Sacolas de compras pesadas pesam na consciência

Por , em 21.11.2011

Você provavelmente já sabia que comprar desesperadamente lhe deixa com um sentimento de culpa. Mas o verdadeiro problema não está no sentimento de culpa de suas compras: está no peso de suas sacolas de compras.

Pesquisadores descobriram que quando estamos carregando muito peso (seja esse peso qualquer coisa, de mantimentos a presentes), nossos pensamentos se voltam para assuntos inescapavelmente “pesados” também.

Aparentemente, nosso cérebro liga o peso físico diretamente ao peso psicológico.

Quando estamos caminhando uma distância grande carregando algo pesado, ficamos mais propensos a ser subitamente atingidos pela importância de eventos atuais ou problemas no mundo que nos rodeia.

“Descobrimos que transportar uma carga pesada leva o consumidor a pensar em eventos não relacionados como mais importantes e mais estressantes”, disse a autora do estudo, Meng Zhang.

Para o novo estudo, Zhang fez uma série de experimentos com mais de 100 pessoas, observando o impacto de cargas pesadas no pensamento.

Ela pediu a um grupo de voluntários para transportar um saco de compras com garrafas de água que pesavam cerca de 4,5 quilos. Um grupo de comparação carregou sacos com garrafas de água vazias.

Mais tarde, ambos os grupos responderam perguntas, como o quão importante era para as pessoas expressarem suas opiniões em público, o quão importante era ler os rótulos nutricionais, ou o quão importante era que as pessoas fossem socialmente conectadas.

Com certeza, os voluntários que carregaram sacos pesados tenderam a pontuar mais em suas respostas às perguntas sociais. Em outras palavras, as pessoas carregando sacos pesados eram mais propensas a pensar em assuntos pesados e vê-los como mais importantes.

Talvez ainda mais intrigante foi a descoberta de Zhang que as pessoas podem ser influenciadas a pensar sobre a importância de questões sociais apenas pedindo-lhes para ler narrativas que incluem palavras como “pesada”, “tonelada” e “carregado”.

Existe um antídoto para as consequências psicológicas de levar uma sacola de compras pesada? Aparentemente, há. Em outro experimento, Zhang determinou que o impacto psicológico de uma carga pesada pode ser diminuído quando as pessoas pensam sobre objetos leves, como balões e penas. Acredita?[MSN]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

Deixe seu comentário!