Rosto feminino é ‘janela para a alma’

Por , em 12.02.2009

De acordo com um novo estudo, mulheres aparentam o que sentem através de expressões faciais. Já os homens são mais fechados.

Pesquisadores descobriram que os voluntários podiam dizer se uma mulher era religiosa, confiável e até mesmo sortuda, simplesmente olhando para seu rosto. No entanto, olhar para o rosto de um homem não ajudava na definição de seu caráter.

O experimento foi feito para, finalmente, revelar se a aparência física pode, ou não, fornecer alguma “pista” sobre a personalidade de uma pessoa. No entanto, cientistas estão divididos – será que é realmente a aparência de uma pessoa que afeta seu “interior”, ou será a expectativa da sociedade que o faz? Por exemplo, será que loiras são mais “perdidas” por que a sociedade as trata dessa forma, encorajando-as a serem assim?

Os pesquisadores pediram para que 1000 pessoas enviassem fotos de si mesmas e preenchessem um questionário detalhado sobre sua personalidade. Depois, essas fotos foram disponibilizadas em um site, para que outras 6500 pessoas dessem sua opinião sobre como seria o jeito das pessoas retratadas.

As pessoas acertaram se uma mulher era sortuda em 70% das vezes. A média foi ainda maior quando o assunto era religiosidade -73% de acerto. E, mesmo que os acertos para identificar uma mulher confiável fossem menores (54%), os cientistas ainda consideraram o resultado surpreendente.

A única personalidade feminina que as pessoas tiveram mais dificuldade de identificar foi a das mulheres que se consideravam “divertidas”.

Quando a foto era de um homem, os entrevistados tinham mais dificuldades. O número mais significativo obtido foi o de 22%, quando a personalidade era “sortuda”.

As explicações dos cientistas são três:

  1. Simplesmente, o rosto feminino é mais fácil de interpretar
  2. Os homens pensaram menos na hora de definir suas personalidades do que as mulheres
  3. As mulheres foram mais atenciosas com as fotos enviadas, tomando cuidado para que elas combinassem com a personalidade descrita

Os estudos também mostraram que pessoas mais bonitas eram consideradas mais espontâneas, saudáveis e inteligentes. Outra descoberta é que, pessoas com rostos mais largos, são consideradas mais agressivas e, realmente, têm um maior nível de testosterona, o hormônio masculino. Há também o fato de que, meninos “com cara de bebê”, são mais agressivos e argumentam mais, e, quando crescem, tendem a se tornar acadêmicos de alto nível. [Telegraph, Imagem]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

3 comentários

  • jonatas:

    O problema é se você der de cara com a margem de erro, o que não parece ser muito difícil…

  • Douglas Miranda:

    Mulher se expressa mais, tá na cara! (trocadilho infame, rs, foi mal)
    Dizem que mulher satisfeita não trai. Mas alguém já viu mulher satisfeita? Eu já vi. Bom, pelo menos “cara” de satisfeita. (tá, desisto…:)

  • jordano santos cerqueira:

    Treinei durante dois anos a frente do espelho fingir fisionomias… Hoje eu acho que conssigo fingir um pouco melhor… Mas mesmo assim em alguns momentos deixo transparecer emoções. Fator evolucionista não se muda nunca…
    Ate mais… Feliz 200 anos de darwin para todos!!!

Deixe seu comentário!