Rússia lança primeiro voo espacial desde acidente em agosto

Por , em 31.10.2011

No último domingo (30), a Rússia lançou o seu primeiro voo espacial não tripulado para suprir a Estação Espacial Internacional desde que um acidente em agosto deixou metade de uma equipe (3 pessoas) no posto orbital e levantou preocupações sobre o papel de Moscou como o único fornecedor para a área espacial.

O acidente envolveu a queda de uma nave de carga não tripulada que levava mantimentos e combustível para a Estação Espacial em 24 de agosto. A nave não conseguiu alcançar a órbita e pegou fogo na atmosfera, lançando destroços sobre a Sibéria.

A equipe deixada na Estação era composta pelo comandante americano Mike Fossum, e os astronautas Sergei Volkov, russo, e o japonês Satoshi Furukawa.

Agora, a nave Progress decolou com sucesso de Baikonur, no Cazaquistão, como previsto às 6:11 da manhã, carregando suprimentos para a Estação, um projeto de 171 bilhões de reais financiado por 16 países, atualmente em órbita cerca de 386 quilômetros acima da Terra.

A nave transporta cerca de 3 toneladas de alimentos, combustíveis e suprimentos, incluindo oxigênio e roupas, e até mesmo iPads. Ela deve atracar na Estação quarta-feira.

A nova tripulação agora deve voar para o posto em 14 de novembro, chegando dois dias depois.

A NASA está levantando fundos para ajudar empresas norte-americanas privadas a desenvolver naves espaciais, com o objetivo de quebrar o monopólio da Rússia em voos espaciais antes do final de 2016.[Reuters]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

8 comentários

  • wilsonr:

    O pior é que por ter um governo omisso, perdemos toda nossa equipe de desenvolvimentos de foguetes, em um trágico acidente.
    Nos temos um dos melhores locais para lançamento de foguetes, e não temos gente capaz de faze-lo.
    ps. não estou ofendendo, mas dizendo que o Brasil, deveria focar em seu povo, no sentido de desenvolvimento, inclusive cultural, contrariamente ao que se gasta em coisas fúteis como futebol, que só serve para ópio de mentes preguiçosas.

    • CASTOR:

      pelo contrario … ele lucra bastante
      impostos de tudo que envolve futebol da muita grana pro governo brother
      tanto que aquela loteca que o governo fez para arrecadar grana usando os nomes dos times Brasileiros, foi criada para ajudar os times a pagar as dividas com o governo

      grana o Brasil tem para investir nisso
      não faz porque não quer

    • gargwlas:

      tragico a acidente?

      duvido… maior cara de sabotagem americana.. pense bem

    • Franco4:

      Sim, foi o governo omisso e entreguista de FHC que causou esta perda humana irreparavel, e acredito até em sabotagem da CIA, um propulsor sólido não inflama assim de uma hora para outra mas, uma bala inflamável de fuzil p/longas distância poderia sim, provocar a tragédia.
      Sabotagem, isto é o nome certo, FHC queria entregar alcântara para o controle dos americanos, como o congresso embargou veio a resposta. Não se pode provar, mas investigando chega-se ao óbvio.
      Franco.

  • Hona Gene:

    A NASA pode conseguir recursos oferecendo oportunidade às universidades e colégios do mundo de estudarem Lógica Espacial; ela pode requerer ao Pensador Haddammann Veron Sinn-Klyss co-participação nos estudos que estão trazendo à Sociedade Humana as mais belas e educativas imagens do cerne da Natureza. Quem quiser pode já conferir no blog Clube Natureza Gleam (as que podem ser visualizadas gratuitamente aos visitantes, mas protegidas, e cedidas com doação para estudantes, e remetidas via Google Docs). Essas imagens acompanham o lançamento do acervo Genética Cósmica Sinopse (conceitos primaciais do estruturamento da Natureza), para desenvolvimento de todos os estudantes.

  • Christovam Pessoa:

    Custo x Benefício.

    As viagens Espaciais, estão atravessando um processo de adequação, nunca se analisou tanto quanto Custa fazer viagens deste tipo ou manter a ISS funcionando. A Nasa abandou o projeto Apolo nos anos 70, como também aposentou os Ônibus espacias , cancelou por enquanto o projeto Orion que levaria o Homem a Marte. A Russia está sentindo que ficou com o MICO na mão, ou seja a responsabilidade em enviar astronautas e a cargas para a ISS. Estou vendo o momento em que a Russia vai mandar os seus astronautas voltarem e deixar os Americanos lá em cima.

  • LEGO:

    ae os caras morreram de fome no espaço ? sério mesmo ? oO

  • Jonatas:

    Legal. Boa sorte a eles.

Deixe seu comentário!