Satélites se chocam no espaço pela primeira vez’

Por , em 11.02.2009

Um satélite de comunicações privado dos EUA colidiu com um satélite russo desativado na primeira colisão deste tipo no espaço, afirmou um porta-voz do exército dos EUA.

A colisão envolveu um satélite privado da Iridium Satellite LLC e um satélite russo “não-operacional” de comunicações que estavam em baixa órbita, afirmou a Reuters. “Acreditamos que seja a primeira vez que dois satélites tenham colidido no espaço”, disse o porta-voz afirmando que os fragmentos podem ser um problema potencial para operações espaciais.

Na colisão foram espalhados 500 a 600 fragmentos no espaço se somando outros 18 mil criados por objetos feitos pelo homem.

A colisão ocorreu em uma altura importante para vários satélites de previsão do tempo e de comunicação, a cerca de 780km de altura.

Não há indicações que a colisão tenha sido intencional da parte de ninguém, disse uma fonte do governo dos EUA que pediu para permanecer anônima.

Não parece muita coincidência um satélite russo bater em um satélite dos EUA? Ainda bem que estamos no pós-guerra fria. Se este acidente tivesse ocorrido entre os anos 1960 e 1990 é bem possível que a última coisa que veríamos seriam algumas ogivas voando sobre as nossas cabeças e cogumelos radioativos. [Reuters]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votos, média: 5,00 de 5)

3 comentários

  • Guilherme:

    A iridium é uma empresa de telefonia via satélite e faliu aqui no Brasil, e pelo que sabia haviam mandado derrubar seus satélites. Mas pelo visto, esqueceram um. 😛

  • wilson:

    Não bastasse o homen poluir o planeta agora joga lixo no espaço!Até
    quando este universo irá aguentar esta dita civilização? E viva a tecno-
    logia e o avanço da humanidade!

  • Thiago:

    Ufa mesmo! ahuAHuahuAHUAhuaha

    Ainda bem que aconteceu agora e foi contra um satélite PRIVADO, e não exatamente dos E.U.A…. =)

    Mesmo assim, coincidência estranha….. Huuuuum…..

Deixe seu comentário!