumaça, coisas de quem não tem o que fazer….
    Porque não se preocupam em acabar com a fome e a miséria da planeta….

  • Marte:

    Vejo os tentáculos do Big Brother se assanhando.

  • idpol:

    A internet é um ‘cão’ sem dono,rsss. E não há ‘regulamentação’ que possa mudá-la. Que façam sua própria E-G8 como queiram, só no ‘mundinho’ deles – nada contra. Deixe-nos fora dele. É simples bloquearmos -‘filtrarmos’ todos os dominhos do G8 e navegarmos somente nos ‘paraisos livre’ do G8. Todos sabem ( e poderam aprender)como são divididos os domínios e como bloqueá-los. Qualquer máquina pode ser um servidor / cliente seja qual for o tipo de conexão: discada, cabo ou wireless… com qualquer aparelho que possua um navegador, pronto ou escrito particulamente. NESSA G8 E CIA PERDERAM, RSSS

  • Fernando:

    e depois os comunistas é que são ditatoriais!!!!!!!

  • andrew:

    Será que ja não manipulam que chega?

  • Dr. Laboceta:

    Na verdada já somos vigiados com a quebra de sigilo virtual, na hora que o estado estiver prontamente preparado para nos investigar, assim como aconteceu com a investigação do Wellington assassino de realengo, descobriram tudo que ele acessava na internet mesmo com o computador dele destruido.

    A questão é, limitar o acesso do povo, coisa quase impossível!

  • Mau mau n:

    Sem duvida, a internet do futuro sera cobrada por click,
    a maioria das pessoas dependem deste serviço, e estao acostumadas com este veiculo,
    Os governos querem é impertir q ate o tempo desta cobrança, a gente nao esteja com tantas informaçoes como estamos tendo a cada momento,
    pois nao tem apenas noticias na net e porcarias, mas muitas informaçoes que podem trazer uma revolucao mundial,
    este presidente da frança é um merda… como dos usa tbm

  • Junior:

    Olha a cara de Peixe morto do Sarkozy, só não pode proibir o fotoshop pra arrumar a cara de pau desses hipócritas que ditam as regras no mundo.

  • Macaco:

    Podem até criar uma internet controlada, mas será uma de mentirinha, para as ovelhinhas, e será muito divertido aprontar dentro dela.

  • JUCABALA:

    Isso vai dar guerra. Ainda bem que ja tem soldados do nosso lado(HACKERS).

    • Lucas:

      kk, demoro

    • João:

      O que voces querem é calar o povo, já que vooces teem a comunição social controlada,a gora querem controlar a informação na internet, como podem falar de privacidade

    • João:

      O que vocês querem é calar o povo, já que vocês têm a comunicação social controlada, agora querem controlar a informação na Internet, como podem falar de privacidade quando têm empresas como a Google e facebook que são umas autenticas suga-informações.
      Sabem que a Europa está a se revoltar e um meio de organização e promoção para isso tem sido a Internet.
      Podem vir com tretas de download ilegais e outras tretas como desculpa como sempre fazem.

    • Exordium…:

      Eu Apoio E Assassino Em Baixo…kkk

  • Maurício:

    Ainda nos dizem que somos livres….
    Esse sistema quer cada vez mais nos controlar,já basta a cultura que eles acham que devemos assistir na TV,e agora querem controlar a internet….ah vá.
    A internet é a maior potência tecnologica já criada,criada inicialmente pela guerra e amanhã para nos aprixionar???
    Ah não!!!
    Diga não ao sistema controlador,
    que nos escravizam sem sibatas!!!

    Maurício A. Barbosa Jr.

  • Tony Amorim:

    A gente ri pra não chorar

  • Tony Amorim:

    Sei que não tem nada a ver, mas olha a cara de bebo desse Sarkozy kkk

  • tico:

    Esse Sarkozy deve morrer.
    Não quero deixar de fazer os meus downloads de cultura legais que ele assume como ilegais.

    Aposto que Strauss-Kahn caiu numa cilada deste criminoso por não conseguir controlar as suas atitudes sexuais. Atenção que Strauss-Kahn ia deitar o Sarkozy abaixo nas eleições francesas.

  • Tony Amorim:

    Vamos ler as entrelinhas das entrelinha das entrelinhas:

    Eles estão é putos por causa da wikileaks e para evitar de serem desmascarados outra vez no futuro, querem assumir controle “rédea curta” sobre todo o meio digital.

    ABAIXO A DITADURA DIGITAL, INTERNET LIVRE PRA TODOS

  • kkrjahso:

    Tao com medinha do verdadeiro meio de comunicacao, onde voce escolhe o quer assistir, entao nao precisa aceitar todo o lixo que os noticiarios (e outros) vomitam em nossa mente, criando uma realidade totalmente distorcida de tudo. E o mais engracado e que a culpa de tudo estar como esta hoje e de todos nos. Pensem.. por favor!

  • Rodrigo Paim:

    Já não basta a censura nos países de esquerda, as potências ocidentais também vão querer seguir o mesmo caminho ?

    Internet não deve jamais ser censurada, a não ser casos extraordinários, como sites que promovam a pedofilia, sites extremistas que incitem o terrorismo ou que divulgue documentos secretos dos governos que possam comprometer as relações diplomáticas e/ou a segurança de civis e militares.

  • Miguel Rodrigues:

    Também me parece que seja isso, estão com medo do caos na falça democracia que eles criaram.

    Querem implementar medidas para proteger crianças de “predadores online”, para melhorar o direito à privacidade e para combater a pirataria?

    1º A internet não é um sitio para as crianças andarem sem supervisão seja com ou sem medidas.

    2º Não é a vigiarem cada download, e cada ficheiro partilhado que se salvaguarda o direito à privacidade. O principal problema para eles é exatamente este, existe demasiada privacidade que não é possível controlar.

    3º Para combater a pirataria ou para salvaguardar os interesses de alguns? Nomeadamente das editoras por de trás dos artistas que muitas vezes detinham os direitos de autor do próprio artista como moeda de troca pelo lançamento do artista/album/etc.
    Muitos dos artistas que entretanto adotaram a internet viram-se a multiplicar as suas receitas por não necessitarem de intermediários que no passado detinham percentagens de lucro superiores à do próprio artista e pela publicidade fácil claro.

    Mas como o zé povinho é cego ou estúpido o mais provável é as medidas serem implementadas e perdemos mais uma vez qualidade de vida bem como acesso livre a cultura e muitos outros aspectos positivos que apenas a internet nos consegue trazer.

  • Gabriel Moreira:

    Televisão, Midia Impressa, Radios. tudo isso é controlado, mas na internet o pode haver um WikiLeaks eles não podem fazer nada, eles querem acabar com essa liberdade, para seu propósitos Imperialistas.

  • Allan:

    Não sei se entendi muito bem a proposta deles, mas não acho que o estado deve interferir na internet, a internet é a expressão de todo o povo.O Estado já tem seus segredos, agora eles tem que se intrometer na expressão dos internautas?

  • Sasse:

    Em breve a internet se tornará um um supermercado e cada clique nos custará centavos… O livre trânsito de dados é uma forma de lutar contra o subjugo das grandes empresas sobre o povo, eles estão perdendo alguns de seus muitos milhões e nós acabaremos numa ditadura virtual por isso…

Deixe seu comentário!